Levantamento coloca um ponto final em mitos, como a prática de infidelidade nestes estabelecimentos, e aponta a preferência dos casais no momento da escolha na realização de comemorações privativas
Uma pesquisa realizada pela Hello, agência de pesquisa de mercado e inteligência, em parceria com o Guia de Motéis, maior vitrine do setor moteleiro no país, acaba de revelar um importante cenário, que mostra o desempenho deste setor e do público frequentador dos motéis no Brasil. O levantamento, segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) esclarece alguns mitos que ainda persistem em povoar a realidade destes estabelecimentos.
“Atualmente, o Brasil possui cinco mil motéis. Somente na Grande São Paulo existe 300 motéis e no estado 1.200 estabelecimentos. Somos um mercado com grandes perspectivas. Para se ter uma ideia, na Semana dos Namorados deste ano, atraímos cerca de oito milhões de hóspedes em todo o Brasil. Essa pesquisa vem para desmistificar o perfil dos nossos hóspedes e revelar o novo momento do setor que vem se modernizando para oferecer uma experiência de lazer completa aos casais”, comenta Felipe Martinez, diretor da ABMotéis.
Foram entrevistados 1.710 frequentadores, de idade entre 18 a 65 anos, a respeito das suas preferências em 10 capitais do Brasil, sendo Porto Alegre, Distrito Federal, Fortaleza, Curitiba, Salvador, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Os clientes foram convidados a participar da pesquisa por e-mail, a partir da base de clientes cadastrados no portal Guia de Motéis, enquanto o público não frequentador foi identificado pela tecnologia de pesquisa digital Hello OnTarget®, que busca respondentes a partir da segmentação de hábitos e comportamentos de consumo na internet.
A partir da frequência com que utilizam os serviços de motéis, o público foi dividido em dois grupos, os Heavy Users, que frequentam pelo menos uma vez por mês, e os Ocasionais, que vão pelo menos quatro vezes ao ano.
Alguns pontos de destaque: 72% dos frequentadores de motéis do Brasil são casais de relacionamento fixo (namorados e casados). Somente 3% são relacionamentos extraconjugais e grande parte concorda que o motel é uma opção de lazer para o casal e adequado para comemoração em datas especiais.
Aliás, os motéis vêm ganhando espaço junto à preferência dos casais. Com a escalada dos preços de restaurantes, bares, cinema, entre outros, fazer um programa completo a dois no motel chega a representar uma economia de cerca de 50%. Isso porque nesses estabelecimentos, os clientes podem jantar um prato refinado elaborado por um chef, contando com o serviço da cozinha 24 horas, ter à disposição uma carta de bebidas de alta qualidade, desfrutar de tranquilidade privativa, assistir a um filme em HD (High Definition) e relaxar em uma piscina aquecida, hidro, ofurô e sauna, tudo dentro da suíte, sem entrar em seu automóvel e pagar um valet a cada etapa.
Conheça a pesquisa completa:
Perfil dos clientes: Relacionamento, gênero e idade
Tanto para os Heavy users como para os frequentadores Ocasionais, a maioria dos clientes têm parceiro fixo e 80% está trabalhando. Entre casados, casais que moram junto e solteiros com parceiro fixo, estão 73% do público de Heavy Users e 84% dos ocasionais, como mostra o gráfico abaixo.
Praticamente um quarto dos clientes ocasionais são casais que têm filhos, enquanto os solteiros com parceiro fixo ocupam a mesma proporção entre os Heavy Users.
A maioria do público respondente de Heavy Users é masculino, enquanto entre os Ocasionais esse número é mais equilibrado entre o público feminino. A idade média dos frequentadores é de 35 anos de idade.
Perfil dos casais
Mais de 70% dos Heavy Users costumam ir aos motéis com o parceiro fixo, esposo(a) ou namorado(a), enquanto entre os Ocasionais esse número chega a 85%. Além das datas especiais, a sexta-feira e o fim de semana são os dias mais comuns para utilizar os serviços.
Os motéis estão longe de ser espaço destinado para traição. A pesquisa revela que entre os clientes mais assíduos, a proporção de pessoas que utilizam os motéis para relações extraconjugais é de apenas 10%, já entre os Ocasionais o percentual cai ainda mais chegando a 3%.
Preço não é o fator mais decisivo
Apesar de o preço ser um importante na escolha do motel, os aspectos mais decisivos são relacionados à estrutura, limpeza e higiene do local. O mais importante é encontrar um espaço que ofereça um bom equilíbrio de custo-benefício, e não simplesmente o mais barato.
marcela@noticiaexpressa.com.br