Indústria especializada no setor de telecom atribui bom desempenho aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento feitos pela empresa.
O ano de 2017 foi mais do que positivo para a Fibracem, indústria paranaense especializada no segmento de comunicação óptica. A empresa fechou o ano com um crescimento de 49% no seu faturamento, o equivalente a R$ 65 milhões, contra os R$ 33 milhões, no mesmo período do ano anterior (2016).
De acordo com a diretora de marketing da Fibracem, Carina Bitencourt, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento feitos pela empresa, resultaram em inovações de produtos e expansão do portfólio, foram alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento. Ao todo, só em 2017, a empresa foi responsável por lançar cerca de sete novos produtos no mercado.
“Os lançamentos chamaram a atenção e foram bem aceitos. Essas novidades representaram, aproximadamente, 15% do faturamento no último ano”, comenta a executiva.
O ano positivo fez com que a empresa também crescesse em sua estrutura. Além do recorde no faturamento, houve ainda um aumento de 28% no volume de mão de obra qualificada, passando de 129 em 2016 para 166 ao fim de 2017.
Perspectiva para 2018
Segundo Carina, para que a Fibracem continue se sobressaindo e colhendo resultados positivos, a expectativa para 2018 é que a empresa trabalhe um planejamento estruturado com maiores investimentos em novos produtos, uma distribuição pulverizada e uma maior atuação no setor de treinamentos técnicos e workshops sobre utilização dos produtos.
Ainda para a diretora, uma das metas é conquistar o mercado de países da America Latina. “Já estamos com a lista de novos produtos a serem lançados durante o ano, e as novidades serão divulgadas principalmente durante os eventos e feiras do setor, no qual participaremos”, afirma.