Com compradores cada vez mais exigentes, saber quais sรฃo os tipos de consumidores frequentadores da loja virtual e adequar a experiรชncia de compra ao que ele preza, produzindo emoรงรตes positivas, รฉ uma forma poderosa de conquistar o cliente.
Conheรงa mais sobre os novos perfis e como a experiรชncia de compra, atรฉ o momento da entrega ao consumidor final, precisa ser cuidadosamente pensada de acordo com o que o consumidor considera importante.
NATIVOS DIGITAIS
Nascidos na era da Internet, quando tecnologias digitaisย jรก eram uma realidade, estes consumidores estรฃo abrindo as portas para a nova geraรงรฃo que virรก. Sรฃo crรญticos, dinรขmicos, exigentes, gostam de horรกrios flexรญveis e nรฃo diferenciam a vida on line da off line.
Para os nativos digitais, o consumidor รฉ um agente transformador, portanto, รฉ responsรกvel pelos impactos ecolรณgicos, culturais e sociais que aquela compra produz, desde a origem do produto atรฉ os meios de operar a logรญstica de e-commerce.
โOs nativos digitais prezam por simplicidade somada ao impacto da tecnologia. Minimalismo visual, informaรงรตes diretas, processos logรญsticos sustentรกveis e eficientes canais de comunicaรงรฃo. Nada menos que isso farรก os nativos digitais (os mais novos consumidores atuais) realmente completos, felizes e disponรญveis para uma breve nova compraโ, comenta Audrey Slomp, diretora da empresa SHL, especializada em logรญstica para e-commerce.
MILLENNIALS
ร a geraรงรฃo de consumidores digitais que priorizam a experiรชncia. Acesso ร informaรงรฃo 24 horas por dia รฉ fundamental. Momentos relax na internet, assistindo a vรญdeos e tutoriais ou navegando nas redes sociais รฉ um prazer, enquanto anรบncios e comerciais excessivos tiram sua paciรชncia. A experiรชncia de compra precisa ser atraente, desde o primeiro acesso ร loja virtual atรฉ a logรญstica de e-commerce.
Segundo Audrey, โatrasos na entrega, extravios, pedido com produto errado ou danificado, ou qualquer problema que afete a experiรชncia da compra, causam um impacto emocional negativo nestes consumidores. Como disse Carl W. Buehner ยดas pessoas esquecerรฃo o que vocรช disse, as pessoas esquecerรฃo o que vocรช fez. Mas elas nunca esquecerรฃo de como vocรช as fez sentirยดโ.
TECNOLรGICOS
Tudo ao alcance das mรฃos, os tecnolรณgicos usam a conectividade em todos os aspectos de sua vida. Ele estรก em todos os lugares, ao mesmo tempo, em diversos dispositivos, nas esferas pessoal e profissional.
Comprar online รฉ algo rotineiro para este consumidor, mas seu senso imediatista, por desejar tudo ao alcance das mรฃos ou a simples toques, faz com que seja exigente em relaรงรฃo ร s informaรงรตes sobre a remessa de sua compra.
โEles buscam transparรชncia, e para ser transparente รฉ necessรกrio que o e-commerce tenha informaรงรตes sempre atualizadas, vindas, รฉ claro, de um sistema de gerenciamento logรญstico, como o WMS da SHL Logรญstica, conectado ร loja e ร s outras plataformas utilizadas, alimentando o cliente de informaรงรตes em tempo real.โ, completa Audrey.
TRADICIONAIS
Nรฃo seguem tendรชncias e preferem os meios convencionais.
A tangibilidade รฉ indispensรกvel: ver o produto, tocรก-lo e poder vรช-lo funcionar, faz grande diferenรงa para a maioria desses consumidores.
Mas, apesar do contato fรญsico com o produto ser algo importante para ele, nรฃo deixa de ter presenรงa online. Para conquistar este cliente, รฉ preciso colocรก-lo prรณximo do produto, atravรฉs de demonstraรงรตes 3D e fotos que passem emoรงรตes, por exemplo.
Em relaรงรฃo ร logรญstica do e-commerce, Audrey Slomp diz que รฉ preciso acertar na mosca. E, se nรฃo acertar, recomenda que o atendimento seja primoroso. โUm erro nรฃo resolvido e o nome de sua loja serรก assunto na roda de conhecidos do ex-clienteโ, completa.
AGELESS
Considerada a terceira, quarta e quinta idades (70 anos e mais), a ascensรฃo dos ageless estรก diretamente relacionada a uma expectativa de vida que sobe.
A nova geraรงรฃo de idosos รฉ ativa, produtiva e tem poder de consumo.
โEstas senhoras e senhores prezam por preรงo e credibilidade. A internet รฉ algo novo para eles, por terem vivido sem ela por grande parte de suas vidas. Podem ter certa desconfianรงa em relaรงรฃo a compras online. Entรฃo, quando decidirem se arriscar, รฉ bom receberem uma experiรชncia de venda e logรญstica bem-sucedida. Caso contrรกrio, haverรก chance de nรฃo voltarem a comprar no e-commerce. ร um nicho que se cuida com carinho, atenรงรฃo e assertividadeโ, finaliza Audrey Slomp.