quinta-feira, 19 dezembro 2024
16.6 C
Curitiba

Educação: Diversidade em pauta em Encontro na França, com participação do Sion Curitiba

DIVERSIDADE É FOCO DA EDUCAÇÃO EM TODO O MUNDO NA ERA DIGITAL

 

Uma educação para o mundo e para a diversidade se mostra uma preocupação recorrente entre instituições de ensino de diversos países na atualidade, como reforçou o 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion, realizado na França com a participação do Colégio Sion Curitiba

Equipe do Sion Curitiba durante as apresentações no 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion, recém-realizado em Paris, na França, com a participação, além do Brasil, de Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Turquia e Austrália. Crédito: Divulgação

 

Uma educação humanizada, voltada a valores e não apenas à competitividade do mercado, é um tema que vem se apresentando de forma recorrente na pauta de governos, instituições de ensino e da comunidade em geral, nas mais variadas regiões do planeta. A sociedade vem percebendo que não bastam apenas as benesses das inovações tecnológicas e digitais para uma vida melhor, mais segura e com mais conforto à população. É preciso, antes de tudo, um olhar voltado ao outro, com respeito e disponibilidade.

 

Estas percepções, que são fortes tendências na educação, em termos globais, estiveram no foco central de uma importante convenção mundial voltada à educação, o 4º Encontro Internacional das Escolas de Sion. Em 2018, o encontro aconteceu em Paris. Além da equipe de liderança congregacional e das sete instituições de Sion do Brasil, entre elas o Colégio Sion Curitiba, estiveram presentes representantes de Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Turquia e Austrália. “Educar cidadãos do mundo para o respeito à diversidade, dentro do carisma da congregação de Sion, mostrou-se um objetivo comum das escolas sionenses, de distintas culturas e metodologias”, conta a coordenadora do Ensino Médio Lucilene Brustolin.

 

ESPAÇOS DE DIÁLOGO

Mesas redondas, marketplace, videoconferências e passeios culturais fizeram parte do encontro e propiciaram uma troca de experiências muito rica, contribuindo com ideias valiosas para as escolas participantes. As abordagens a respeito de um ensino para a diversidade e para o mundo foram contextualizadas dentro da temática “Espaços de Diálogo”, em um olhar inovador para a educação proposto pela professora doutora norte-americana Patricia Watson, referência mundial em educação e psicologia. “O Sion Curitiba, desenvolveu ao longo de 2017 vários projetos relacionados à obra de Patricia Watson Espaços de Diálogo e nossa agenda escolar de 2018 foi criada especialmente para contemplar o tema”, assinala Lucilene Brustolin. “Espaços de Diálogo foi fonte inspiradora de ações concretas que contribuirão para que o espírito de Sion bem como seus princípios básicos permaneçam presentes no mundo.”

 

Maria Cristina Montingelli, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Sion Curitiba, que também esteve presente no Encontro realizado na França entre 5 e 13 de abril, observa que as temáticas propostas no livro Espaços de Diálogo contemplam necessidades quanto à forma como as pessoas se relacionam na sociedade atual e lidam com questões cotidianas que são generalizadas. “Educar com respeito e com singularidade é uma proposta do Carisma Sion, da filosofia das escolas sionenses, e é uma necessidade mundial, estendendo-se a outras instituições de ensino também. No encontro de que participamos, pautado nos ‘Espaços de Diálogo’, a reflexão central foi a seguinte: como, dentro da prática diária, ser um espaço de diálogo, ser um lugar onde se dialoga. Porque este é um desafio. Para que se estabeleça um diálogo, com diferentes pontos de vista, é preciso querer participar e estar atento àquilo que o outro quer dizer”, salienta a educadora.

 

“Nossa prática diária, no Sion Curitiba, já tem naturalmente esta característica. Em nossas apresentações durante o encontro, com as unidades do Solitude e do Batel, abordamos as questões da ‘comunidade global e da cocriação’ e do ‘povo judeu e marginalizados’, ambas temáticas votadas à inclusão e ao respeito à diversidade”, relata. “As diferenças religiosas, por exemplo, são um desafio para as escolas, que deve ser um ponto central inclusive na formação de professores”, aponta.

 

OLHAR PARA O OUTRO

“Outro ponto importante que está implícito na criação de espaços de diálogo, tanto nas escolas quanto na sociedade, é o olhar para o outro. Pudemos compartilhar muito isso no encontro. Na Europa, é uma questão ainda mais delicada e percebemos que há muitas escolas ali trabalhando a pluralidade. É algo que se busca muito, há uma predisposição ao diálogo”, avalia Maria Cristina Montingelli.

 

Ela indica três aspectos como desafiadores para a educação contemporânea e futura: tolerância, convívio/respeito e amor ao próximo. “Estes três pontos sintetizam um grande desafio para toda a humanidade e devem ser o objetivo máximo das escolas”, defende.

 

SOBRE O ENCONTRO INTERNACIONAL

O Encontro Internacional das Escolas de Sion acontece desde 2009. “É um momento em que temos a oportunidade de mostrar um pouco daquilo que fazemos e conhecer as outras escolas de Sion. É sempre muito especial, pois, apesar das grandes distâncias, temos o mesmo carisma e nestes encontros nos fortalecemos”, afirma a educadora Luciana Suplicy Gonçalves, que também participou do encontro e é supervisora do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, além de coordenadora da Educação Infantil.

 

“Dentro do tema deste ano, ‘Espaços de Diálogo’, percebemos que só podemos dialogar com o que ou quem conhecemos. No Colégio Sion Curitiba, os alunos aprendem desde pequenos que as pessoas são diferentes e que precisamos respeitá-las. A Metodologia Montessori, que adotamos na escola, favorece este trabalho, pois os alunos trocam experiências e se ajudam, são responsáveis pelo material de sala, que é de uso comum, trabalham de forma solidária e não competem entre si”, destaca. “Atualmente o mundo globalizado em que vivemos vem tornando as pessoas cada vez mais centradas em si mesmas, o que não permite a percepção do outro na sociedade. Procuramos desenvolver esta percepção do outro, que possibilita o conhecimento das diferenças que existem entre as diversas culturas e o do respeito entre elas.”

 

SOBRE O SION CURITIBA

A formação de crianças e jovens para a vida é um desafio na atualidade, com a velocidade das transformações na chamada era digital. Referência no ensino, o Colégio Nossa Senhora de Sion de Curitiba une tradição e atualização constante, atuando com base na inovadora linha pedagógica da Metodologia Montessori associada ao Método de Psicomotricidade Ramain.  Fundado em 1906, com proposta educativa voltada ao desenvolvimento humano, o Colégio Sion Curitiba prepara integralmente, há 112 anos, pessoas e cidadãos aptos a se posicionar diante dos desafios da vida com resiliência, sabedoria e tolerância, características mais que necessárias ao agitado cotidiano contemporâneo.

 

Serviço:

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION DE CURITIBA

Bairros: Sion Batel e Sion Solitude

Cursos: Educação Infantil; Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio; Período Integral

Fone: 41 3019-6155 (Batel) | 41 3226-6161 (Solitude)

Endereço:

Alameda Presidente Taunay, 260 (Batel)

Rodovia Curitiba-Paranaguá BR 277, 4761 (Solitude)

Site: www.sioncuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/sioncuritiba

Blog: http://sioncuritiba.com.br/noticias

Destaque da Semana

Cidadania Já chega a Maringá com nova unidade no Catuaí

Empresa referência em cidadania europeia inaugura espaço no Catuaí...

Curitiba é destaque entre os 30 destinos mais recomendados para 2025, com atrações de cultura e bem-estar

Variedade de atrações, hospedagem acessível e infraestrutura moderna impulsionam...

Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

Volvo Car Brasil fecha 2024 com 25 mil km de rodovias e 63 eletropostos

O ano de 2024 foi um período muito desafiador...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor