Oi investe R$ 105,6 milhões no Paraná no primeiro semestre de 2017

A Oi investiu R$ 105,6 milhões no Paraná no primeiro semestre de 2017, o que representa um aumento de 30% em relação a igual período de 2016. Já foram mais de R$ 430 milhões nos últimos dois anos e meio. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações como uma das estratégias do plano de transformação operacional da companhia para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões. No mesmo período foi implantado 1 novo site de telefonia móvel e outros 78 foram ampliados ou modernizados. Além disso, 5.283 novas portas para o serviço de banda larga fixa também foram implantadas. Sites são locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do serviço móvel.

A Oi oferece cobertura 4G nas cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

No Paraná, a Oi conta com aproximadamente 2,87 milhões de clientes, sendo 1,06 milhões na telefonia móvel, 1,17 milhão na telefonia fixa, 535 mil em banda larga fixa e 103 mil em TV por assinatura. Além disso, a companhia está ampliando seus pontos de atendimento aos clientes e agora conta com 4 Lojas Próprias, 17 Franquias, 6 lojas Oi Atende e 5 Agex.

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A Oi lançou no final de julho um produto inédito no mercado, que reúne “Banda Larga, voz fixa e conteúdos de vídeo on demand” no combo “Oi Total. O Oi Total Play é fruto da parceria da Oi com as programadoras Discovery, ESPN, FOX Networks Group Brasil (FNG), HBO, Sony, Viacom, além da Vubiquity, fornecedora do Coleção Oi. O lançamento da Oi chega para atender um novo segmento de clientes de banda larga que desejam ter acesso a conteúdos de alto valor a qualquer hora, em qualquer lugar e que tem pouco tempo para assistir TV de forma convencional. O Oi Total Play reforça o posicionamento da Oi de oferecer produtos convergentes e serviços de dados e conteúdo diferenciados no mercado. O novo produto irá completar a família de planos Oi Total, que conjuga mobilidade, Banda Larga, TV por assinatura e fixo em diversas opções de contratação. “A Oi tem sua estratégia focada em atender as preferências dos consumidores e o lançamento do Oi Total Play é mais uma entrega da companhia, que identificou um novo perfil de cliente. O lançamento vem para expandir o porftfólio do nosso produto convergente Oi Total, que já conquistou 1,4 milhão de assinantes no Brasil. A aliança com as principais programadoras de TV reforça o posicionamento da Oi de distribuidora do melhor conteúdo oferecido atualmente. Esperamos bater a marca de 2 milhões de clientes do Oi Total até o fim do ano”, afirma Giovani da Silva, Diretor de Varejo da Oi na Região Sul.

Oi registrou mais um trimestre positivo

Do ponto de vista operacional, a Oi registrou mais um trimestre positivo. A companhia gerou EBITDA de rotina de R$ 1,6 bilhão com as operações brasileiras, com aumento anual de quase 11%. Na comparação com mesmo período de 2016, os volumes de adições brutas cresceram em todos os produtos residenciais:  10,4% na telefonia fixa, 16,6% na banda larga e 24,7% na TV. Esse desempenho se deve, em grande parte, ao sucesso das ofertas de serviços convergentes. No segmento de Mobilidade Pessoal, a receita de dados da companhia continua sendo o principal fator de crescimento da receita líquida de clientes móveis, e já corresponde a 57% de participação na receita total de clientes da Oi. O crescimento da receita de dados vem alavancando a receita do pós-pago e do controle, que registrou aumento anual de 4,1%, compensando a queda da receita do pré-pago.

Já no B2B, apesar do cenário macro desfavorável, a Oi segue investindo na qualidade dos serviços, melhorando seus indicadores operacionais e gerando impactos positivos na satisfação dos clientes. O indicador de tempo médio de instalação caiu, no ano, 3,6% para grandes empresas e 27,0% no PME;  enquanto o volume de contestações caiu 48,1% para grandes empresas e 37,6% no PME.

A Oi continua desenvolvendo seu processo de digitalização. Uma das iniciativas é o Técnico Virtual, lançado em maio, recurso acessado através do aplicativo Minha Oi que permite ao cliente identificar e resolver problemas na utilização do telefone fixo e da banda larga sem precisar falar com um atendente. Ao fim de junho, o Técnico Virtual havia evitado que 584 mil chamadas fossem feitas para o call center da operadora – este é o número acumulado do período de teste e dos dois meses de operação nacional. Sua taxa de resolução é de 45%. Até agora foram feitos 500 mil downloads.  Até o fim de junho, a Oi tinha 16.272 milhões de clientes no segmento residencial,  39.802 milhões na mobilidade e 6.501 no corporativo, além de 641 orelhões.