Com muita motivação e desenvoltura, o atual presidente da Renault do Brasil, Luiz Fernando Pedrucci, contou sua trajetória profissional e a história da montadora, que completa 20 anos da construção da fábrica no Brasil em 2018. A palestra aconteceu em Curitiba, no Estrela ADVB, evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).
Para o presidente da entidade, Eduardo Jaime Martins, a atuação da Renault no Estado gera inúmeros benefícios: “Quando você tem vontade política, visão de futuro e investimento da iniciativa privada, pode transformar uma realidade de mercado e as características de uma região. E foi isso que a Renault fez com o Paraná nesses anos de atuação. Ficamos honrados em receber o presidente da montadora”, disse Martins.
Natural de São Paulo, graduado em engenharia mecânica automobilística e pós-graduado em administração de empresas, Pedrucci está na Renault desde 1997 e já ocupou 10 cargos diferentes. “Em média, assumi uma nova posição a cada dois anos“”, comentou. Segundo ele, o caminho não foi fácil: a trajetória dentro da montadora foi construída passo a passo, de forma estruturada, sem atalho ou caminhos alternativos. “Mostrei resultado em cada função para a qual fui designado e cumpri os desafios propostos, por isso, tive ótimas oportunidades dentro na empresa”, explica.
O primeiro cargo do atual presidente da montadora foi de representante pós-vendas e depois passou por várias gerências e diretorias, até chegar na presidência da Renault Colômbia. “Depois de todas essas experiências fui convidado a assumir a presidência do Brasil, uma grande honra. Cheguei ao cargo que sempre almejei, na fábrica que vi nascer, que sujei o pé no barro durante a construção, pois partilhei o sonho da marca. E muitas pessoas me ajudaram a chegar aqui. Não fazemos nada sem o apoio da equipe e, principalmente, da família. Muitas vezes, precisamos abrir mão de momentos em família e outras responsabilidade. Foi uma escolha difícil, mas que valeu a pena”.
Aos 45 anos, Pedrucci já morou em 22 casas diferentes e, segundo ele, mobilidade e mudança sempre foram muito presentes na sua vida.“Com toda a era da transformação, temos muitos desafios pela frente. O mundo do automóvel vai mudar completamente. Vamos ter uma revolução. Só vai ‘sobreviver’ quem souber inovar e chegar lá”, alertou o presidente. A empresa, que vende cerca de 10 milhões de veículos por ano, coleciona prêmios, como Carro do Ano, em vários anos consecutivos. “Em abril, fechamos um capítulo importante na história da Renault do Brasil: ultrapassamos, pela primeira vez, a marca de 8% de participação de mercado. Mas não vamos parar por aí. Nossa meta agora é conquistar 10%. Essa é a nossa nova visão”, contou Pedrucci.
(Central Press)