Hรก dez anos, um cliente insatisfeito contava para atรฉ 11 pessoas sobre uma mรก experiรชncia vivenciada com uma marca. O impacto era considerado grave e poderia colocar em risco o faturamento mensal de uma empresa. Mas esse cenรกrio mudou. Com a alta penetraรงรฃo da populaรงรฃo nas redes sociais, hoje um cliente insatisfeito tem condiรงรตes de mobilizar centenas de milhares de pessoas para muito alรฉm do territรณrio geogrรกfico da marca de maneira negativa. No Brasil, sรฃo mais de 130 milhรตes de internautas com potencial para interagir diariamente com marcas e outros consumidores no ambiente digital.
O grande desafio das organizaรงรตes, agora, รฉ compreender como tornar positiva a experiรชncia deste novo consumidor em canais de grande exposiรงรฃo e que demandam alta velocidade na resoluรงรฃo de problemas. Para Achiles Ferreira, coordenador do primeiro curso de graduaรงรฃo em Marketing Digital do Brasil, oferecido pelo Centro Universitรกrio Internacional Uninter, jรก hรก uma transformaรงรฃo acontecendo no mercado de trabalho: as marcas estรฃo ร procura de profissionais altamente especializados em interaรงรตes digitais. โEsse profissional precisa de formaรงรฃo sรณlida para concentrar esforรงos no relacionamento com clientes no ambiente virtual para garantir o crescimento do negรณcioโ.
ร interessante notar, avalia Achiles, que a exigรชncia por um novo perfil profissional, com expertise direcionada ao Marketing Digital, vem de uma mudanรงa no comportamento do consumidor que tem impactado a forma com que as marcas fazem comunicaรงรฃo. โA interaรงรฃo constante do consumidor trouxe desafios que o mercado nรฃo estava preparado para lidar. Um รบnico comentรกrio negativo pode gerar uma crise com crescimento exponencial em menos de 24 horasโ, explica.
Apesar de as marcas jรก estarem cientes desse novo poder dos consumidores, muitas empresas ainda nรฃo tรชm uma equipe preparada para gerenciar relacionamento por meio do ambiente digital. De acordo com pesquisa realizada em 2017 pela agรชncia Ad-Rank, 44% dos negรณcios pesquisados nรฃo tรชm definido um plano de aรงรฃo em mรญdias digitais. Alรฉm disso, 33% ainda estรฃo em processo de implementaรงรฃo. โร recomendรกvel que as empresas direcionem seu olhar de forma mais eficiente ao mundo digitalโ, acredita Achiles.
Marketing Digital: Mercado de trabalho promissor
Felipe Ferreira di Benedetto, 21 anos, comeรงou o curso de Marketing Digital no Centro Universitรกrio Internacional Uninter no segundo semestre de 2018. Segundo di Benedetto, a escolha foi influenciada pela sua experiรชncia e habilidade em lidar com as ferramentas de redes sociais. โJรก trabalhei com criaรงรฃo de conteรบdos para Facebook e decidi investir na รกreaโ, conta. A expectativa, avalia o estudante, รฉ que a graduaรงรฃo o ajude a se destacar no mercado de trabalho. โร uma รกrea que nรฃo para de trazer novidades tecnolรณgicas. A cada pรกgina de conteรบdo criada, surge uma demanda por um profissional capacitado para mediar o relacionamento com o clienteโ, ressalta.
Na Uninter, o curso de Marketing Digital รฉ oferecido na modalidade a distรขncia, com duraรงรฃo de trรชs anos. Sรฃo disponibilizados conteรบdos especializados aos estudantes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com apoio de tutores para orientaรงรฃo e dรบvidas que possam surgir no processo de aprendizagem. โNo EAD consigo administrar melhor meu tempo. Estudo onde e quando tenho disponibilidade e estou me adaptando bemโ. Alรฉm disso, o estudante tem a possibilidade de definir sua grade de estudo adequando ร s suas expectativas profissionais. โAinda nรฃo defini o perfil profissional, mas acho que vou investir na criaรงรฃo de conteรบdoโ, completa Felipe.
Graduaรงรฃo com perfil especializado
Segundo Achiles Ferreira, o mercado educacional e de treinamento na รกrea de marketing jรก estรก preparada para oferecer uma gama de possibilidades de formaรงรตes flexรญveis em Marketing Digital nas quais o profissional escolhe sua รกrea de atuaรงรฃo de acordo com as necessidades do mercado.
Para estudantes do curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital, do Centro Universitรกrio Internacional Uninter, sรฃo oferecidas suas possibilidades de formaรงรฃo. โO aluno pode realizar o curso de acordo com uma grade de disciplinas sugerida ou optar pela flexibilidade de aprendizagem e personalizaรงรฃo de perfil profissionalโ, conta Ferreira.
Na primeira opรงรฃo, os estudantes devem escolher a formaรงรฃo visando a construรงรฃo de um perfil profissional prรฉ-definido. โCriamos quatro modelos de grade curricular com formaรงรฃo prevista que representam possibilidades reais de trabalho na รกrea de marketing digitalโ, explica o coordenador. Assim, apรณs completar sua formaรงรฃo, o estudante pode direcionar sua busca profissional de acordo com os cargos oferecidos pelas empresas.
Jรก na segunda opรงรฃo, cada aluno do curso tem a opรงรฃo de montar sua prรณpria grade de disciplinas. โO curso apresenta 12 disciplinas fixas de marketing ao mesmo tempo em que oferece 12 disciplinas eletivas, escolhidas de um rol de 30 disciplinas relacionadas ao mercado de marketing digitalโ, afirma Achiles. Assim, o estudante fica livre para decidir seu foco profissional. โA Uninter mostra o seu pioneirismo ao criar grades flexรญveis, focadas no desenvolvimento profissional. Somos uma instituiรงรฃo que forma para a empregabilidadeโ, finaliza o coordenador.