Soluรงรตes tecnolรณgicas ajudaram a capital paranaense a se tornar mais conectada e inteligente
Sustentรกveis, dinรขmicas, que valorizam a participaรงรฃo cidadรฃ e utilizam Tecnologias de Informaรงรฃo e Comunicaรงรฃo (TIC) no processo de planejamento e organizaรงรฃo. Assim sรฃo asย smart cities, ou cidades inteligentes, que proporcionam maior qualidade de vida e trazem inรบmeros benefรญcios ร populaรงรฃo. Mas como isso funciona na prรกtica?
Eleita a cidade mais conectada e inteligente da regiรฃo Sul e a segunda do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities, que avalia cidades inteligentes a partir de 70 indicadores, Curitiba vem se destacando por avanรงos inovadores realizados nos รบltimos tempos. Alรฉm da capital do Paranรก, Sรฃo Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitรณria ocupam as cinco primeiras posiรงรตes da ediรงรฃo 2017 do ranking.
Uma das mudanรงas realizadas pela capital paranaense, com o objetivo de estimular a participaรงรฃo cidadรฃ, foi a reformulaรงรฃo da Central de Atendimento e Informaรงรตes 156, criada em 1984 e operacionalizada pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) a partir de 1999. ย Por meio do canal, รฉ possรญvel fazer sugestรตes, reclamaรงรตes, denรบncias, elogios e solicitaรงรฃo de serviรงos: uma forma de participaรงรฃo direta da populaรงรฃo na administraรงรฃo e gestรฃo da cidade. Entre as melhorias mais recentes do serviรงo estรก a reformulaรงรฃo do portal e a implantaรงรฃo do chat automatizado.
“A reformulaรงรฃo gerou muitos benefรญcios. Em 2017, registramos um milhรฃo de atendimentos. Com a Central, a prefeitura consegue absorver as informaรงรตes e percepรงรตes da populaรงรฃo com relaรงรฃo ร s principais demandas, regiรตes que estรฃo sendo mais afetadas e que precisam de mais atenรงรฃo, alรฉm dos problemas que precisam ser solucionadosโ, comenta o assessor de mercado do ICI, Amilto Francisquevis.
As melhorias foram realizadas pelo ICI, que tambรฉm ajudou na implantaรงรฃo de soluรงรตes de TIC para a รกrea de saรบde, com destaque para o aplicativo Saรบde Jรก. Com elas, os agendamentos de consultas ficaram mais rรกpidos e eliminaram filas de atendimento, alรฉm de melhorarem o fluxo e gestรฃo de exames, que passaram a ser enviados diretamente ร Central Digital de Laudos โ tudo de maneira eletrรดnica. “O controle e gerenciamento de exames, consultas e disponibilidades mรฉdicas nas unidades de saรบde garantem uma gestรฃo mais eficiente e controle adequado. E o aplicativo Saรบde Jรก veio para facilitar o agendamento do primeiro atendimento, eliminando a necessidade do cidadรฃo ir atรฉ uma unidade bรกsica de saรบde. Esse processo passou a ser mais inteligente, beneficiando o cidadรฃo”, explica Francisquevis.
O cidadรฃo mais prรณximo da gestรฃo pรบblica
A utilizaรงรฃo de soluรงรตes de TIC para Curitiba permite uma gestรฃo mais participativa da populaรงรฃo e proporciona mais agilidade, flexibilidade e facilidade de acesso ร s informaรงรตes e serviรงos pรบblicos municipais. Alรฉm disso, o mapeamento de prazos e tempo da resoluรงรฃo das demandas contribui para um direcionamento mais preciso e planejamento da gestรฃo, com base em dados e necessidades reais da sociedade.
Atualmente, a Prefeitura de Curitiba conta com cerca de 200 sistemas e soluรงรตes para a populaรงรฃo, que contemplam sistemas de atendimento ao cidadรฃo, saรบde, gerenciamento de recursos humanos, tributรกrio, administrativo e financeiro, orรงamento, entre outros. O desenvolvimento e suporte ร s soluรงรตes sรฃo realizados pelo ICI, possibilitando que o cidadรฃo tenha acesso aos serviรงos de forma digital. Entre os mais utilizados, principalmente neste inรญcio de ano, estรฃo o IPTU, dรญvida ativa e alvarรกs comerciais.
A digitalizaรงรฃo de processos e serviรงos para dinamizar e facilitar o acesso dos moradores da cidade, tambรฉm conhecido como governo eletrรดnico, tem consequรชncias positivas. Francisquevis explica que, antes, era necessรกrio se deslocar atรฉ ร Prefeitura para solicitar algum documento ou guia, aumentando o movimento e aumentando o tempo gasto pelo cidadรฃo. โCom a digitalizaรงรฃo dos processos, as pessoas tรชm acesso mais fรกcil ร s principais informaรงรตes e serviรงos e, com isso, ganham qualidade de vida, pois nem precisam sair de casa. Alรฉm disso, as questรตes financeiras, econรดmicas e de poluiรงรฃo tambรฉm sรฃo reduzidas. Tudo isso contribui para uma cidade mais inteligenteโ, complementa.
Replicar esse tipo de facilidade em outras cidades ainda esbarra na resistรชncia por parte da gestรฃo pรบblica, que, muitas vezes, seleciona os investimentos tecnolรณgicos pensando no retorno financeiro ao municรญpio. โO retorno pode vir de outra forma: proporcionando melhoria de vida para a prรณpria sociedadeโ, comenta o assessor de mercado.
ร possรญvel tornar as cidades cada vez mais inteligentes, mas o processo de transformaรงรฃo รฉ gradativo. โToda cidade tem uma especificidade, รฉ รบnica. Para transformรก-la รฉ preciso fazer um trabalho de vocaรงรฃo da prรณpria cidade, ou seja, listar seus potenciais, suas caracterรญsticas e seus problemas, desenvolvendo soluรงรตes de acordo com suas necessidadesโ, finaliza Francisquevis.
Sobre o ICI
O ICI โ Instituto das Cidades Inteligentes รฉ uma organizaรงรฃo criada em 1998, com atuaรงรฃo em todo o territรณrio nacional, referรชncia em pesquisa, integraรงรฃo, desenvolvimento e implementaรงรฃo de soluรงรตes completas para a gestรฃo pรบblica. Mais informaรงรตes:ย www.ici.curitiba.org.br.