quarta-feira, 22 janeiro 2025
27.3 C
Curitiba

Pesquisa do Google apresenta hábitos e desejos de compra para a Copa

Os primeiros jogos da Copa se aproximam e as pessoas já se preparam para torcer ao lado de suas famílias e amigos. É isso que mostra a recente pesquisa do Google sobre os hábitos, os desejos de compra e até mesmo o que as pessoas preferem consumir nessa época que se repete a cada quatro anos.

Conforme cita o levantamento feito por meio de Google Consumer Survey, ferramenta de pesquisa on-line, 3 em cada 4 brasileiros afirmam viverem a Copa e, dos que vivem, cerca de 44% pretendem assistir aos jogos apenas dentro de casa, seja sozinho ou no papel de anfitrião. Para esse último, 2 entre 10 pessoas dizem que receber familiares e amigos é a parte mais importante para eles da Copa.

Entre os anfitriões, 26% concordam que a maior mudança no período é exatamente a preparação da casa. Esse número também é influenciado pela sede dos jogos ser na Rússia e a maioria dos brasileiros não conseguirem acesso aos estádios.

Conforme pesquisa, 47% dos brasileiros já estão fazendo algum tipo de preparação para o evento e suas preocupações são em manter a casa arrumada e abastecida de produtos que possibilitem o conforto de todos.

Itens como painel de TV e sofá, obtiveram 5,7 e 4,4 vezes mais buscas do que a Copa no Brasil, respectivamente. Outros produtos que também apresentam crescimento são: churrasqueira elétrica (4,3), TVs (3,4), fogão industrial (3,1), chopeira (2,6), grill (2,4) e cervejeira (2,3). Foi registrado também o aumento de 36% e 23% nas buscas por fornos e grills, nesta ordem. Além disso, outros produtos já apresentaram rápido crescimento no último mês, são eles: TV 4k 49 polegadas (604%), sofá retrátil 6 lugares (400%), rack para TV (192%), TV 43 Smart (90%), monitor HDMI full HD (154%) e mini geladeira portátil (22%).

Em 2014 no Brasil, as buscas por itens como churrasqueiras elétricas, pipoqueiras e cervejeiras cresceram 30%, 111% e 219%, respectivamente. Os dados foram coletados entre maio e junho daquele ano, indicando que não só de televisores – cada vez maiores – se faz uma Copa.

Um dos segmentos que começa a despertar um interesse maior das pessoas desde o mês de abril e maio, são comidas e bebidas para o acompanhamento dos jogos. Na liderança das buscas com relação à média anual de 2014, segundo o Google, estão os salgados como coxinha (89%), croquete (57%), esfira (40%) e carne louca (65%). Em seguida, os snacks como pipoca doce (192%), guacamole (80%), nacho (63%) e pipoca salgada (107%) também apresentaram crescimento alto.

Entre as bebidas, 29% dos brasileiros afirmam que pretendem tomar refrigerante e, dentre esse público, 58% são mulheres. Já a cerveja, que geralmente tem queda entre junho e julho – que são meses de inverno – chega a crescer em 19% com relação aos anos sem o evento. Esse aumento se deve muito à afinidade que a bebida tem com o futebol e com os homens. Na pesquisa, 24% das pessoas disseram que devem tomar cerveja e destes 54% foram homens.

Se nas buscas do Google a Copa cresce 26% ao mês nos últimos 12 meses e atinge 78% a mais do volume de buscas do primeiro trimestre de 2014, no YouTube as coisas não são tão diferentes. Por lá, a procura por produtos alimentícios aumentaram 97% entre os meses de Junho e Julho, assim como a pesquisa por receitas de entradas e aperitivos cresceram em 51%.

“Datas comemorativas, feriados e eventos como esse, agitam muito as buscas por produtos, receitas e alimentos entre os brasileiros. O intuito da pesquisa foi analisar exatamente o comportamento desses usuários de forma a identificar tendências e oportunidades de mercado”, conclui Victor Brotto, líder de inteligência de mercado do Google.

ketchum@maxpressmail.com.br

Destaque da Semana

Primeira vez do bebê na praia? 5 pontos de atenção que os pais devem ter

Bebês com menos de 6 meses não podem usar...

Teto do INSS aumenta para R$ 8.157,40 em 2025

Segurados que ganham acima do mínimo terão reajuste de...

Volta às aulas solidária arrecada material escolar para crianças de Sarandi

Campanha de arrecadação do Catuaí Maringá segue até 15...

Receita revoga ato sobre fiscalização do Pix; Governo editará MP contra diferenciação

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Publicado em 15/01/2025...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor