Stibo Systems aponta os sinais que indicam problemas com dados nas empresas

Empresa sugere atenรงรฃo especial para recursos como Inteligรชncia Artificial e o uso de ferramentas de Analytics

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Armazenamento em Nuvem, conformidade regulamentar, violaรงรตes de seguranรงa – a lista de fatores que tem levado empresas a fazerem alteraรงรตes na maneira como gerenciam dados nos รบltimos anos รฉ infinita. Combine isso com o aumento drรกstico de dados vivenciado pela maioria das organizaรงรตes e a situaรงรฃo se torna altamente desafiadora. A Stibo Systems, lรญder global na oferta de soluรงรตes de Gestรฃo de Dados Mestres Multidomรญnio (MDM), alerta executivos de TI para o tema e lista nove sinais que indicam problemas relacionados a dados que a organizaรงรฃo precisa corrigir:

 

  1. Departamento de TI nรฃo se responsabilizar pela proteรงรฃo dos dados โ€“ Cresce o nรบmero de empresas que optam por terceirizar o gerenciamento de toda a infraestrutura de TI. Com isso, muitas equipes acreditam que seus provedores de serviรงos de tecnologia sรฃo responsรกveis pelo controle de dados. โ€œQuando se trata de seguranรงa e conformidade, seja local ou em Nuvem, a organizaรงรฃo รฉ responsรกvel por todas as informaรงรตes que possui. Especialmente se a empresa quiser obter resultados mais lucrativos a partir dos dados. ร‰ por isso que รฉ preciso considerar os dados como um desafio de negรณciosโ€, explica Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil.

 

  1. Maior incidรชncia de violaรงรฃo de dados โ€“ A frequรชncia e a gravidade das violaรงรตes de dados estรฃo aumentando. Segundo pesquisas recentes, no Brasil, os ciberataques duplicaram em 2017, causando prejuรญzos de US$22 bilhรตes para empresas brasileiras. โ€œSe nรฃo proteger os dados pessoais ou financeiros que detรฉm, a empresa estรก em riscoโ€, afirma Fornari. Segundo o executivo, as repercussรตes de uma violaรงรฃo de dados tornada pรบblica podem ter impacto devastador na reputaรงรฃo de uma organizaรงรฃo, derrubando os preรงos das aรงรตes.

 

  1. Capacidade de armazenamento diminuรญda โ€“ ร€ medida que o volume de dados da empresa aumenta, seus recursos de armazenamento diminuem. O incremento da capacidade significa aumento de custos. No entanto, muitas empresas sequer conhecem a natureza dos dados que estรฃo ocupando seu valioso espaรงo. Agora, as organizaรงรตes estรฃo percebendo que precisam se afastar de um sistema que salva tudo e incorporar outro que seja capaz de identificar e armazenar apenas dados essenciais, com informaรงรตes valiosas ou crรญticas para os negรณcios. โ€œAs funcionalidades de gerenciamento de dados, como a sincronizaรงรฃo de dados, bem como a correspondรชncia e a vinculaรงรฃo para evitar duplicaรงรฃo, ajudam a armazenar apenas o que vocรช precisaโ€, explica Fornari.
  2. Falta de preparo para o GDPR โ€“ A nova regulamentaรงรฃo europeia constitui uma mudanรงa radical no que diz respeito a proteรงรฃo de dados. As empresas devem tomar medidas para garantir que todos os funcionรกrios assumam a responsabilidade pela maneira como os dados sรฃo mantidos e gerenciados. โ€œO primeiro passo deve ser avaliar se os sistemas estรฃo preparados para gerenciar sob os requisitos da nova lei, incluindo os direitos dos seus clientes de receber informaรงรตes justas e transparentes sobre o processamento de seus dados, o acesso e o direito de retificaรงรฃoโ€, afirma Fornari. Segundo o executivo da Stibo Systems, a prรณxima medida รฉ investir em tecnologia que possa mesclar, limpar e gerenciar informaรงรตes para criar um registro confiรกvel, que elimine dados desatualizados, incompletos ou conflitantes.
  3. Fontes de dados nรฃo vinculadas โ€“ Organizaรงรตes que trabalham com sistemas legados fragmentados geralmente nรฃo conseguem utilizar seus dados. Eles correm o risco de nรฃo conformidade com os novos regulamentos se nรฃo puderem mostrar como suas informaรงรตes foram coletadas. โ€œIsso nรฃo significa que vocรช precisa substituir seus sistemas atuais, mas eles precisam ser capazes de conversar uns com os outros. Somente depois que os sistemas diferentes tiverem sido vinculados, e sua arquitetura padronizada, vocรช poderรก iniciar um processo de enriquecimento de dados. Como resultado, os produtos e serviรงos oferecidos aos clientes serรฃo mais personalizadosโ€, diz Fornari.
  4. Nรฃo poder tirar proveito de novas fontes de dados โ€“ Aย Internet das Coisas (IoT),dispositivos conectados a uma rede que se comunica entre si, resultou na produรงรฃo e na disponibilidade de um volume ainda maior de dados, cujo valor vem dos insights que podem trazer. Por exemplo, a manutenรงรฃo preventiva รฉ viรกvel se for possรญvel monitorar um dispositivo ou equipamento e observar como ele se comporta ao longo de um perรญodo de tempo – com a possibilidade de corrigir problemas antes que eles se tornem catastrรณficos e caros de reparar. Esse tipo de dado permite aย  tomada de decisรตes conscientes e proporcionaย  ร  organizaรงรฃo insights que podem ser usados para estimular a Inteligรชncia Artificial. Mas somente empresas com plataformas adequadas podem aproveitar e manipular os dados que estรฃo gerando.

 

  1. Falta de condiรงรตes para uso de Inteligรชncia Artificial – A capacidade de usar o Aprendizado de Mรกquina e algoritmos para informar decisรตes de negรณcios pode ser transformadora para as empresas. No entanto, muitas organizaรงรตes estรฃo ficando para trรกs quando se trata de pavimentar o caminho para seu uso. Investir em gerenciamento de dados tornou-se um meio de implementar a infraestrutura que um dia permitirรก ร  organizaรงรฃo aproveitar os benefรญcios da Inteligรชncia Artificial.
  2. Falta de precisรฃo com ferramentas de Analytics – Novas tรฉcnicas de avaliaรงรฃo oferecem a capacidade de obter mais inteligรชncia de seus dados. A Inteligรชncia Artificial pode ser usada para reformular informaรงรตes e oferecer aรงรตes inteligentes, enquanto as anรกlises da IoT permitem a manutenรงรฃo preventiva. As organizaรงรตes devem, portanto, usar a anรกlise de dados para extrair insights valiosos de negรณcios, desenvolver novos produtos e oferecer aos clientes melhor qualidade do serviรงo. Para isso, no entanto, รฉ preciso ter processos e sistemas em funcionamento que limpem as informaรงรตes armazenadas para que os profissionais possam analisar apenas dados significativos em vez de informaรงรตes imprecisas.
  3. Negligรชncia com experiรชncias do cliente – Os serviรงo e clientes devem estar no centro da estratรฉgia de dados das empresas. Juntamente com a conformidade, a criaรงรฃo de uma experiรชncia consistente estรก no topo da agenda para a maioria das organizaรงรตes, uma vez que os consumidores exigem elevados nรญveis de serviรงos. โ€œAo melhorar a qualidade dos dados mestres e obter uma visรฃo clara de cada um dos clientes, a organizaรงรฃo possibilita um engajamento personalizado que resultarรก em aumento de vendas e maior fidelidade do usuรกrio โ€, afirma Fornari.

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