Está em dúvida sobre qual segmento escolher para abrir uma empresa? Confira as tendências para este ano!
Nós já estamos no meio de 2018 e você ainda não realizou o sonho de abrir uma empresa? Sem problemas. Ainda há tempo de se planejar e registrar um MEI. Mas, se você tem muitas ideias e não sabe por qual caminho seguir, há algumas áreas de destaque para ficar de olho.
De acordo com um levantamento do Sebrae, os segmentos de alimentação, vida saudável e beleza são alguns destaques. Entretanto, existem outras áreas que também oferecem oportunidades e não devem ser ignoradas pelos futuros empreendedores. Quer descobrir quais são elas? Então, leia mais a seguir!
Onde apostar para abrir um negócio em 2018?
Para chegar às áreas que serão apresentadas, o Sebrae considerou como critério as que tiveram o maior crescimento em registros nos últimos cinco anos?—?o que indica um aumento na demanda.
De 2013 a 2017, por exemplo, a venda de alimentos na rua e de porta em porta subiu 24% ao ano. Já a crise econômica de 2014 a 2016 incentivou o surgimento de negócios de renovação de roupas e de compartilhamento de escritórios?—?os coworkings?—?, os quais se mantêm como tendência.
A recuperação tímida do consumo no Brasil trouxe novamente à tona os serviços de saúde e cuidados pessoais, enquanto as mudanças de comportamento do consumidor puxaram o segmento de soluções digitais.
Dito isso, veja os cinco mais promissores:
- Alimentação
Tradicionalmente, este é um dos mais recorridos por aqueles que desejam abrir uma empresa. Entretanto, é nos nichos deste mercado que as oportunidades se encontram.
O oferecimento de produtos para pessoas com dietas e restrições alimentares, a exemplo de comida sem glúten e lactose, são alguns deles, enquanto os alimentos saudáveis para bebês, os orgânicos e os fitness ganham destaque.
Por outro lado, a entrega de produtos prontos, como marmitas, e os negócios de panificação e confeitaria são algumas das oportunidades que também devem ser observadas.
- Saúde e estética
Os cuidados com o corpo abrem espaço para diversas chances. O ensino de esportes e de atividades de condicionamento físico vêm na onda do mercado de bem-estar, enquanto áreas mais tradicionais, como cabeleireiro, manicure, pedicure e venda de cosméticos continuam em alta.
No entanto, uma das que tiveram mais evidência nos últimos anos e seguem fortes em 2018 é a dos cuidados masculinos. As barbearias são um dos casos mais visíveis, mas há outras oportunidades, como a venda de produtos para o cabelo, a barba e a pele.
- Moda
O orçamento apertado fez com que muitas pessoas deixassem de comprar roupas novas para adquirir usadas ou reaproveitar as que estavam paradas no guarda-roupas. Com isso, os brechós e os negócios de ajustes e consertos tiveram uma trajetória positiva de uns anos para cá, o que deve se repetir em 2018.
Portanto, se você gosta de moda e quer abrir uma empresa, essas são áreas que se beneficiam da recuperação econômica menor que a esperada.
- Economia colaborativa
A popularização nos últimos anos de aplicativos como o Uber e o Airbnb indica uma trajetória positiva dos serviços de economia colaborativa, a qual tem como principal característica conectar as pessoas e dar acesso a bens e serviços. E, entre eles, os coworkings são alguns dos mais fortes.
Os escritórios compartilhados vêm na esteira do aumento do empreendedorismo por necessidade?—?que ocorre quando as pessoas criam negócios para manter uma fonte de renda?—?e por oportunidade?—?que se dá a partir das chances encontradas para ganhar dinheiro com áreas em crescimento.
- Soluções digitais
O fato de mais pessoas terem acesso à internet também impulsionou o mercado de soluções digitais.
É verdade que o termo é bastante abrangente, mas o fato é que as oportunidades também são! Afinal, quando falamos nesses serviços, vamos desde a criação de aplicativos até os livros, aulas on-line e estratégias de marketing digital.
Todos esses exemplos contam com uma procura grande do público, que ocorre devido à necessidades das empresas de estarem presentes na internet e alcançarem os consumidores em todos os canais disponíveis.
Crie suas próprias oportunidades!
E você, não encontrou o setor em que deseja atuar. Tudo bem! Ao observar os nichos e segmentos de mercado, você pode criar as suas próprias oportunidades.
Mas fique alerta para tomar apenas riscos calculados: antes de qualquer passo, esteja certo do que você quer e descubra como atender às necessidades dos compradores e se destacar da concorrência.
Fonte: https://medium.com/registra-mei
gabriella.fonseca@agenciageld.com.br