Por Josรฉ Formoso, CEO da Embratel
ย Nunca existiu um momento melhor do que esse para realizar mudanรงas transformadoras. Faltam apenas dois anos para entrarmos na terceira dรฉcada do sรฉculo XXI, cujo futuro serรก definido a partir do que estamos construindo hoje. Temos uma expressiva quantidade de recursos, possibilidades e oportunidades que irรฃo garantir o sucesso das empresas, mas, para isso, serรฃo necessรกrias importantes mudanรงas. Acontecerรฃo de dentro para fora e serรฃo marcadas por diversos desafios, mas, sem dรบvida, hรก mais oportunidades que ameaรงas. Bem-vindo a nova era, marcada por quem nรฃo tรชm medo de aprender!
As verdadeiras mudanรงas nรฃo acontecerรฃo simplesmente importando uma nova tecnologia ou um novo sistema de gestรฃo. Mudar serรก uma prerrogativa que exigirรก uma nova maneira de pensar, cuja visรฃo de futuro serรก o ponto central para repensar o que realmente devemos fazer para nos diferenciar do mercado.
Tecnologias que nos cercam jรก apontam para soluรงรตes jamais vistas. Porรฉm, sรฃo as escolhas e as pessoas que decidirรฃo o rumo a ser seguido. Diante desse mundo de multipossibilidades, teremos que escolher qual caminho iremos seguir para escolha da melhor estratรฉgia, do caminho de inovaรงรฃo e do formato de transformaรงรฃo esperado.
Nossas aรงรตes de hoje devem ser orientadas a partir de uma visรฃo de longo prazo, algo que รฉ muito difรญcil de implementar no Brasil. Por isso, รฉ possivel afirmar que รฉ um grande desafio dimensionar esse futuro, pois hรก mais dรบvidas que certezas. Nรฃo sabemos com precisรฃo o que irรก acontecer, mas รฉ certo que o novo ambiente empresarial serรก cada vez mais VUCA, do inglรชs: volรกtil, incerto, complexo e ambรญguo.
As estratรฉgias de negรณcios precisarรฃo ser construรญdas a partir do cruzamento de duas perspectivas. Primeiramente, temos que pensar nos clientes daqui a dez anos, sabendo que eles terรฃo uma nova maneira de pensar e de consumir. A partir disso, as empresas terรฃo que ser reformuladas por completo, com impactos operacionais, logรญsticos, econรดmicos e sociais. Terรฃo que usar novas estruturas de Telecomunicaรงรตes e de TI muito mais robustas, ampliando as demandas de conectividade, mobilidade, Data Center, Cloud Computing, comunicaรงรตes unificadas e colaboraรงรฃo, soluรงรตes digitais, seguranรงa e vรญdeo. ร certo que muitos produtos, serviรงos ou soluรงรตes que serรฃo essenciais daqui a uma dรฉcada provavelmente ainda nem foram desenvolvidos, dando um passo alรฉm ao crescimento exponencial da tecnologia ao longo dos รบltimos anos. A tecnologia mudarรก por completo a forma como as pessoas se relacionam, como vivem, como trabalham e como geram valor para a sociedade.
Diante de tantas novidades e dรบvidas, temos certezas sobre alguns comportamentos dos clientes no futuro. Primeiramente, sabemos que tudo serรก conectado. Os consumidores irรฃo precisar de um sistema que acompanhe seu modo de vidae os hรกbitos de consumo deverรฃo gerar um volume imensurรกvel de dados. Por isso, os modelos de negรณcios mais bem-sucedidos serรฃo os desenhados sob demanda, permitindo o consumo conforme a necessidade do momento. O trabalho serรก flexรญvel e a economia cada vez mais compartilhada.
O trabalho de redesenho das organizaรงรตes para o futuro deve comeรงar agora. A Embratel, por exemplo, jรก focada na oferta de soluรงรตes de conectividade, capazes de atender ร s necessidades dos clientes da prรณxima dรฉcada, de forma totalmente personalizada. Estamos nos preparando porque o mundo irรก demandar cada vez mais gestรฃo e serviรงos integrados. Sem a conectividade e a integraรงรฃo das tecnologias serรก subutilizada.
Todos os setores passarรฃo por grandes transformaรงรตes. A tecnologia mรฉdica irรก, por exemplo, acompanhar sintomas e prever atรฉ uma possรญvel parada cardiorrespiratรณria antes mesmo dela acontecer. No comรฉrcio, vocรช nรฃo irรก mais precisar carregar seu cartรฃo de crรฉdito ou qualquer outro dispositivo de compra. Seu prรณprio corpo serรก a sua senha. No setor do agronegรณcio, sensores instalados em grandes plantaรงรตes acompanharรฃo todas as informaรงรตes sobre o clima, sobre uso de defensivas e sobre o crescimento da plantaรงรฃo. A conectividade irรก alcanรงar todos os lugares.
Tudo indica que teremos um planeta totalmente conectado, com a inovaรงรฃo no centro dessa mudanรงa. Para analisar tantos dados e informaรงรตes, sistemas de Internet das Coisas (IoT) estarรฃo presente em todas as casas, ruas e empresas. Teremos Cloudficaรงรฃo, com a migraรงรฃo das redes Corporativas tambรฉm para Nuvem, somado virtualizaรงรฃo e a definiรงรฃo por software. Os ambientes serรฃo menos complexos e mais acessรญveis do que as soluรงรตes atuais. Mas, ainda assim, com performance, qualidade e, acima de tudo, seguranรงa.
Atuar nesse novo cenรกrio serรก um divisor de รกguas para as empresas que jรก estรฃo notado que ninguรฉm inventa nada fazendo as coisas do mesmo jeito. A grande maioria das pessoas fala de avanรงos por meio de produtos, mas entendo a inovaรงรฃo como um movimento e nรฃo como algo materializado e estรกtico. Inovar รฉ aprender, รฉ descobrir novas formas e รฉ mudar o jeito de ser. Inovar รฉ descobrir o que os clientes precisam antes mesmo deles pedirem โ ou de saberem.
As dimensรตes competitivas essenciais em 2020 e nas dรฉcadas seguintes apontam para quatro dimensรตes-chave de tecnologia (Conectividade, Cloud, Conteรบdo e Controle) e quatro dimensรตes-chave de mercado (Global, Local, Empresas e Consumo). Nesse cenรกrio, considerando as dimensรตes competitivas, teremos um novo desenho da tecnologia, da infraestrutura e das redes para suportar o crescente volume de variados dispositivos, a identificaรงรฃo persnalizada dos donos, o movimento de arquivos para Cloud (Nuvem) e consumidores cada vez mais plugados e exigentes. As empresas terรฃo que se preparar para conseguir melhor performance, melhor custo por transaรงรฃo e serviรงos de alta qualidade, sempre conforme o gosto de cada consumidor. O faturamento das companhias tambรฉm mudarรก, com receitas de produtos prรณprios, soluรงรตes de terceiros e de outros negรณcios que ainda sรฃo desconhecidos.
O que irรก definir sucesso nesse novo cenรกrio? A habilidade de mudanรงa. O conceito de transformaรงรฃo acaba muitas vezes sendo pensado a partir da ideia de uma uma nova tecnologia ou um novo processo. Transformar รฉ um imperativo polรญtico, e nรฃo um processo ou a compra de uma tecnologia. Assim como inovaรงรฃo, a transformaรงรฃo estรก na esfera das escolhas. ร uma opรงรฃo que as empresas irรฃo precisar definir para conseguir sobreviver.
Parece ilรณgico, mas muitas empresas ainda nรฃo partiram para a transformaรงรฃo. Isso estรก ocorrendo porque muitos profissionais sรฃo cรฉticos em relaรงรฃo a mudanรงas. O medo do desconhecido tem deixado muitos executivos paralizados. Mas, os lรญderes transformadores estarรฃo preparados para o novo, interessados em criar uma cultura que permite o aprendizado e preocupados em evoluir de forma contรญnua e sustentรกvel. Com isso, o caminho da transformaรงรฃo passarรก pela lideranรงa colaborativa e pela adaptabilidade das pessoas a esse novo cenรกrio.
Estamos no melhor momento para iniciar a transformaรงรฃo e equipar nossas organizaรงรตes com tecnologia de ponta e quebrando barreiras que pareciam imutรกveis. O maior desafio para esse avanรงo estรก na decisรฃo em querer fazer a transformaรงรฃo. Tomara que as empresas brasileiras faรงam sua liรงรฃo de casa, sem medo de errar para evoluir. Como disse o futurista americano Aalvin Toffler, โos analfabetos do sรฉculo 21 nรฃo serรฃo aqueles que nรฃo sabem ler e ou escrever, mas os que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprenderโ.