Rede supermercadista paranaense apostou em tecnologia especializada para automatizar a sua gestรฃo e conquistar nรญveis de serviรงo e operacionais elevados
Se destacar no segmento em que atua รฉ um desafio para qualquer empresa e, para a paranaense Jacomar, rede supermercadista em Curitiba e regiรฃo metropolitana, nรฃo seria diferente. Com mais de 50 anos, a empresa familiar alcanรงou nรญveis importantes quanto ร organizaรงรฃo e controle da sua operaรงรฃo. Os resultados chegaram ร ponta, na satisfaรงรฃo dos clientes, que encontram, de fato, os produtos que procuram nas lojas. Com uma baixa ruptura de estoque, o Jacomar consegue conquistar e fidelizar os seus consumidores, aliando o bom atendimento ร s suas experiรชncias de compra. A chave para fazer esse movimento ser sรณlido e contรญnuo estรก na boa gestรฃo e na adoรงรฃo de uma tecnologia especializada nos seus negรณcios, o RMS by TOTVS.
A escolha pelo software aconteceu apรณs estudos de mercado e a decisรฃo de que o RMS seria a melhor opรงรฃo foi devido ร sua capacidade de atender ร s demandas especรญficas das rotinas supermercadistas e por proporcionar a gestรฃo e visรฃo integradas de toda a empresa, por meio de uma รบnica soluรงรฃo. Antes, existiam sistemas diferentes para cada รกrea (contรกbil, fiscal, comercial e operaรงรฃo de loja, por exemplo), que nรฃo se comunicavam, o que gerava retrabalho, erros e tempo extra para exportar as informaรงรตes. Com a virada tecnolรณgica para o RMS, consolidou-se uma base unificada de dados, com seguranรงa, praticidade e acesso centralizado.
Com o controle da sua operaรงรฃo em mรฃos e informaรงรตes em tempo real, o Jacomar conquistou importantes saltos que o levariam ao nรญvel de qualidade de serviรงo que, hoje, proporciona aos seus clientes. Uma dessas mudanรงas foi percebida pela รกrea logรญstica e, o que antes era feito ร s cegas, transformou-se em um processo rigidamente controlado. O abastecimento das lojas รฉ automรกtico โ isto รฉ โ assim que o produto passa pelo PDV, no caixa, o sistema identifica a saรญda e, no dia seguinte, gera, automaticamente, o pedido da sua reposiรงรฃo. Com este processo em perfeita sintonia, a rede alcanรงou รญndices baixos de ruptura de estoque, garantindo que o consumidor encontre os produtos que procura nas gรดndolas do mercado. Ainda na รกrea logรญstica, a soluรงรฃo tambรฉm realiza o gerenciamento de todos os agendamentos de recebimento das mercadorias, assim, nenhum fornecedor espera mais do que 30 minutos para descarregar, melhorando a produtividade do setor.
Contar com um ERP vocacionado tambรฉm permitiu ao Jacomar administrar as suas rotinas de panificadora e aรงougue, atendendo a todas as suas necessidades de produรงรฃo, como a entrada de matรฉria-prima (farinha de trigo) e saรญda de um produto final (bolo), por exemplo, uma vez que funcionam como mini unidades fabris dentro do supermercado. Sem essa especializaรงรฃo do software, nรฃo seria possรญvel prever tais atividades, o que geraria a necessidade de customizaรงรฃo e custos elevados para a empresa.
โComeรงamos a nossa operaรงรฃo com um sistema de grande porte, voltado ao nosso core, e que tem a flexibilidade que precisamos para acompanhar o nosso crescimento. Hoje, temos total controle sobre a nossa operaรงรฃo e tranquilidade para planejar os nossos negรณcios sem nos preocuparmos com a estrutura de tecnologias que nos darรก suporteโ, explica Edson Voitexem, diretor de TI do Jacomar. A rede conta com 11 lojas, um centro de distribuiรงรฃo todo automatizado e programa a inauguraรงรฃo de uma unidade nova a cada ano.
Recentemente, toda a rede Jacomar passou para a modalidade de subscriรงรฃo de software da TOTVS, o Intera, na qual tem acesso ร s tecnologias por meio de uma assinatura mensal. โNeste novo formato temos uma รบnica plataforma para todas as lojas da rede, bastante amigรกvel e sem a necessidade de controlar diferentes licenรงasโ, complementa Voitexem.
Ronan Maia, vice-presidente de Distribuiรงรฃo e Varejo da TOTVS, ressalta o compromisso da companhia, em especial da sua unidade, de tornar as empresas mais competitivas e simplificar a gestรฃo dos seus negรณcios. โTrabalhamos estratรฉgias especรญficas para o segmento supermercadista por entendermos a sua relevรขncia para o varejo nacional e o momento de transformaรงรฃo pelo qual estรก passando. Assim, levamos ao mercado tecnologias especialistas, capazes de apoiar, de fato, o crescimento dos nossos clientesโ, finaliza o executivo.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluรงรตes de negรณcios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestรฃo, plataformas de produtividade e colaboraรงรฃo, hardware e consultoria, com lideranรงa absoluta no mercado SMB na Amรฉrica Latina. Com mais de 50% deย marketshareย no Brasil, ocupa a 20ยช posiรงรฃo de marca mais valiosa do paรญs no ranking da Interbrand. A TOTVS estรก presente em 41 paรญses com uma receita lรญquida de mais de R$ 2 bilhรตes. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuiรงรฃo e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, Mรฉxico, China e Taiwan). Para mais informaรงรตes, acesse o websiteย www.totvs.com.