Por Timoteo Muller, gerente de vendas da Dassault Systรจmes para a Amรฉrica Latina
Desde que a humanidade rastejou dos oceanos, parece que ficou obcecada em retornar a eles. De humildes jangadas de madeira de vinhas a balsas (a vapor) do tamanho de uma cidade que transportam milhares de visitantes de cada vez, รฉ justo dizer que, como espรฉcie, nรณs jรก dominamos a tรฉcnica de viajar pelos oceanos.
Agora, finalmente, pode ser a hora das pessoas se afastarem dos oceanos novamente. As รบltimas embarcaรงรตes oceรขnicas nรฃo tรชm necessidade de um capitรฃo humano e a era dos navios auto navegรกveis estรก se aproximando muito rapidamente.
O transporte marรญtimo รฉ um grande negรณcio: uma indรบstria global que vale dezenas de bilhรตes de dรณlares. Milhรตes de contรชineres cheios de trilhรตes de produtos sรฃo rotineiramente transportados acima das ondas. ร um grande empreendimento que exige equipes e recursos a bordo. Atualmente, a indรบstria marรญtima estรก buscando reduzir o custo do transporte de carga atravรฉs da tecnologia autรดnoma iniciada pela Rolls-Royce.
A mundialmente famosa empresa de engenharia estรก propondo um projeto de navio autรดnomo que emprega cรขmeras HD que transmitem para equipes de vigilรขncia em terra as tecnologias de sensores, imagens tรฉrmicas e o radar tรฉrmico. ร um projeto ambicioso que combina sistemas de comunicaรงรตes ponta para fabricar o navio de carga do amanhรฃ.
Os drones agora sรฃo comuns e os carros sem motorista finalmente estรฃo a caminho. A engenharia trouxe ao mundo os veรญculos autรดnomos, no chรฃo e tambรฉm no ar. No entanto, com dois terรงos do nosso planeta coberto por รกgua, vocรช pode ser perdoado por supor que poderรญamos ter feito o mesmo mais cedo para os mares.
Estabelecendo um prazo atรฉ 2020 para produzir o primeiro navio com tripulaรงรฃo reduzida, a Rolls-Royce prevรช mais quinze anos para aperfeiรงoar o projeto de um navio autรดnomo totalmente funcional. Nรฃo รฉ um prazo irracional. Embarcaรงรตes menores e reduzidas jรก estรฃo em uso pelas forรงas navais e pesquisadores – e jรก existem hรก vรกrios anos. Entรฃo, se a tecnologia necessรกria jรก existe, por que o movimento de navegaรงรฃo autรดnomo estรก apenas comeรงando?
Tripulaรงรตes, dinheiro e leis
Em primeiro lugar, hรก uma resistรชncia considerรกvel dentro da prรณpria indรบstria ร nova tecnologia. O transporte autรดnomo significa tripulaรงรตes menores e, em รบltima anรกlise, nenhuma equipe. Talvez, compreensivelmente, haja relutรขncia em abraรงar uma evoluรงรฃo da indรบstria que leve a menos empregos.
Da mesma forma, hรก controvรฉrsias sobre os custos do empreendimento. Enquanto alguns acreditam que a remessa autรดnoma possa ter uma economia de custo de transporte de 22%, outros colocam os custos de tripulaรงรฃo de um navio em apenas 6%. ร difรญcil avaliar quรฃo viรกvel รฉ realmente o investimento financeiro na tecnologia de navegaรงรฃo autรดnoma.
Por รบltimo, o envio de navios nรฃo tripulados para รกguas cartografadas รฉ, ironicamente, uma espรฉcie de aventura em รกguas desconhecidas. As responsabilidades por acidentes e incidentes em navios nรฃo tripulados nos sete mares รฉ um atoleiro legal para o qual atualmente existe pouquรญssima legislaรงรฃo. ร medida que o progresso se desenvolve rapidamente na primeira viagem a navegar, os governos terรฃo que atar quaisquer brechas legais para manter as leis ร prova d’รกgua nas raras ocasiรตes em que as prรณprias embarcaรงรตes nรฃo sรฃo.
Apesar desses obstรกculos, o programa autรดnomo estรก funcionando, com muitos dos principais participantes do setor a bordo. A rรกpida ascensรฃo da tecnologia inteligente empurrou as possibilidades da logรญstica para os mares apenas na รบltima dรฉcada, com o cargueiro autรดnomo a poucos anos de sua primeira jornada. Contra o pano de fundo do progresso cada vez maior, as vozes discordantes podem tornar-se cada vez mais uma gota no oceano.