Empresa sugere atenรงรฃo especial para recursos como Inteligรชncia Artificial e o uso de ferramentas de Analytics
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Armazenamento em Nuvem, conformidade regulamentar, violaรงรตes de seguranรงa – a lista de fatores que tem levado empresas a fazerem alteraรงรตes na maneira como gerenciam dados nos รบltimos anos รฉ infinita. Combine isso com o aumento drรกstico de dados vivenciado pela maioria das organizaรงรตes e a situaรงรฃo se torna altamente desafiadora. A Stibo Systems, lรญder global na oferta de soluรงรตes de Gestรฃo de Dados Mestres Multidomรญnio (MDM), alerta executivos de TI para o tema e lista nove sinais que indicam problemas relacionados a dados que a organizaรงรฃo precisa corrigir:
- Departamento de TI nรฃo se responsabilizar pela proteรงรฃo dos dados โ Cresce o nรบmero de empresas que optam por terceirizar o gerenciamento de toda a infraestrutura de TI. Com isso, muitas equipes acreditam que seus provedores de serviรงos de tecnologia sรฃo responsรกveis pelo controle de dados. โQuando se trata de seguranรงa e conformidade, seja local ou em Nuvem, a organizaรงรฃo รฉ responsรกvel por todas as informaรงรตes que possui. Especialmente se a empresa quiser obter resultados mais lucrativos a partir dos dados. ร por isso que รฉ preciso considerar os dados como um desafio de negรณciosโ, explica Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil.
- Maior incidรชncia de violaรงรฃo de dados โ A frequรชncia e a gravidade das violaรงรตes de dados estรฃo aumentando. Segundo pesquisas recentes, no Brasil, os ciberataques duplicaram em 2017, causando prejuรญzos de US$22 bilhรตes para empresas brasileiras. โSe nรฃo proteger os dados pessoais ou financeiros que detรฉm, a empresa estรก em riscoโ, afirma Fornari. Segundo o executivo, as repercussรตes de uma violaรงรฃo de dados tornada pรบblica podem ter impacto devastador na reputaรงรฃo de uma organizaรงรฃo, derrubando os preรงos das aรงรตes.
- Capacidade de armazenamento diminuรญda โ ร medida que o volume de dados da empresa aumenta, seus recursos de armazenamento diminuem. O incremento da capacidade significa aumento de custos. No entanto, muitas empresas sequer conhecem a natureza dos dados que estรฃo ocupando seu valioso espaรงo. Agora, as organizaรงรตes estรฃo percebendo que precisam se afastar de um sistema que salva tudo e incorporar outro que seja capaz de identificar e armazenar apenas dados essenciais, com informaรงรตes valiosas ou crรญticas para os negรณcios. โAs funcionalidades de gerenciamento de dados, como a sincronizaรงรฃo de dados, bem como a correspondรชncia e a vinculaรงรฃo para evitar duplicaรงรฃo, ajudam a armazenar apenas o que vocรช precisaโ, explica Fornari.
- Falta de preparo para o GDPR โ A nova regulamentaรงรฃo europeia constitui uma mudanรงa radical no que diz respeito a proteรงรฃo de dados. As empresas devem tomar medidas para garantir que todos os funcionรกrios assumam a responsabilidade pela maneira como os dados sรฃo mantidos e gerenciados. โO primeiro passo deve ser avaliar se os sistemas estรฃo preparados para gerenciar sob os requisitos da nova lei, incluindo os direitos dos seus clientes de receber informaรงรตes justas e transparentes sobre o processamento de seus dados, o acesso e o direito de retificaรงรฃoโ, afirma Fornari. Segundo o executivo da Stibo Systems, a prรณxima medida รฉ investir em tecnologia que possa mesclar, limpar e gerenciar informaรงรตes para criar um registro confiรกvel, que elimine dados desatualizados, incompletos ou conflitantes.
- Fontes de dados nรฃo vinculadas โ Organizaรงรตes que trabalham com sistemas legados fragmentados geralmente nรฃo conseguem utilizar seus dados. Eles correm o risco de nรฃo conformidade com os novos regulamentos se nรฃo puderem mostrar como suas informaรงรตes foram coletadas. โIsso nรฃo significa que vocรช precisa substituir seus sistemas atuais, mas eles precisam ser capazes de conversar uns com os outros. Somente depois que os sistemas diferentes tiverem sido vinculados, e sua arquitetura padronizada, vocรช poderรก iniciar um processo de enriquecimento de dados. Como resultado, os produtos e serviรงos oferecidos aos clientes serรฃo mais personalizadosโ, diz Fornari.
- Nรฃo poder tirar proveito de novas fontes de dados โ Aย Internet das Coisas (IoT),dispositivos conectados a uma rede que se comunica entre si, resultou na produรงรฃo e na disponibilidade de um volume ainda maior de dados, cujo valor vem dos insights que podem trazer. Por exemplo, a manutenรงรฃo preventiva รฉ viรกvel se for possรญvel monitorar um dispositivo ou equipamento e observar como ele se comporta ao longo de um perรญodo de tempo – com a possibilidade de corrigir problemas antes que eles se tornem catastrรณficos e caros de reparar. Esse tipo de dado permite aย tomada de decisรตes conscientes e proporcionaย ร organizaรงรฃo insights que podem ser usados para estimular a Inteligรชncia Artificial. Mas somente empresas com plataformas adequadas podem aproveitar e manipular os dados que estรฃo gerando.
- Falta de condiรงรตes para uso de Inteligรชncia Artificial – A capacidade de usar o Aprendizado de Mรกquina e algoritmos para informar decisรตes de negรณcios pode ser transformadora para as empresas. No entanto, muitas organizaรงรตes estรฃo ficando para trรกs quando se trata de pavimentar o caminho para seu uso. Investir em gerenciamento de dados tornou-se um meio de implementar a infraestrutura que um dia permitirรก ร organizaรงรฃo aproveitar os benefรญcios da Inteligรชncia Artificial.
- Falta de precisรฃo com ferramentas de Analytics – Novas tรฉcnicas de avaliaรงรฃo oferecem a capacidade de obter mais inteligรชncia de seus dados. A Inteligรชncia Artificial pode ser usada para reformular informaรงรตes e oferecer aรงรตes inteligentes, enquanto as anรกlises da IoT permitem a manutenรงรฃo preventiva. As organizaรงรตes devem, portanto, usar a anรกlise de dados para extrair insights valiosos de negรณcios, desenvolver novos produtos e oferecer aos clientes melhor qualidade do serviรงo. Para isso, no entanto, รฉ preciso ter processos e sistemas em funcionamento que limpem as informaรงรตes armazenadas para que os profissionais possam analisar apenas dados significativos em vez de informaรงรตes imprecisas.
- Negligรชncia com experiรชncias do cliente – Os serviรงo e clientes devem estar no centro da estratรฉgia de dados das empresas. Juntamente com a conformidade, a criaรงรฃo de uma experiรชncia consistente estรก no topo da agenda para a maioria das organizaรงรตes, uma vez que os consumidores exigem elevados nรญveis de serviรงos. โAo melhorar a qualidade dos dados mestres e obter uma visรฃo clara de cada um dos clientes, a organizaรงรฃo possibilita um engajamento personalizado que resultarรก em aumento de vendas e maior fidelidade do usuรกrio โ, afirma Fornari.
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