Os novos consumidores e o que eles esperam do seu e-commerce

Entender os diversos e novos perfis de consumidores atuais e a forma como se comportam รฉ fundamental na criaรงรฃo de uma estratรฉgia de venda e logรญstica de e-commerce de sucesso.

Com compradores cada vez mais exigentes, saber quais sรฃo os tipos de consumidores frequentadores da loja virtual e adequar a experiรชncia de compra ao que ele preza, produzindo emoรงรตes positivas, รฉ uma forma poderosa de conquistar o cliente.

Conheรงa mais sobre os novos perfis e como a experiรชncia de compra, atรฉ o momento da entrega ao consumidor final, precisa ser cuidadosamente pensada de acordo com o que o consumidor considera importante.

NATIVOS DIGITAIS

Nascidos na era da Internet, quando tecnologias digitaisย jรก eram uma realidade, estes consumidores estรฃo abrindo as portas para a nova geraรงรฃo que virรก. Sรฃo crรญticos, dinรขmicos, exigentes, gostam de horรกrios flexรญveis e nรฃo diferenciam a vida on line da off line.

Para os nativos digitais, o consumidor รฉ um agente transformador, portanto, รฉ responsรกvel pelos impactos ecolรณgicos, culturais e sociais que aquela compra produz, desde a origem do produto atรฉ os meios de operar a logรญstica de e-commerce.

โ€œOs nativos digitais prezam por simplicidade somada ao impacto da tecnologia. Minimalismo visual, informaรงรตes diretas, processos logรญsticos sustentรกveis e eficientes canais de comunicaรงรฃo. Nada menos que isso farรก os nativos digitais (os mais novos consumidores atuais) realmente completos, felizes e disponรญveis para uma breve nova compraโ€, comenta Audrey Slomp, diretora da empresa SHL, especializada em logรญstica para e-commerce.

MILLENNIALS

ร‰ a geraรงรฃo de consumidores digitais que priorizam a experiรชncia. Acesso ร  informaรงรฃo 24 horas por dia รฉ fundamental. Momentos relax na internet, assistindo a vรญdeos e tutoriais ou navegando nas redes sociais รฉ um prazer, enquanto anรบncios e comerciais excessivos tiram sua paciรชncia. A experiรชncia de compra precisa ser atraente, desde o primeiro acesso ร  loja virtual atรฉ a logรญstica de e-commerce.

Segundo Audrey, โ€œatrasos na entrega, extravios, pedido com produto errado ou danificado, ou qualquer problema que afete a experiรชncia da compra, causam um impacto emocional negativo nestes consumidores. Como disse Carl W. Buehner ยดas pessoas esquecerรฃo o que vocรช disse, as pessoas esquecerรฃo o que vocรช fez. Mas elas nunca esquecerรฃo de como vocรช as fez sentirยดโ€.

TECNOLร“GICOS

Tudo ao alcance das mรฃos, os tecnolรณgicos usam a conectividade em todos os aspectos de sua vida. Ele estรก em todos os lugares, ao mesmo tempo, em diversos dispositivos, nas esferas pessoal e profissional.

Comprar online รฉ algo rotineiro para este consumidor, mas seu senso imediatista, por desejar tudo ao alcance das mรฃos ou a simples toques, faz com que seja exigente em relaรงรฃo ร s informaรงรตes sobre a remessa de sua compra.

โ€œEles buscam transparรชncia, e para ser transparente รฉ necessรกrio que o e-commerce tenha informaรงรตes sempre atualizadas, vindas, รฉ claro, de um sistema de gerenciamento logรญstico, como o WMS da SHL Logรญstica, conectado ร  loja e ร s outras plataformas utilizadas, alimentando o cliente de informaรงรตes em tempo real.โ€, completa Audrey.

TRADICIONAIS

Nรฃo seguem tendรชncias e preferem os meios convencionais.

A tangibilidade รฉ indispensรกvel: ver o produto, tocรก-lo e poder vรช-lo funcionar, faz grande diferenรงa para a maioria desses consumidores.

Mas, apesar do contato fรญsico com o produto ser algo importante para ele, nรฃo deixa de ter presenรงa online. Para conquistar este cliente, รฉ preciso colocรก-lo prรณximo do produto, atravรฉs de demonstraรงรตes 3D e fotos que passem emoรงรตes, por exemplo.

Em relaรงรฃo ร  logรญstica do e-commerce, Audrey Slomp diz que รฉ preciso acertar na mosca. E, se nรฃo acertar, recomenda que o atendimento seja primoroso. โ€œUm erro nรฃo resolvido e o nome de sua loja serรก assunto na roda de conhecidos do ex-clienteโ€, completa.

AGELESS

Considerada a terceira, quarta e quinta idades (70 anos e mais), a ascensรฃo dos ageless estรก diretamente relacionada a uma expectativa de vida que sobe.

A nova geraรงรฃo de idosos รฉ ativa, produtiva e tem poder de consumo.

โ€œEstas senhoras e senhores prezam por preรงo e credibilidade. A internet รฉ algo novo para eles, por terem vivido sem ela por grande parte de suas vidas. Podem ter certa desconfianรงa em relaรงรฃo a compras online. Entรฃo, quando decidirem se arriscar, รฉ bom receberem uma experiรชncia de venda e logรญstica bem-sucedida. Caso contrรกrio, haverรก chance de nรฃo voltarem a comprar no e-commerce. ร‰ um nicho que se cuida com carinho, atenรงรฃo e assertividadeโ€, finaliza Audrey Slomp.

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