Presidente do Sinapro/PR, Helisson Schiavinato Rezende

De acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, o investimento em publicidade no mercado brasileiro movimentou a cifra de R$ 129,9 bilhões em 2016. Analistas de mercado destacam que a queda de 1,6% em relação ao ano anterior não foi capaz de inibir substancialmente os recursos destinados à verba publicitária. A televisão continua sendo o canal com maior volume do bolo publicitário: a TV aberta arrecadou R$ 71,6 bilhões, a paga, R$ 16,4 bilhões e o merchandising, R$ 7,9 bilhões. Os demais veículos registraram os seguintes índices: jornal (R$ 15,2 bilhões); rádio (R$ 4,8 bilhões): revista (R$ 4,7 bilhões), display (R$ 4,5 bilhões) e internet (R$ 5,7 bilhões).

Os números acima se referem a empresas que investem em publicidade mesmo em períodos de desaceleração econômica, mostrando-se um passo à frente da concorrência. De acordo com o presidente do Sinapro/PR - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná, o publicitário Helisson Schiavinato Rezende, a estratégica de cortar investimentos em propaganda e marketing pode representar perdas no resultado final do negócio. “As empresas devem estar atentas ao fato de que, mesmo em época de recursos escassos, a publicidade é uma ferramenta muito importante para gerar, alavancar e manter negócios, e continua sendo uma das formas mais eficazes de se manter no mercado e na memória visual de seus clientes após períodos de crise”, garante.

Mais do que simplesmente investir, outro aspecto importante em todo o processo é a escolha da agência de propaganda, parceiro estratégico que influenciará diretamente nos resultados conquistados pela marca anunciante. Pensando nisso, o Sinapro/PR recomenda às marcas que busquem agências filiadas ao sindicato – que representa as maiores e mais importantes agências de propaganda do Paraná –, que avaliem o domínio sobre o segmento a ser atendido; que atuem com transparência e honestidade, informando sobre formas de cobrança do fee mensal e das comissões aplicadas.

Relação sólida e duradoura

Juliane Schack Coraiola, diretora da Alubauen Ltda, líder no segmento de esquadrias e fachadas para edifícios corporativos e residenciais, diz que a empresa manteve os investimentos em publicidade, ainda que em uma escala menor devido à retração econômica. “Usamos a publicidade para divulgar nossos produtos por meio do site e material impresso e também na realização de eventos internos direcionados aos nossos clientes”, assinala. “Estes investimentos em publicidade são muito importantes para a empresa se posicionar no mercado e mostrar a qualidade, funcionalidade e durabilidade de seus produtos”. A Alubauen é atendida há dez anos pela Elon Garcia Publicidade Total, de Curitiba, filiada ao Sinapro/PR. “A agência tem atendido as nossas demandas, com ações eficientes e desenvolvidas por equipe qualificada e experiente”, acentua a diretora.

No concorrido mercado da gastronomia, atrair clientes e fidelizá-los é tarefa árdua. Investir em publicidade, posicionamento da marca e divulgação de produtos e serviços está no topo da lista que engloba as ações estratégicas. “É preciso sempre estar se movimentando para que o consumidor nos perceba. A publicidade é importante para gerar negócios e nos tornar visível”, fala Gustavo Griebeler, diretor do Mustang Sally Dinner, especializado em cozinha mexicana e americana e atendido pela agência Fuego Comunicação Criativa, filiada ao Sinapro/PR. “O trabalho da agência é excelente e nossa parceria também. Buscamos alternativas viáveis para divulgação de nossa marca e produtos. Hoje, depois de 13 anos juntos, a Fuego já consegue fazer parte do corpo da empresa, enxergando nossas necessidades e sugerindo ações e estratégias de curto, médio e longo prazo, que atendem muito bem nossas expectativas”, conclui Griebeler. Mais em http://www.sinapro.org.br

Sobre o Sinapro/PR –

Fundado em 1980, sob a presidência de Rafael de Lala Sobrinho, o Sinapro/PR é uma entidade patronal representativa das empresas de propaganda. Sua função é representar a categoria perante fornecedores, veículos e anunciantes, sempre que assuntos de interesse da classe estejam em questão. O Sinapro/PR existe para fins de estudo, coordenação, defesa e representação legal dos interesses econômicos e morais da categoria. Tem como objetivo colaborar com os poderes públicos e demais associações, na análise e solução dos problemas estruturais e conjunturais que se relacionem com as agências de publicidade do estado do Paraná. Administrado por uma gestão bienal, é presidido atualmente por Helisson Schiavinato Rezende, à frente do Sindicato na gestão 2016-2018. Além da sede própria em Curitiba, o Sinapro/PR conta também com delegacias regionais em Maringá e Cascavel.

Serviço - Sinapro/PR - Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Paraná

Rua Lamenha Lins, 266 - cj 52 - Centro - Curitiba/PR
Telefone: (41) 3078-4619

 

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