A tecnologia e o futuro da escola

Evento em Porto Alegre reรบne educadores para debater questรตes importantes para a educaรงรฃo, entre elas a tecnologia – a resistรชncia de professores na aplicaรงรฃo de recursos e ferramentas em sala de aula ainda รฉ um desafio

Os avanรงos tecnolรณgicos e as novas geraรงรตes – tanto de pais, quanto de alunos – trouxeram para dentro das escolas a necessidade urgente de acompanhar as mudanรงas. Especialistas questionam e reavaliam o papel das instituiรงรตes de ensino e dos docentes. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, nรฃo se pode permanecer no mesmo ponto de antes. ร‰ preciso refletir, conhecer e discutir para avanรงar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagรณgica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi.

Com tanta novidade e inรบmeros fatores influenciando de forma cada vez mais veloz a rotina em sala de aula, o debate entre especialistas, gestores e professores รฉ muito importante para garantir que todas essas mudanรงas sejam, de fato, colocadas em prรกtica. Especialistas afirmam que ainda hรก muito o que avanรงar e melhorar para colocar as escolas em perfeita sintonia com o mundo de hoje, mais digital. O evento Um Dia Positivo!, realizado esta semana pelo Sistema Positivo de Ensino em Porto Alegre, cumpriu a missรฃo de debater o assunto com quem vive a realidade escolar diariamente.

Tecnologia

Muitas escolas jรก se preocupam em buscar soluรงรตes tecnolรณgicas que trabalhem a favor do aprendizado e contribuam para a formaรงรฃo integral dos alunos. Segundo Leandro Henrique de Souza, consultor do Sistema Positivo de Ensino, mestre em Ciรชncia e Gestรฃo de Tecnologia da Informaรงรฃo e um dos palestrantes do evento, muitos colรฉgios jรก tรชm trabalhado para desenvolver o pensamento crรญtico de crianรงas e jovens. E, para ele, a tecnologia รฉ uma aliada importante no desenvolvimento de um aluno com mais discernimento e capacidade de raciocรญnio. O desafio estรก em convencer os professores da importรขncia dessa evoluรงรฃo e de que este รฉ um caminho sem volta. โ€œA tecnologia nรฃo vai substituir o professor, mas serรก parceira dele. Os educadores que tรชm certa aversรฃo ร  tecnologia ainda nรฃo entenderam como ela pode ser usada em sala de aulaโ€, destaca. Segundo Souza, a partir do momento em que o professor desenvolver as competรชncias necessรกrias para lidar com novas ferramentas e a nova realidade, ele vai conseguir se aproximar ainda mais do aluno, facilitando assim o processo de aprendizagem.

A resistรชncia de boa parte dos docentes a se adaptar aos novos tempos รฉ uma das preocupaรงรตes de muitos gestores. Carla Monaco, diretora do Colรฉgio Santa Teresinha, de Campo Bom (RS), acredita que ainda hรก um longo caminho a ser percorrido nesse sentido. โ€œJรก evoluรญmos muito para oferecer aos nossos alunos uma educaรงรฃo que esteja alinhada ao novo perfil do estudante, mas sabemos que ainda precisamos aumentar o grau de conscientizaรงรฃo do corpo docente para que tudo o que รฉ oferecido em termos de inovaรงรฃo e tecnologia seja amplamente aproveitadoโ€, afirma Carla. Alรฉm das ferramentas e recursos disponibilizados para professores e alunos durante o processo de aprendizagem, a ย escola, com cerca de 500 estudantes, oferece aos professores suporte, apoio e treinamento constantes para que estes consigam dominar e se sentir inseridos nesse novo contexto. โ€œMas รฉ preciso mais, queremos trabalhar na criaรงรฃo de estratรฉgias que faรงam todos os professores se comprometerem e abraรงarem essa nova realidadeโ€, destaca a gestora.

O palestrante explicou que o estudante de hoje tem um nรญvel de atenรงรฃo muito maior, รฉ multifacetado e isso acontece porque ele nasceu e cresceu num mundo onde existem inรบmeras formas de se conectar com as pessoas e o conhecimento.ย “Hoje, eles tรชm muito mais acesso ร s informaรงรตes do que as geraรงรตes anteriores tinham. Nรฃo รฉ mais possรญvel tentar envolver esse aluno apenas com conteรบdos no quadro negro ou nos livros.ย A aula precisa ser dinรขmica, bem articulada, com imagens, sons, materiais grรกficos – e รฉ aรญ que os recursos tecnolรณgicos sรฃo fundamentais”.

De acordo com Souza, o desafio estรก em todas as esferas. โ€œOs professores nรฃo nasceram nesse ambiente totalmente digital; os pais acham que se o filho nรฃo tiver livro fรญsico, lรกpis e caneta em mรฃos, nรฃo hรก aprendizado e os gestores educacionais tรชm o recurso, mas sentem dificuldade em implantar projetos efetivos. A cooperaรงรฃo entre gestores, professores, pais e alunos รฉ fundamental para resolver a questรฃo e eventos que estimulem o debate e a reflexรฃo sรฃo sempre bem vindosโ€, aponta Leandro.

 

Sobre a Editora Positivo

Fundada em 1979, a Editora Positivo tem a missรฃo de construir um mundo melhor por meio da educaรงรฃo. Tendo as boas prรกticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referรชncia no segmento educacional, desenvolvendo livros didรกticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionรกrios. A Editora Positivo estรก presente em milhares de escolas pรบblicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela รกrea pedagรณgica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas pรบblicas e particulares, no Brasil e no Japรฃo.

 

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

ร‰ o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltados ร  educaรงรฃo.ย Presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municรญpios do territรณrio nacional, o Sistema Positivo de Ensino estรก presente emย 89 escolas do Rio Grande do Sul, atendendo mais de 31 mil alunos do Estado. Na capital, sรฃo 6 escolas conveniadas e mais de 2.100 alunos atendidos.

Destaque da Semana

Regra das 5 horas: a tรฉcnica de lรญderes globais para potencializar a prรณpria carreira

Usada por profissionais e gestores de sucesso, este mรฉtodo...

MeuNominho lanรงa pulseiras de silicone personalizรกveis

O e-commerceย MeuNominhoย acaba de lanรงar as pulseiras de silicone personalizรกveis....

Dรณffee Donuts inaugura loja no Catuaรญ Maringรก

Franquia da capital do Estado amplia atendimento com inauguraรงรฃo...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor