Pesquisa realizada pela Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa de mercado, mostrou que 92% das mulheres brasileiras acreditam que campanhas como o “Outubro Rosa”, realizada por marcas, empresas e entidades, aproximam as mulheres de mais informações relacionadas ao câncer de mama, além de estimular os cuidados com a saúde e, principalmente, a prevenção.
A pesquisa – realizada com 1335 mulheres de todo país, com idade entre 16 e 70 anos – mostrou também que 73% das entrevistadas conhecem alguém que já teve câncer de mama. Das entrevistadas, 36% são solteiras, 45% são casadas, 10% estão divorciadas, 9% são viúvas.
A maioria delas já parece entender a importância de se prevenir e dos cuidados extras que se deve ter com a saúde, mesmo antes de ser diagnosticada com algo.
O autoexame é uma das primeiras formas de descobrir o câncer. Assim que localizado um nódulo, é recomendável procurar um médico para fazer uma pesquisa mais profunda.
No que diz respeito ao autoexame:
· 36% das mulheres fazem o autoexame uma vez por ano
· 28% realiza uma vez por mês
· 15% não sabem sobre o exame
· 15% das entrevistadas faz o autoexame mais de uma vez por mês
· 6% têm o habito de fazer o autoexame uma ou menos vezes ao ano
Uma das formas de diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, o exame é feito através de um aparelho de raio-x que pode identificar tipos de lesões benignas ou malignas que podem indicar um câncer na região.O exame, quando feito regularmente, pode reduzir em até 30% as mortes. Mesmo com forte divulgação na mídia, a pesquisa mostrou que as mulheres ainda precisam de mais informações relacionadas ao assunto.
Sobre a mamografia a pesquisa mostrou que:
· 38% das mulheres acreditam que o exame seja obrigatório apenas após os 40 anos
· 26% acima de 35 anos
· 19% acima dos 30 anos
· 8% acha valido que o exame seja feito a partir da 1º menstruação
Ainda que não frequente, 70% das entrevistadas já fez o exame em algum momento da vida, 81% através da rede particular e 20% pela rede pública.
Quando questionadas sobre a última mamografia:
· 45% delas fizeram em 2015
· 32% em 2014
· 12% entre 2008 e 2012
· 6% em 2013
· 5% não lembram do ano
A visita regular ao ginecologista é um dos cuidados que a mulher não deixa de lado, mais da metade das entrevistadas afirmam fazer consultas mais de uma vez ao ano.
· 64% consultam o ginecologista pelo menos uma vez ao ano
· 22% fazem duas consultas anuais
· 6% não sabem
· 4% uma vez a cada dois anos
· 2% vão mais de duas vezes ao ano e uma vez a cada cinco anos
Sobre a Hibou
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. Navi Carnes, DryCLean USA, Sequoia Desenvolvimento Imobiliário, CP+B, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região e de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
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