Autonomia que nos faz fortes

Adilson Longen*

Na tentativa de ajudar, facilitar e atรฉ mesmo envolver os estudantes, professores, em sala de aula, tรชm transformado o caminho do conhecimento em uma imensa planรญcie de linhas retas. Mas, como preparar um futuro profissional para uma sociedade e mercado cada vez mais complexos e exigentes, poupando-o de infortรบnios e dissabores? Precisamos formar cidadรฃos que saibam superar dificuldades e se tornar cada vez mais forte no enfrentamento das adversidades. Entรฃo vejamos: o ato de estudar รฉ tรฃo doloroso assim, que o professor precisa se preocupar dessa maneira com o aluno?

Excetuando aqueles que โ€œherdaramโ€ profissรตes e situaรงรตes bem estabelecidas, um profissional se constrรณi pela persistรชncia, pela vontade de superaรงรฃo e tambรฉm por sacrifรญcios. ร‰ preciso que se diga claramente para nossos alunos, sem pudor nem piedade, que eles precisam caminhar usando suas prรณprias pernas. Precisamos deixar claro para esses estudantes que eles nรฃo tenham medo de errar, enquanto buscam insistentemente o acerto. Vamos lembrรก-los que, dentro da mesma sala de aula, ou na sala ao lado, sempre encontrarรฃo alguรฉm tentando se dedicar ainda mais, que tem clareza da necessidade de estabelecer relaรงรตes entre conteรบdos, que sabe dialogar com as informaรงรตes, e que faz isso sem reclamar.ย  Essa concorrรชncia saudรกvel nos impulsiona. Nรฃo existe um caminho ou um mรฉtodo mรกgico para alcanรงar o que se deseja, mas uma coisa รฉ certa: nรฃo improvise com seus sonhos. Cada um de nรณs tem suas limitaรงรตes e dependรชncias. Por isso, temos que buscar alรฉm daquilo que temos ou somos. A vida รฉ uma evoluรงรฃo e a estrada nem sempre serรก reta. A busca pela autonomia รฉ o que nos torna independentes e fortes.

Como professor, nรฃo tenho a expectativa de que todos os meus alunos se mostrem incrivelmente empolgados diante de um conhecimento muitas vezes รกrido de รกlgebra ou trigonometria, por exemplo. O que me preocupa รฉ a percepรงรฃo da indiferenรงa que se faz cada vez mais presente em sala de aula. O que nรฃo considero desejรกvel รฉ essa fragilidade de disposiรงรฃo para o enfrentamento de obstรกculos. Como professor, devo tornar as aulas cada vez mais objetivas e significativas para os alunos. Isso nรฃo quer dizer aulas descontraรญdas com conteรบdos tendendo a zero, mas aulas densas e honestas nas quais o conhecimento e a construรงรฃo dele sejam objetivos para formar um cidadรฃo independente e capaz de tomar decisรตes acertadas. Nossos alunos representam a possibilidade de um futuro bom e justo para todos. Desejamos auxiliar na formaรงรฃo de pessoas fortes que servirรฃo de bons exemplos, pois souberam enfrentar e superar suas limitaรงรตes. ย ย 

ร‰ necessรกrio que alunos estejam por inteiros numa aula para que consigam ampliar seu universo de conhecimento, aumentando as probabilidades de realizaรงรฃo de sonhos. Temos que ajudar nossos estudantes a buscar a autonomia em todos os sentidos. Formamos pessoas e precisamos educar a todos para serem fortes no enfrentamento das diversidades que o viver nos proporciona. Em outras palavras, temos que vislumbrar a evoluรงรฃo.

*Adilson Longen รฉ doutor em Educaรงรฃo, autor de livros didรกticos de Matemรกtica do Ensino Fundamental e do Ensino Mรฉdio e professor de matemรกtica no Curso Positivo.

Destaque da Semana

A importรขncia da vacinaรงรฃo antes das festas de fim de ano e viagens de fรฉrias

Especialista lista vacinas fundamentais para quem pretende viajar no...

Nativa celebra 50 anos com novo empreendimento de luxo no litoral do Paranรก

Construtora รฉ a principal referรชncia em apartamentos de alto...

Shopping Curitiba lanรงa promoรงรฃo de Natal com sorteio de um T-CROSS

Comeรงou a promoรงรฃo de Natal do Shopping Curitiba. Neste...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor