Sebrae/PR lança programa exclusivo para quem deseja alavancar vendas em e-commerce

Elaborado para micro e pequenas empresas que já têm site de vendas, Grow E-Commerce pretende ‘turbinar’ negociações na plataforma online; inscrições podem ser feitas até dia 20 de junho

 

Somente em 2015 e 2016, mais de 70 micro e pequenas empresas do Oeste do Paraná procuraram o Sebrae/PR para auxílio na criação de e-commerce para os negócios. Em pesquisa realizada, recentemente, com o mesmo nicho de clientes, foi percebido que 60% delas não estavam realizando vendas efetivas pelo canal online.  Com isso, o Sebrae/PR lança solução exclusiva para fomentar as vendas em e-commerces já ativos, o Grow E-commerce. A capacitação tem início no dia 27 de junho e é composta por oito workshops de quatro horas cada para o grupo inscritos, mais 28 horas de consultorias individuais com cada participante. Os temas foram definidos de acordo com os gargalos levantados na pesquisa.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, apesar dessas empresas terem investido no site, o volume de vendas da maioria ainda está baixo e os motivos são variados. “As dificuldades apontadas versam sobre a logística e frete, problemas com a aplicação do marketing digital, mecanismos de pagamento, concorrência com grandes e-commerces, dentre outros”, enumera.

A pesquisa apontou, por exemplo, que 46,7% têm dificuldades em relação a integração entre sistemas ou canais; 80% apresenta alguma dificuldade nas compras e controle de estoque; e apenas 18,8% dos e-commerces que responderam ao levantamento do Sebrae/PR realizam entre 101 a 1.000 vendas mensais na plataforma.

“Em sua maioria, os dados relatados não foram positivos e, por conta disso, surgiu a demanda de capacitações focadas em melhorar o ritmo de vendas de e-commerces já constituídos”, destaca Alan Debus. Todos os workshops acontecerão no escritório do Sebrae/PR em Cascavel, que fica na Rua Vitória, no 2.564, esquina com Avenida Tancredo Neves, sempre das 8h30 às 12h30.

Programação

O primeiro encontro, marcado para o próximo dia 27, será sobre nichos de mercado e canais de venda e será seguido por consultoria de quatro horas sobre planejamento estratégico, para diagnóstico da situação individual do e-commerce e proposta de plano de ação.

O segundo workshop será no dia 11 de julho sobre integração entre sistemas e canais e também será decorrido de quatro horas de consultoria. O Grow E-commerce segue no dia 8 de agosto com o workshop “Processos em compras/vendas e gestão de estoque” seguido de seis horas de consultorias individuais.

No dia 12 de setembro, o tema abordado no workshop será “Marketing digital”, também seguido de seis horas de consultoria para cada e-commerce participante. Logística e frete será tema de workshop no dia 17 de outubro e “Web e navegação” será a abordagem do workshop previsto para 7 de novembro. Este, será seguido de quatro horas de consultorias individuais.

Na sequência, o tema abordado será o workshop “Análise de risco e mecanismos de pagamento” marcado para dia 21 de novembro e, em seguida, mais quatro horas de consultorias individuais de planejamento estratégico com diagnóstico da situação atual (já implantadas melhorias durante o decorrer das capacitações) e plano de ação.

Além da programação já agendada, também serão marcadas visitas técnicas de benchmarking, para que os participantes conheçam na prática exemplos de sucesso em e-commerce e um workshop sobre o comportamento empreendedor, com data a ser definida.

As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (20), no Sebrae/PR em Cascavel. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (45) 3321-7050. O investimento para todo o cronograma proposto ao Grow E-commerce é de oito parcelas de R$ 280 por empresa participante.