Apresentaรงรฃo da regiรฃo acontece durante duas rodadas de negรณcios em festival internacional de turismo
Entre os dias 20 e 22 de junho, o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCG CVB) esteve em Foz do Iguaรงu participando do Festival das Cataratas, considerado um dos principais eventos de turismo do Mercosul, com mais de oito mil participantes na atual ediรงรฃo.
Na atividade, o PGCG CVB marcou presenรงa na Rodada de Negรณcios do prรณprio Festival e na Rodada de Negรณcios Paranรก MICE. A primeira reuniu mais de dez compradores entre agentes de viagem, operadores de turismo, destinos e atrativos turรญsticos e meios de hospedagens do Brasil, Paraguai e Argentina.
Jรก a segunda contou com aproximadamente 15 organizadores de eventos do Brasil com a missรฃo de conhecer as empresas e regiรตes do Estado com capacidade para recepรงรฃo eventos.
Thaรญs Pius, presidente, e Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention, foram os responsรกveis por representar o Turismo de Negรณcios e Eventos dos Campos Gerais, explanando sobre as cidades e potencial da regiรฃo, incluรญdo a capacidade hoteleira, eventos tรฉcnicos jรก realizados e os espaรงos para atividades. โO Festival traz muito conhecimento sobre o turismo, contatos e feedbacks sobre o que precisamos ter ou melhorar, o que รฉ importante para sabermos atรฉ onde podemos avanรงar e quais eventos captar e apoiarโ, comenta a presidente.
O mesmo afirma o gerente executivo, Marcelo Amaral, ao citar a eficiรชncia de estar presente nas rodadas. โO Convention participa do Festival desde 2015 e hรก trรชs anos vem colhendo resultados positivos, pois expomos nosso potencial, mostramos que somos ativos e oportunizamos a regiรฃo participaรงรตes estratรฉgicas em aรงรตes com resultados em longo prazoโ.
Para apresentar os dados locais, os dois entregam mรญdias kits com pendrive, com vรญdeo institucional do PGCG CVB, Guia do Planejador de Eventos, textos da regiรฃo e fotos, e material dos associados e parceiros. Alรฉm disso, para apresentar um pouco da gastronomia local, sorteou duas Tortas na Lata, souvenir gastronรดmico do Fredericaโs Koffiehuis.
Jรก, entre as empresas participantes que conversaram com Thaรญs e Marcelo e conheceram mais sobre a regiรฃo estรก a Bussola Eventos, com atividade jรก realizada nos Campos Gerais. โJรก fizemos um evento em Carambeรญ e gostei muito dos fornecedores pelo comprometimento com a entregaโ, comenta a diretora, Paola Incerti.
Para ela, as rodadas de negรณcios sรฃo importantes, pois aproximam sua empresa de potenciais fornecedores e parceiros. โTer conhecido o Convention de Ponta Grossa foi muito interessante, pois vimos que esse contato jรก poderia ter trazido soluรงรตes, como para o evento que organizamos na regiรฃo e que tivemos, inicialmente, dificuldade em encontrar bons contatosโ.
E finaliza: โO Convention possibilita a ponte com fornecedores que tem o perfil de acordo com o evento que propomos, mas temos certeza que em breve faremos um contato para agendarmos visitas tรฉcnicasโ.
O que dizem os associados e parceiros participantes
Entre os associados participantes das rodadas de negรณcios estavam o Expresso Princesa dos Campos e a Bird Eventos, a primeira na Rodada de Negรณcios do Festival e a segunda na Rodada de Negรณcios Paranรก MICE.
Para o presidente do Expresso Princesa dos Campos, Florisvaldo Hudinik, o Festival das Cataratas รฉ um evento de alta qualidade tรฉcnica com รณtimas oportunidades para troca de informaรงรตes, ampliaรงรฃo do conhecimento e realizaรงรฃo de negรณcios para o setor de turismo.
Segundo ele, nos trรชs dias de Festival, a empresa teve a oportunidade de divulgar sua estrutura para o receptivo, ao setor de fretamentos, fazer contato com agรชncias e operadoras de turismo, mostrar diferenciais, alรฉm de abrir diversas frentes de negรณcios. โNas rodadas de negรณcios, por exemplo, fizemos contatos com empresas de todo o paรญs, que puderam conhecer nossas atividades e a qualidade do serviรงo Princesa dos Camposโ, comenta.
Jรก, entre os parceiros, estava a EDR Transportes, participando pela primeira vez do Festival para conhecer o mercado em formato benchmarking com finalidade de expansรฃo dos negรณcios.
โ[O Festival] superou nossas expectativas e nos ajudou com novos e promissores contatos. O Marcelo, do Convention Bureau, nos proporcionou uma grande oportunidade, pois os contatos que fizemos geraram perspectivas de negรณcios que serรฃo um grande inรญcio para a nossa regiรฃo em expandir o Turismo Receptivoโ, comenta Cristiane Digner, gerente de novos negรณcios da EDR.
Alรฉm da rodada de negรณcios, a EDR teve papel importante na presenรงa de Ponta Grossa no festival, pois disponibilizou transporte para a equipe tรฉcnica da Fundaรงรฃo Municipal de Turismo de Ponta Grossa e ร s rainhas da Mรผnchenfest. O Premium Vila Velha tambรฉm รฉ outra empresa com destaque, pois ajudou, com patrocรญnio, a produรงรฃo das sacolas com materiais de Ponta Grossa.