Em tempos de crise, novidade proporciona aumento do faturamento de editoras e livrarias

O mercado editorial no Brasil foi um dos mais abalados pela crise econรดmica. Apesar da pesquisa Painel de Vendas dos Livros no Brasil 2017, realizada pela Nielsen BookScan, ter detectado, nesse รบltimo mรชs de janeiro, um crescimento de 6,15% no faturamento, nรฃo รฉ momento de comemorar. Afinal, foram dois anos de forte queda: em 2015, o recuo havia sido de 7% e, em 2016, de 9,2%. Ainda segundo o IBGE, o nรบmero de livrarias no paรญs reduziu quase 10% entre 1999 e 2014.

Procurando soluรงรตes, duas empresas resolveram se unir em uma parceria que promete somar muito ao mercado editorial. Com investimento de cerca de 400 mil reais, a Clic Sistemas, responsรกvel por toda a gestรฃo do software Winbooks e a Catavento Distribuidora, reconhecida pela sua distribuiรงรฃo nacional, ย lanรงam a plataformaย B2C2B, soluรงรฃo online que permite a integraรงรฃo ao sistema de logรญstica e catรกlogo de mais de 70 mil tรญtulos de 400 editoras do cadastro da Catavento Distribuidora.

A novidade tem o objetivo de aumentar o faturamento das livrarias e editoras, reduzindo processos, podendo representar uma economia de atรฉ 42% no custo logรญstico e administrativo.

O grande diferencial da parceria รฉ a integraรงรฃo automatizada da plataforma Clic com a distribuidora Catavento, que ficarรก responsรกvel por todos os processos que antes ficavam ร  cargo da livraria, como o gerenciamento de pedidos, a entrega dos itens por correio, a administraรงรฃo de estoque, a conferรชncia das mercadorias, entre outros. A Catavento atenderรก os pedidos gerados automaticamente pela loja online desenvolvida para o cliente de duas formas: entrega dos itens em loja para os clientes que assim o desejarem, ou atravรฉs de operaรงรฃo logรญstica com envio pelos correios. Outra vantagem รฉ a possibilidade de trabalhar com um estoque virtual, jรก que o espaรงo fรญsico na livraria รฉ escasso.

Em um cenรกrio onde o pรบblico encontra com mais facilidade o livro desejado pela internet do que presencialmente, a plataforma vai ajudar tambรฉm o consumidor que quer encontrar um tรญtulo de catรกlogo de forma mais rรกpida.ย “Esse projeto volta a dar competitividade para as livrarias porque as insere na tendรชncia de forma de compra dos consumidores, alรฉm de dar um posicionamento digital a elas. Assim, se reforรงa o elo entre consumidores e livrarias”, diz Wendel Almeida, gerente comercial da Catavento Distribuidora.

A primeira loja online lanรงada pela parceria foi a da Livraria Leonardo da Vinci, no Rio de Janeiro. A previsรฃo รฉ chegar a 40 clientes entre editoras e livrarias atรฉ o fim do ano (entre B2C e B2C2B)

Vantagens para as livrarias:

  • Loja online:ย a livraria passa a ter uma loja โ€œe-commerceโ€;
  • Estoque: aumento dos tรญtulos disponรญveis sem precisar ampliar o espaรงo fรญsico nas livrarias, com a opรงรฃo de envio para a casa do cliente ou retirada na loja;
  • Logรญstica:ย a distribuidora Catavento, com mais de 70 mil tรญtulos e 400 editoras, รฉ responsรกvel por toda a operaรงรฃo de entrega dos pedidos gerados pela loja online;
  • Financeira: A livraria recebe diretamente do consumidor o valor da venda;
  • Gestรฃo da entrega:ย sistema irรก facilitar ao funcionรกrio o acompanhamento da entrega do pedido ao cliente;
  • Relatรณrios gerenciais:ย a ferramenta reรบne dados de acesso, termos pesquisados, taxa de abandono de carrinhos, nรบmero de pedidos, status de pedidos, ticket mรฉdio, categorias de maior interesse, entre outras informaรงรตes que permitirรฃo a anรกlise de comportamento do cliente.

Vantagens para as editoras:

  • Loja online:ย editora ganha mais um canal de vendas de seus livros;
  • Maior alcance de pรบblico:ย Com a plataforma em funcionamento, aumenta a visibilidade do catรกlogo da editora;
  • Mais vendas:ย A editora consegue vender maior quantidade de tรญtulos, jรก que muitos nรฃo estรฃo disponรญveis nas livrarias por falta de espaรงo fรญsico, uma vez que esses tรญtulos fazem parte do cadastro da Catavento;
  • Market-Place : a plataforma permite a integraรงรฃo aos principais Market-places;

Vantagens para o consumidor final:

  • Layout responsivo:ย A loja serรก desenvolvida com o conceito Mobile First, em que o foco รฉ a navegaรงรฃo em dispositivos mรณveis e, em seguida, os desktops;
  • Lojas multimarcas:ย o consumidor terรก acesso a uma loja online com conteรบdo especรญfico de uma editora, autor ou gรชnero, o que irรก agilizar o processo de pesquisa e navegaรงรฃo no ambiente virtual;
  • Compra simplificada:ย Para evitar um alto รญndice de abandono durante a compra online, a loja oferecerรก todas as informaรงรตes em uma รบnica tela, com os campos necessรกrios para entrega de produto;
  • Retirar o produto na livraria:ย Caso o cliente queira economizar com o frete, pode optar por retirar o livro na prรณpria livraria em que fez a compra online.

Sobre a Clic Sistemas:ย AClic Sistemas รฉ referรชncia no mercado editorial e sinรดnimo de confiabilidade graรงas ร  polรญtica de qualidade em serviรงos e atendimento ao cliente. Atualmente, para pequenas e grandes organizaรงรตes, รฉ fundamental possuir um sistema integrado de controle e gerenciamento de negรณcios. Essa premissa tambรฉm รฉ vรกlida para o mercado editorial, que hรก mais de 20 anos conta com WinBooks โ€“ ย RP desenvolvido pela Clic Sistemas –ย  ferramenta essencial de gestรฃo, que atende a todas exigรชncias da legislaรงรฃo fiscal vigente. Utilizado por mais de 160 editoras, o WinBooks se consolida cada vez mais em um mercado competitivo e exigente.

Sobre a Catavento Distribuidora:ย A Catavento foi criada hรก 53 anos com a missรฃo clara de ser uma organizaรงรฃo a serviรงo do livro. Uma missรฃo como essa nรฃo se restringe apenas ao papel de intermediador entre editoras e livreiros, mas se estende ao compromisso de enxergar em cada editora e autor o valor inestimรกvel que รฉ conceber um livro, e premiรก-los buscando em cada ponto de venda existente, uma oportunidade, um espaรงo para leva-lo atรฉ o leitor. E por esse compromisso, a Catavento tem hoje em seu acervo, mais de 400 editoras, uma operaรงรฃo ampla que cobre mais de 1.400 pontos de vendas entre livrarias e pontos alternativos alรฉm de uma operaรงรฃo logรญstica para entrega รกgil, inclusive, com esta plataforma, ao consumidor final.

adriane@lcagencia.com.br

Destaque da Semana

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor