Nos anos iniciais, município cresce 16,7% no Ideb e supera meta de 2021
Os dados do Ideb 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), apontaram um crescimento de 16,7% na qualidade de ensino na rede municipal de Floreal (SP). Com índice de 7,7 nos anos iniciais da Educação Básica, o município com pouco mais de 3 mil habitantes conquistou a 6aposição em nível estadual e a 34a nacional, superando não apenas a meta para 2017 (6,9), como a de 2021 (7,3). O índice de 7,7 em 2017 demonstra qualidade superior à média estadual (6,6) e, inclusive, à média nacional (5,8).
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb foi criado em 2007 e está entre os principais indicadores de qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O Ideb é obtido por meio da nota da Prova Brasil e da taxa de aprovação, e divulgado a cada dois anos.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a rede municipal de ensino florealense utiliza desde 2014 o sistema de ensino Aprende Brasil, que contempla material didático, apoio pedagógico, assessoria na gestão, formação continuada dos professores e sistemas de monitoramento de qualidade. Além disso, o sistema de ensino conta ainda com o Portal Aprende Brasil On – um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Além disso, o sistema possibilita ao gestor da escola, ao professor e aos familiares o acompanhamento do processo escolar, por meio de relatórios, com análises inteligentes sobre o desempenho de cada aluno ao longo de sua trajetória.
Para Damila Bonato, gerente de produto do sistema de ensino Aprende Brasil, esses números são resultado de um bom investimento e gestão educacional apropriada em conjunto com as escolas. “A partir do momento que a escola tem amparo pedagógico e bons materiais didáticos, o estudante começa a sentir a diferença – e isso reflete nos resultados”, afirma a gerente, que destaca também outras cidades paulistas com bons resultados no Ideb: Tarumã, Santa Isabel, Monte Azul Paulista, Macatuba, Bady Bassitt, Olímpia, Palmital – todas que já atingiram as metas previstas para 2021 e utilizam o mesmo sistema de ensino.