Especialista em comunicaรงรฃo e viralizaรงรฃo de vรญdeos Kim Archetti ensinaย a criar conteรบdos cativantes que irรฃo ficar na memรณria dos consumidores
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Sรฃo Paulo, julho de 2018- Saber como chamar a atenรงรฃo do seu pรบblico-alvo on-line รฉ fundamental para uma marca ganhar visibilidade e ser considerada uma influenciadora. Ao produzir e compartilhar conteรบdo relevante para os pรบblicos certos, aumenta-se significativamente o envolvimento do internauta.
Para Kim Archetti, especialista em comunicaรงรฃo, redes sociais e viralizaรงรฃo de vรญdeos, รฉ preciso seguir 4 passos para se conectar com o pรบblico: informar, ensinar, entreter e motivar. โSe a intenรงรฃo รฉ produzir um vรญdeo ou conteรบdo que ninguรฉm vai esquecer, รฉ preciso entreter e motivar o internauta, enquanto ย informa e ensina. Para isso, o conteรบdo deve ser inserido, por exemplo, em uma histรณria, uma piada ou atรฉ mesmo em uma parรณdia musicalโ, explica Archetti.
โFazendo um paralelo, รฉ a mesma estratรฉgia daquele professor de fรญsica ou quรญmica que ensina musiquinhas para que os alunos decorem as fรณrmulas. Esse tipo de professor marca a vida dos alunos, eles nunca se esquecem dele, porque o que foi ensinado era relevante – os alunos precisavam aprender- e, ao mesmo tempo, tambรฉm era divertido. Ou sejam esse professor segue os 4 pilares da comunicaรงรฃo, pois informa e ensina enquanto entretรฉm e motivaโ, diz.
Crie conteรบdo de valor que traga entretenimento
Segmentar seu pรบblico-alvo por funรงรฃo, setor e tamanho da empresa ajudarรก vocรช a entender que tipo de informaรงรฃo รฉ mais รบtil para eles. โUma vez identificado o pรบblico e o que ele quer saber, criar conteรบdo de entretenimento, e nรฃo apenas informativo, irรก captar a atenรงรฃo da maioria que acessar aquelas informaรงรตes, e o resultado serรก um engajamento infinitamente maior e um โboomโ de audiรชnciaโ da marca nas redes sociaisโ, explica o especialista.
Use e abuse do multimรญdia. Estudos recentes apontam que os usuรกrios retรชm informaรงรตes 65% melhores quando o texto รฉ acompanhado por conteรบdo visual e de รกudio. โCompartilhe informaรงรตes impactantes e de alta qualidade em seus vรญdeos, e reforce por que as informaรงรตes que vocรช compartilha sรฃo relevantes para seu pรบblico, e como isso irรก ajudar cada pessoa impactada a melhorar seus negรณcios. A marca pode se conectar ainda mais com seu pรบblico na internet compartilhando vรญdeos diretamente em postagens de blogs e redes sociaisโ, ensina Archetti.
Encontre o equilรญbrio entre informaรงรฃo tรฉcnica x motivaรงรฃo
Muitas marcas tentam mesclar os temas mais tรฉcnicos com conteรบdo de entretenimento e motivacional, mas nem sempre รฉ fรกcil encontrar um meio termo. โPoucas marcas dominam e lanรงam mรฃo de uma comunicaรงรฃo realmente eficiente, que รฉ a humortivacional – ou seja, a que mistura informaรงรตes tรฉcnicas e mensagens motivacionais. Isso sรณ se torna possรญvel seguindo os 4 pilares (informar, ensinar, entreter e motivar)โ, comenta o especialista.
Seja consistente. Todas as comunicaรงรตes e recursos de marketing utilizados devem contar a histรณria da marca. โConstrua uma narrativa consistente em todos os canais na internet, para manter os consumidores conscientes da trajetรณria da empresa e da sua mensagem. A consistรชncia em diferentes meios ajuda a criar uma marca com a qual leads e clientes podem contar, ย aumentando a lealdadeโ.
Sobre Kim Archetti – Especialista em comunicaรงรฃo, redes sociais e viralizaรงรฃo de vรญdeos, รฉ CEO & Founder da Awakim Academy – startup de educaรงรฃo com foco em comunicaรงรฃo e protagonismo. Tornou-se popular por seus shows como comediante de Stand-Up e Mestre de Cerimรดnias, e criou o mรฉtodo de palestras humortivacionais, com mais de 300 palestras feitas para empresas do Brasil. Em 2017, foi consagrado pelo pรบblico e prefeito de Sรฃo Paulo, Joรฃo Dรณria Jr. pela veiculaรงรฃo do vรญdeo “Recado ao Prefeito de Sรฃo Paulo”, que em poucos dias teve mais de 4,2 milhรตes de visualizaรงรตes e 100 mil compartilhamento orgรขnicos.