Tornou-se comum para os brasileiros comprar voos, reservar hotéis, eletrônicos, perfumes e roupas pela internet, mas os viajantes de ônibus ainda não possuem esta cultura, porém, o cenário vem mudando a cada ano.
Dos 170 milhões bilhetes de passagem de ônibus que são emitidos por ano no Brasil, apenas 6% são realizadas pela internet. Porém, um dos maiores feriado do país, no carnaval neste ano teve aumento de 50% de vendas de passagens por internet, comparado a 2017. Este dado é uma amostra de que cada vez mais esta prática pode se tornar comum.
Segundo especialistas, apesar do brasileiro ser conectado, o fator de comprar o bilhete na rodoviária é muito pelo costume, e esta cultura poderá a diminuir cada vez mais se o mercado de venda de passagens e até as empresas de ônibus divulgar e incentivar as vendas on-line.
A compra de passagens pela internet é muito simples. O viajante preenche os dados, realiza o pagamento e recebe o bilhete eletrônico por e-mail. No dia da viagem é só apresentar o número do bilhete ou RG no guichê da companhia de ônibus escolhido e pronto. Os valores praticados dependem por empresa, mas muitas ofertas (principalmente em feriados) são feitas para compra on-line, saindo mais barato do que a compra no guichê.