Resource implementa solução para modernizar a gestão de materiais na Copel

Projeto permitirá maior assertividade e agilidade na compra de equipamentos com meta para baixar em 30% o volume atual de estoque

A população brasileira está cada vez mais exigente em relação aos serviços prestados e oferecidos pelos órgãos públicos. Constantemente, os governantes são cobrados por mais agilidade, transparência e eficiência em sua gestão. Nesse cenário, investimentos em soluções de tecnologia da informação apresentam-se como excelentes alternativas. Um destes investimentos foi a realização do projeto de revisão do planejamento de compras e estoques na Copel – Companhia Paranaense de Energia –, em parceria com a Resource, uma das principais e mais bem-sucedidas multinacionais brasileiras de serviços de TI e Integração Digital.

Com a implantação do projeto, feito em parceria pelas duas empresas, será possível diminuir o volume de materiais em estoque. “Queremos reduzir em pelo menos 30%, chegando a R$ 200 milhões. Dinheiro parado com insumo em estoque é investimento perdido. Esse é outro grande destaque da nova solução, porque com ela garantimos que os prazos de obras serão cumpridos. Esses investimentos que fizemos demonstra o compromisso do Governo do Estado com a transparência dos gastos públicos e corte de custo”, afirma Elon Valério, Gerente de Tecnologia da Informação na Copel.

Antes do novo projeto, a Companhia Paranaense de Energia decidiu desenvolver a funcionalidade de planejamento em seu sistema de gestão empresarial. “Optamos por desenvolver uma ferramenta própria em vez de implementar o módulo MRP (Material Requirements Planning) para fazermos o planejamento dos materiais. A solução, porém, não era convergente com todas as aplicações da companhia. Além disso, diariamente era necessário entrar no sistema e extrair planilhas, além de haver incompatibilidade de dados, entre outras dificuldades. O produto não entregou o que esperávamos e, por conta disso, decidimos realizar um novo projeto”, diz Valério.

Em dezembro de 2016, a Copel realizou uma licitação para a sustentação e evolução do seu sistema de gestão empresarial (ERP) e, dentre os nove participantes do certame, a Resource foi a escolhida por suas qualificações e preço competitivo. “Somos um dos maiores parceiros da SAP no Brasil, com mais de mil projetos realizados e experiência na implementação de todas as soluções SAP”, afirma José Henrique Claro, Diretor Executivo de Negócios da Resource. “Essa solução que está sendo desenvolvida concentra as necessidades de insumos, produtos ou o que o cliente venha a precisar para fazer o seu planejamento. O sistema dá sugestões de datas de compra, de entrega, de quantidades e prazos, conforme a análise que é imputada”, explica Claro.

O executivo da Resource conta que as três etapas previstas inicialmente já foram entregues. “No primeiro ciclo, fizemos a configuração do produto para os parâmetros adequados às necessidades da Copel. No segundo, preparamos a automação dos processos e acompanhamos os primeiros trabalhos de previsão. No terceiro, foram desenvolvidos relatórios de apoio e integrações com sistemas legados da companhia”, diz Claro.

A Companhia Paranaense de Energia atende a 4,5 milhões de unidades consumidoras no Estado. A Copel faz compras de equipamentos em larga escala, com cerca de três mil itens diferentes, como postes, acessórios, cabos e transformadores. “A ferramenta é importantíssima porque nos permite fazer a gestão da imprevisibilidade com bastante tempo de antecedência. Conseguimos visualizar o quanto iremos gastar do nosso orçamento em material, fazer remanejamentos, saber em que mês abrir licitação, que normalmente dura em torno de 90 dias, e quanto de equipamentos comprar”, afirma o executivo da Copel.

Valério reforça ainda a qualidade da sinergia que há na parceria entre as equipes para a entrega da solução. “Esse é, definitivamente, um projeto feito a duas mãos. Toda a especificação do negócio é realizada pela Copel de acordo com as necessidades da empresa, a construção da solução é feita pela Resource, os testes e a implementação realizados conjuntamente. Estamos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido e tenho certeza que trará muitos benefícios a todos os paranaenses”, explica o Gerente de Tecnologia da Informação na Copel.

Destaque da Semana

Café Curaçao inicia Verão 2025 com shows nacionais em Guaratuba

"Abertura da programação para a temporada do tradicional espaço...

Dengo inaugura primeira loja em Maringá, com opções de presentes

Nova marca chega ao Catuaí Shopping Maringá com opções...

Shopping celebra a chegada da loja de chocolates Dengo e de novas marcas

Além da Dengo chegam ao Catuaí Shopping Londrina, Montana...

Verbas extras de fim de ano são oportunidade para antecipar o pagamento do financiamento imobiliário

A quitação antecipada de financiamentos imobiliários é uma prática...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor