Em qualquer sociedade humana, e nรฃo apenas na brasileira, a diferenรงa entre o que รฉ preconizado legalmente e a prรกtica concreta, quando esta nรฃo pode ser expressamente caracterizada como fora da lei, mas tambรฉm nรฃo constituiu exatamente a ideal, รฉ denominada โjeitinhoโ, e aparentemente somos os campeรตes da modalidade.
Este jeitinho pode ser definido como o meio pelo qual, apesar das regras, leis, determinaรงรตes, atingimos determinados objetivos que nรฃo estariam exatamente em conformidade com elas, ou seja, a forma como contornamos deliberaรงรตes que, levadas em conta, impediriam a aรงรฃo pretendida, portanto fazendo prevalecer o pessoal em detrimento do comunitรกrio.
A cultura brasileira tem no jeitinho uma das suas mais caracterรญsticas manifestaรงรตes, mostrando bem como sรฃo diluรญdas nossas formas de controle social, frequentemente definido como o “conjunto dos recursos materiais e simbรณlicos de que uma sociedade dispรตe para assegurar a conformidade do comportamento de seus membros a um conjunto de regras e princรญpios prescritos e sancionados”.
Durkheim, considerado um dos fundadores da sociologia educacional, definia o conjunto das aรงรตes exercidas pelas geraรงรตes adultas sobre as mais jovens como a transmissรฃo da ordem e da integraรงรฃo social, e considerava que era exatamente a escola o meio mais adequado para desenvolver no jovem e na crianรงa os estados emocionais e morais para o acatamento das regras comunitรกrias. Foi tambรฉm um dos primeiros a discutir o conceito de anomia, situaรงรฃo de perda de identidade normalmente ocasionada pelas transformaรงรตes sociais muito rรกpidas, que se traduzem em ausรชncia de objetivos e regras claras; analisando tambรฉm com profundidade o crime e suas puniรงรตes, e o mecanismo utilizado socialmente para as desobediรชncias e as ameaรงas ร ordem social.
Evidentemente a questรฃo do controle social envolve muitos dos mecanismos da cooperaรงรฃo e da coesรฃo de uma determinada comunidade, cujas raรญzes atรฉ agora nรฃo foram suficientemente compreendidas, e em particular no Brasil, e nรฃo apenas pela colonizaรงรฃo portuguesa, mas pelas caracterรญsticas dela โ afinal vir para cรก constituรญa um degredo ou pelo menos uma espรฉcie dele โ muito diferente daqueles observadas em outros paรญses, mas tambรฉm pelo trรกfico de escravos, a organizaรงรฃo gerencial e polรญtica vinda de uma metrรณpole distante, e outros.
Nosso paรญs foi fundado no compadrio, nas relaรงรตes pessoais postas acima da lei, e disso resultou a consideraรงรฃo de que as penas da lei serรฃo sempre para os outros, para os inimigos, e nรฃo para aqueles que conseguem se valer dela para auferir vantagens, privilรฉgios e impunidade. Estar ร margem das instituiรงรตes contribuiu para enfraquece-las, para que tenhamos as famosas โleis que nรฃo pegamโ, e a adaptaรงรฃo das legislaรงรตes conforme a conveniรชncia dos poderosos do momento.
ร visรญvel que a cultura do jeitinho estรก estabelecida, e prejudica essencialmente o processo educativo, com improvisaรงรตes, falta de aprofundamento, organizaรงรฃo deficiente. Nรณs o vemos como normal, como parte da estrutura de nossa personalidade, como caracterรญstica brejeira de nosso povo. Nรฃo รฉ.
O jeitinho รฉ com certeza um dos fatores impeditivos do real combate ร corrupรงรฃo, pois induz ao pensamento do โtirar proveito de tudoโ, ร ideia de que, se estivรฉssemos lรก, poderรญamos tambรฉm nos beneficiar, ou pelo menos โajudar nossos parentesโ, disfarรงando em boas aรงรตes aquilo que nรฃo passa de crime e malversaรงรฃo do erรกrio pรบblico. Nรฃo se pode construir muita coisa sem um arcabouรงo legal estรกvel, muito menos uma naรงรฃo civilizada. Certamente nosso paรญs merece algo melhor que isso.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.