Evento em Porto Alegre reรบne educadores para debater questรตes importantes para a educaรงรฃo, entre elas a tecnologia – a resistรชncia de professores na aplicaรงรฃo de recursos e ferramentas em sala de aula ainda รฉ um desafio
Os avanรงos tecnolรณgicos e as novas geraรงรตes – tanto de pais, quanto de alunos – trouxeram para dentro das escolas a necessidade urgente de acompanhar as mudanรงas. Especialistas questionam e reavaliam o papel das instituiรงรตes de ensino e dos docentes. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, nรฃo se pode permanecer no mesmo ponto de antes. ร preciso refletir, conhecer e discutir para avanรงar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagรณgica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi.
Com tanta novidade e inรบmeros fatores influenciando de forma cada vez mais veloz a rotina em sala de aula, o debate entre especialistas, gestores e professores รฉ muito importante para garantir que todas essas mudanรงas sejam, de fato, colocadas em prรกtica. Especialistas afirmam que ainda hรก muito o que avanรงar e melhorar para colocar as escolas em perfeita sintonia com o mundo de hoje, mais digital. O evento Um Dia Positivo!, realizado esta semana pelo Sistema Positivo de Ensino em Porto Alegre, cumpriu a missรฃo de debater o assunto com quem vive a realidade escolar diariamente.
Tecnologia
Muitas escolas jรก se preocupam em buscar soluรงรตes tecnolรณgicas que trabalhem a favor do aprendizado e contribuam para a formaรงรฃo integral dos alunos. Segundo Leandro Henrique de Souza, consultor do Sistema Positivo de Ensino, mestre em Ciรชncia e Gestรฃo de Tecnologia da Informaรงรฃo e um dos palestrantes do evento, muitos colรฉgios jรก tรชm trabalhado para desenvolver o pensamento crรญtico de crianรงas e jovens. E, para ele, a tecnologia รฉ uma aliada importante no desenvolvimento de um aluno com mais discernimento e capacidade de raciocรญnio. O desafio estรก em convencer os professores da importรขncia dessa evoluรงรฃo e de que este รฉ um caminho sem volta. โA tecnologia nรฃo vai substituir o professor, mas serรก parceira dele. Os educadores que tรชm certa aversรฃo ร tecnologia ainda nรฃo entenderam como ela pode ser usada em sala de aulaโ, destaca. Segundo Souza, a partir do momento em que o professor desenvolver as competรชncias necessรกrias para lidar com novas ferramentas e a nova realidade, ele vai conseguir se aproximar ainda mais do aluno, facilitando assim o processo de aprendizagem.
A resistรชncia de boa parte dos docentes a se adaptar aos novos tempos รฉ uma das preocupaรงรตes de muitos gestores. Carla Monaco, diretora do Colรฉgio Santa Teresinha, de Campo Bom (RS), acredita que ainda hรก um longo caminho a ser percorrido nesse sentido. โJรก evoluรญmos muito para oferecer aos nossos alunos uma educaรงรฃo que esteja alinhada ao novo perfil do estudante, mas sabemos que ainda precisamos aumentar o grau de conscientizaรงรฃo do corpo docente para que tudo o que รฉ oferecido em termos de inovaรงรฃo e tecnologia seja amplamente aproveitadoโ, afirma Carla. Alรฉm das ferramentas e recursos disponibilizados para professores e alunos durante o processo de aprendizagem, a ย escola, com cerca de 500 estudantes, oferece aos professores suporte, apoio e treinamento constantes para que estes consigam dominar e se sentir inseridos nesse novo contexto. โMas รฉ preciso mais, queremos trabalhar na criaรงรฃo de estratรฉgias que faรงam todos os professores se comprometerem e abraรงarem essa nova realidadeโ, destaca a gestora.
O palestrante explicou que o estudante de hoje tem um nรญvel de atenรงรฃo muito maior, รฉ multifacetado e isso acontece porque ele nasceu e cresceu num mundo onde existem inรบmeras formas de se conectar com as pessoas e o conhecimento.ย “Hoje, eles tรชm muito mais acesso ร s informaรงรตes do que as geraรงรตes anteriores tinham. Nรฃo รฉ mais possรญvel tentar envolver esse aluno apenas com conteรบdos no quadro negro ou nos livros.ย A aula precisa ser dinรขmica, bem articulada, com imagens, sons, materiais grรกficos – e รฉ aรญ que os recursos tecnolรณgicos sรฃo fundamentais”.
De acordo com Souza, o desafio estรก em todas as esferas. โOs professores nรฃo nasceram nesse ambiente totalmente digital; os pais acham que se o filho nรฃo tiver livro fรญsico, lรกpis e caneta em mรฃos, nรฃo hรก aprendizado e os gestores educacionais tรชm o recurso, mas sentem dificuldade em implantar projetos efetivos. A cooperaรงรฃo entre gestores, professores, pais e alunos รฉ fundamental para resolver a questรฃo e eventos que estimulem o debate e a reflexรฃo sรฃo sempre bem vindosโ, aponta Leandro.
Sobre a Editora Positivo
Fundada em 1979, a Editora Positivo tem a missรฃo de construir um mundo melhor por meio da educaรงรฃo. Tendo as boas prรกticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referรชncia no segmento educacional, desenvolvendo livros didรกticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionรกrios. A Editora Positivo estรก presente em milhares de escolas pรบblicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela รกrea pedagรณgica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas pรบblicas e particulares, no Brasil e no Japรฃo.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
ร o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece ร s escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e tambรฉm a famรญlia do aluno com conteรบdo diferenciado. Para os estudantes, sรฃo ofertadas atividades integradas entre o livro didรกtico e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagรณgico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administraรงรฃo escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados ร s รกreas de pedagogia, marketing, finanรงas e questรตes jurรญdicas. A famรญlia participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteรบdo especรญfico, que contempla revistas e webconferรชncias voltados ร educaรงรฃo.ย Presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municรญpios do territรณrio nacional, o Sistema Positivo de Ensino estรก presente emย 89 escolas do Rio Grande do Sul, atendendo mais de 31 mil alunos do Estado. Na capital, sรฃo 6 escolas conveniadas e mais de 2.100 alunos atendidos.