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Maria Antonia vence a quinta temporada do MasterChef Brasil

Após conquistar o paladar dos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, Maria Antonia foi a grande campeã da quinta temporada do MasterChef Brasil. A final – assunto mais comentado no twitter mundial – foi considerada pelos jurados como a melhor entre amadores de todas as temporadas.

A participante abriu seu menu, intitulado “La Dolce Vita”, com um ragu de cogumelos com ovo mollet e trufas. O prato surpreendeu os jurados que o consideraram digno de bistrô. Na sequência, apresentou um pappardelle com ragu de ossobuco de vitela e farofa de tutano, como prato principal. Apesar de ter cometido algumas falhas na execução da massa, Maria conseguiu se garantir no sabor.

Por fim, a sobremesa: sorvete de mascarpone com biscuit a la cuillere e calda de chocolate com café. A cozinheira teve muita dificuldade para chegar à textura desejada e ainda se esqueceu de um ingrediente que seria importante para a sua receita, o café. Mesmo assim, foi eleita a melhor da noite.

A disputa foi bastante acirrada. Hugo, seu oponente, era um forte candidato ao título, favorito do público e da maioria dos outros competidores também. O paulista apresentou camarões no vapor e capuchinha servidos no caldo de tucupi de entrada; ragu de coelho com pirão de leite e brotos de agrião, como prato principal e maçã com especiarias e sorvete de conhaque, como sobremesa. Ele faturou uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu Ottawa, no Canadá. E, assim como a campeã, R$ 1 mil por mês, durante um ano, para fazer compras com o cartão Carrefour – fora os prêmios acumulados durante o programa.

Fechando a temporada, as emoções não ficaram restritas aos cozinheiros. Antes do anúncio do grande vencedor, Jacquin surpreendeu a todos ao revelar que será pai de gêmeos, comovendo Fogaça, Paola, Ana Paula Padrão e o público que acompanhava o último episódio.

Além do troféu MasterChef Brasil 2018, a campeã levou para casa, uma conta na Caixa com R$ 200 mil; uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris; o lançamento da Citroën, o C4 Lounge; eletroportáteis e utensílios da Tramontina by Breville; uma viagem para a Itália para conhecer a fábrica da Barilla e acompanhar a final do Worldpasta Championship; R$ 1 mil por mês, durante um ano, para fazer compras com o cartão Carrefour – fora os prêmios acumulados durante o programa; e ainda criar uma receita exclusiva de molho de tomate para a linha Pomarola Chef.

Maria Antônia acha que venceu a disputa por apresentar um cardápio coesa, mesmo assim, até o anúncio estava insegura em relação ao resultado: “Eu não estava esperando esse resultado, sinceramente”.

Sobre os próximos passos, ela diz ter consciência de que este é só o início de uma nova jornada: “É muita pretensão sair do MasterChef e achar que é um chef, o programa te dá ferramentas para ser profissional, então agora o meu objetivo é estudar pra seguir essa carreira, que é tão bonita”.

 

Relembre a trajetória da campeã

Maria Antonia conquistou o avental após vencer um duelo contra o italiano Stefano. Ela o derrotou ao preparar uma saltimbocca, prato tradicional da Itália, que arrancou elogios dos jurados.

A gaúcha demorou um pouco a realmente se destacar no programa, teve sua primeira vitória apenas no sétimo episódio ao reproduzir uma receita do chef Henrique Fogaça: barriga de porco com cuscuz marroquino, com vegetais e pururuca. Além desta, foram outras quatro vitórias individuais.

Maria foi quase eliminada duas vezes: ao encarar a prova de massas difíceis, na qual fez um plin que não agradou aos chefs e também quando teve que trabalhar com a carne de bode.

Passou a ser vista como uma possível finalista após cozinhar um filé mignon ao molho de chocolate. Logo após isso, engatou uma impressionante sequência de vitórias.

Na última prova de eliminação da temporada, enfrentou sua amiga Eliane. Em um embate extremamente emocionante, as duas tiveram que mostrar muito de seus repertórios ao utilizar ingredientes básicos consumidos no Brasil: feijão, banana e mandioca. Maria Antonia cometeu menos erros e, assim, chegou à final.

MasterChef Brasil, formato da Endemol Shine Group, é uma co-produção da Band com o Discovery Home & Health. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, na tela da Band (com transmissão simultânea no aplicativo da emissora para smartphones). A atração também vai ao ar às sextas-feiras, às 19h20, no Discovery Home & Health, com reapresentação aos domingos às 18h55. Saiba mais sobre o programa em www.band.com.br/MasterChef e curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bandtv. Siga também nosso Twitter (@bandtv) e Instagram (@bandtv).

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