Josรฉ Pio Martins*
O liberalismo รฉ uma doutrina de organizaรงรฃo social que pretende compatibilizar dois objetivos humanos, aparentemente conflitantes: o desejo de ser livre e o desejo de viver em sociedade. A conciliaรงรฃo dos dois soa, inicialmente, como de difรญcil execuรงรฃo. Em sua origem, o liberalismo รฉ a doutrina da liberdade, desenvolvida nos รบltimos 400 anos, e tem por base o reconhecimento de que o homem รฉ livre por natureza e, portanto, sua liberdade deve ser defendida e promovida.
O liberalismo buscou definir meios de operacionalizar a liberdade e o respeito aos direitos individuais, atribuindo ao Estado o poder de garantir a liberdade e promover os princรญpios que lhe sรฃo prรณprios. Porรฉm, sendo o Estado um aparato de coerรงรฃo e compulsรฃo โ dirigido por pessoas imperfeitas, egoรญstas e com interesses prรณprios โ, seus poderes devem ser limitados por leis votadas pelos representantes do povo.
Em uma sociedade de homens livres, o governo deve proteger a vida, a liberdade, a seguranรงa e a propriedade. A histรณria da humanidade รฉ essencialmente a luta pela conquista da liberdade e da prosperidade material. Atรฉ o sรฉculo 17, o mundo era um lugar de pobreza, doenรงas e guerras. Foi a liberdade e o sistema de produรงรฃo dela derivado โ o capitalismo โ que possibilitaram a abundรขncia material, mesmo com a populaรงรฃo saltando de 1 bilhรฃo em 1830 para 7,4 bilhรตes atualmente, menos de 200 anos depois.
A liberdade assegura a todos o direito de escolha da profissรฃo, do trabalho e de como aplicar suas poupanรงas e seus talentos, em mercado livre e competitivo, e o direito de apropriar-se livremente dos frutos de seu esforรงo, o que somente รฉ possรญvel pelo direito de propriedade. Sem isso, o homem nรฃo teria criado as tecnologias, os inventos e os empreendimentos que possibilitaram a elevaรงรฃo significativa do padrรฃo de vida para aquelas naรงรตes que adotaram o novo padrรฃo polรญtico e econรดmico. O capitalismo liberal provou ser o sistema que melhor atende ร necessidade de criar riqueza (bens e serviรงos รบteis).
Mas o capitalismo nรฃo รฉ perfeito. Entre suas imperfeiรงรตes estรฃo os ciclos econรดmicos (perรญodos de expansรฃo e perรญodos de recessรฃo) e as desigualdades de renda. No caso destas, elas nรฃo derivam de maldade individual, mas das diferenรงas de origem, constituiรงรฃo fรญsica, oportunidades, talentos, educaรงรฃo, qualificaรงรฃo profissional, esforรงo e trabalho. Para mitigar as imperfeiรงรตes do sistema, a humanidade inventou o Estado e os tributos.
Os paรญses que falharam na conquista da prosperidade material e na reduรงรฃo das desigualdades geralmente falharam na adoรงรฃo da ordem liberal na polรญtica e na economia, como tambรฉm falharam na construรงรฃo de um Estado eficiente, capaz de cumprir bem seu papel. Nesses casos, o Estado se tornou ineficiente, corrupto e concentrador de renda, males que cria ao distribuir, para si prรณprio, seus polรญticos, seus funcionรกrios e seus protegidos (inclusive empresas), rendas e benefรญcios negados ร populaรงรฃo que a tudo paga.