Jogo digital permite imersão cultural e histórica pela cidade de Curitiba

“Paranismo: uma jornada por Curitiba é o nome do game que promete levar para o mundo inteiro a arte, história e cultura paranaenses, por meio da diversão e entretenimento. Desenvolvido pelo Centro Tecnológico Positivo, em parceria com a produtora de soluções digitais Freddy Bear Games, o jogo foi inspirado, planejado e desenvolvido com base num movimento artístico iniciado após a emancipação do Paraná, com o objetivo de fortalecer a construção de uma identidade paranaense, a partir de obras de arte, da arquitetura e da história. A ideia inicial do jogo originou-se do game designer e historiador Fernando Scaff. Com incentivo da Celepar e apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o jogo se diferencia pelo imenso apelo cultural, design, projeto musical e conteúdo extremamente vasto e pesquisado.

O gerente de projetos da Freddy Bear Games, Rafael Lopes Lagos, conta que foram necessários seis meses para o desenvolvimento do jogo. O pré-lançamento aconteceu na noite da última quarta-feira (8), em Curitiba. Agora, o game já está disponível para download no umajornadaporcuritiba.com.br. Lagos define o jogo como educacional, de lazer e de promoção da arte. “Como todos os games, ele também foi feito para diversão - no entanto, carrega a história da cidade, além de conteúdo filosófico, retratado nas reflexões da personagem principal, enquanto se perde na cidade”, explica. “É uma ferramenta artística-cultural feita de forma a entreter enquanto ensina. A trilha sonora, baseada na obra do compositor paranaense Brasílio Itiberê da Cunha, e apresentada em piano, por exemplo, dão um toque fantástico à imersão que tentamos passar ao jogador”, completa.

Por dentro do Movimento Paranista

Desenvolvido com a participação de acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais, Design e Sistemas da Informação do Centro Tecnológico e da Universidade Positivo, o game é uma jornada através dos elementos artísticos e históricos que constituíram o Paranismo. Para o coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Tecnológico Positivo, Rafael Dubiela, o movimento é a cara de Curitiba. “A modernidade curitibana foi totalmente construída sobre os paradigmas e ideais levantados pelos artistas paranistas”, assinala.

A Rua XV de Novembro, por exemplo, com seus pinhões geométricos por todo o Petit Pavê; as referências da arte europeia, como os postes de luz; o portal do Passeio Público; a forte aceitação e presença dos símbolos da Araucária e da Gralha Azul - todos esses aspectos estão presentes nas raízes da cidade, fazendo do Paranismo um importante elo para se entender Curitiba e sua relação com o estado. “Compreender o Paranismo significa encontrar sentido na construção de uma identidade que hoje faz parte do chão, das paredes e da história que vivemos em Curitiba”, constata Dubiela.

Ao dar start, o jogador começa uma imersão na cultura e na história de Curitiba, concebidas a partir do movimento. “Uma jovem artista se aventura na cidade, tentando encontrar sua personalidade artística, e se depara com o Paranismo, no qual ela mergulha, tentando se encaixar em seus conceitos, que passam a influenciar a arquitetura e a arte local”, conta o professor.

Mercado em ebulição

Emergente e de ampla demanda, o segmento de jogos digitais se expande e parece nem se abalar com a crise econômica. De simples brincadeiras, se tornaram assunto muito sério. Levantamento sobre jogos e inteligência da Super Data Research, aponta o Brasil como o principal mercado desta tecnologia na América Latina e o quarto no mundo em consumo, com 3,4 milhões de games, perdendo apenas para Estados Unidos, Japão e China. Movimenta US$ 1,5 bilhão ao ano e deve alcançar a marca de US$ 1,6 bilhão, em 2017.

O cenário nacional é animador para as produtoras de jogos digitais criarem games cada vez mais inovadores e diferenciados, com novas propostas e objetivos. Do entretenimento e diversão a disputas acirradas, os games passaram a disseminar ideias, a revolucionar comportamentos e a promover a cultura e a educação. Dubiela acredita que os games são um meio motivacional e de concentração que atuam como reforço pedagógico, auxílio no desenvolvimento de habilidades cognitivas e viabilizadores da aprendizagem por descoberta. “Existe um extenso arcabouço teórico que demonstra como os jogos ajudam o lado educacional”, afirma.

Sobre o Centro Tecnológico Positivo - O Centro Tecnológico (CT) Positivo materializa, na Educação Superior, a excelência que o Grupo Positivo alcançou na oferta de educação. Para assegurar uma sólida formação profissional, com base nos valores do saber, da ética, do trabalho e do progresso, e adequada às exigências do mercado de trabalho, mantém parcerias com diversas entidades nacionais e internacionais. Fundado em 2009, o CT Positivo oferece Cursos Superiores de Tecnologia (Tecnólogos) objetivos, práticos e rápidos, com duração de dois a três anos, em cinco unidades: Batel, CIC, Ecoville, Hauer e Praça Osório. Entre os diferenciais do Centro Tecnológico Positivo estão a infraestrutura de ponta, com salas e laboratórios modernos e especializados; o corpo docente com experiência prática;  a oferta de disciplinas em formato modular; e os programas dos cursos construídos em parceria com empresas.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Talvez você se interesse por estes artigos

Fechar Menu