Por Patricia Martins*
Desenvolver estratรฉgias para encantar o consumidor estรก cada vez mais complicado. Com o avanรงo da tecnologia e as informaรงรตes encontradas na internet, os consumidores nรฃo se surpreendem mais com as maneiras que o marketing encontra para lanรงar novos produtos ou expor mercadorias no ponto de venda.
O consumidor precisa ser constantemente conquistado (e encantado) para nรฃo migrar de uma marca para outra ou de um estabelecimento para outro. Fidelizar o cliente em uma era onde tudo estรก mais acessรญvel pelo e-commerce โ ou pelas redes sociais โ รฉ o grande desafio do sรฉculo para o varejo.
Anualmente, a NRF oferece aos seus participantes muitas informaรงรตes e insights. Tudo para ser aplicado no dia a dia de qualquer empresa que consiga adaptรก-los para o seu modelo de negรณcios e, assim, fazer com que as vendas nรฃo sejam perdidas ao longo do ano.
As grandes empresas ainda encontram dificuldades em fazer o que as menores jรก fazem com destreza: tratar o consumidor como uma peรงa importante para o seu negรณcio e atendรช-lo como o ser รบnico que ele รฉ. Tornรก-lo uma peรงa importante faz com que ele se sinta valorizado e respeitado.
Competir com o varejo informal das redes sociais estรก cada vez mais difรญcil. Atualmente, hรก muitos perfis de lojas no Instagram que fazem vendas por meio do direct. Em sua maioria, sรฃo roupas e acessรณrios, mas tambรฉm podemos ver timidamente o comรฉrcio de alimentos e suprimentos para quem busca uma alimentaรงรฃo saudรกvel e pratica atividades fรญsicas.
O prรณprio Whatsapp se tornou um meio de comunicaรงรฃo muito utilizado por pizzarias e restaurantes que, por sua vez, mantรชm uma comunicaรงรฃo direta com os seus clientes e captam feedbacks que servirรฃo para melhorar ainda mais o seu atendimento. Entรฃo, diante desta nova realidade, surge um questionamento: o que, nesse sentido, estariam fazendo os grandes varejistas? Fica a reflexรฃo sobre isso
A rapidez com que a comunicaรงรฃo em rede evolui nรฃo รฉ acompanhada pelo varejo. O consumidor nรฃo รฉ mais tรฃo impressionรกvel como antes e percebe, de longe, quando estรก sendo manipulado. E compreender o que o cliente atual precisa estรก na vertente do que a NRF vem a nos oferecer em 2018: uma tecnologia de ponta, pronta para ampliar o leque de opรงรตes nas estratรฉgias de comunicaรงรฃo e marketing para os prรณximos anos.
*Patricia Martins รฉ coordenadora de Comunicaรงรฃo e Marketing da Academia de Varejo