GPA, Eletropaulo, Grupo Boticário e Kroton economizam milhões com compras via soluções SAP Ariba

GPA, Eletropaulo, Grupo Boticário e Kroton economizam  milhões com compras via soluções SAP Ariba

Companhias líderes de seus setores de atuação têm otimizado processos de compras e vendas através da adoção das soluções SAP Ariba, a maior rede de empresas do mundo.

Atualmente, mais de 3,4 milhões de companhias – cerca de 350 mil delas na América Latina – utilizam as soluções SAP Ariba para gerenciar suas operações de procurement. Nos últimos 12 meses, essas organizações trocaram mais de 700 mil ordens de compras, que somaram aproximadamente US$ 106 bilhões, e faturaram mais de 1,2 milhão de pedidos, avaliados em cerca de US$ 18 bilhões.

Durante o SAP Forum Brasil 2018, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, gigantes como Grupo Pão de Açúcar, Eletropaulo, Kroton Educacional e Grupo Boticário contaram como utilizam a Ariba® Network e as aplicações baseadas em cloud para digitalizar suas operações de procurement e gerenciar desde as cotações até faturamentos e pagamentos de maneira simples e eficiente.

GPA
Com mais de 2.000 pontos de vendas, além de escritórios distribuídos por todo o Brasil, o Grupo Pão de Açúcar implementou as soluções SAP Ariba para digitalizar e padronizar tarefas, estabelecer fluxos e metodologias de processos de compras. “Em um mundo cada vez mais digital, veloz e conectado, a inovação na área de compras é mandatória”, avalia André Valle, gerente de inteligência de compras do GPA. Em uma iniciativa batizada Projeto Cobra, o grupo implementou em etapas quatro módulos de SAP Ariba: Sourcing Professional, para a padronização de processos entre as suas diferentes empresas, SLP (gestão de fornecedores), P2O (unificação de processos de backoffice) e Contract Management (gestão centralizada de contratos). “Com a implantação da ferramenta conseguimos dar maior transparência e rastreabilidade ao processo, bem como garantir de forma sistêmica todos os níveis de aprovações de alçadas previstos na política de compras”, conta Valle. O projeto foi implementado em 13 meses, sendo uma média de 3 meses por módulo, e trouxe benefícios expressivos para o negócio do GPA. Valle revela que desde outubro de 2017, R$ 6,1 bilhões em compras foram negociados através do SAP Ariba, que atualmente conta com mais de 28.500 fornecedores registrados. O GPA conseguiu realizar melhores negociações, que resultaram em uma economia de 14% em seus processos de compras. O gerente de inteligência conta ainda que o grupo eliminou controles por planilhas e otimizou a gestão de custos, com total controle sobre a formação de preços dos bens comprados.

Eletropaulo

Entre 2001 e 2015, a Eletropaulo tentou em vão adotar algumas soluções de e-procurement para padronizar seus processos de compras. “A falta de uma operação orientada por processos impediu o sucesso dessas ferramentas”, recorda Moacir Cunha, analista de suprimentos especialista da Eletropaulo. Em 2016, por decisão da AES nos Estados Unidos, então controladora da Eletropaulo,a empresa iniciou o uso do SAP Ariba. A companhia foi a primeira do grupo a ter 100% dos compradores dentro do sistema. “Eles eram responsáveis por 80% dos processos globais de compras”, conta Cunha. A partir dali a Eletropaulo passou a contar com rastreabilidade de processos e com informações facilmente auditáveis. Dois anos mais tarde, porém, a Eletropaulo deixou de ser controlada pela AES, e passou por um novo projeto para a criação de um ambiente SAP Ariba exclusivo para as suas operações. O projeto de reimplantação do SAP Ariba levou apenas três meses. “A reimplantação envolveu a migração de 1.870 projetos, 1.246 contratos e mais de 1.500 fornecedores para a nova base de dados”, conta Letícia Nascimento, analista de suprimentos sênior da Eletropaulo. Agora, a companhia aguarda a definição das diretrizes pela Enel, sua nova controladora, para o SAP Ariba. “Estamos aguardando as definições para atualizar os templates de Sourcing e Contracts, e acreditamos na expansão das funcionalidades do SAP Ariba para as empresas do novo controlador acionários”, finaliza Letícia.

Grupo Boticário

Usuário das soluções SAP Ariba desde 2015, o Grupo Boticário teve dificuldades em fazer a plataforma decolar entre os profissionais de sua área de compras. Mais de um ano depois de implementada a plataforma, o nível de adoção da ferramenta era de apenas 15%. “Em termos de tecnologia, a metodologia inicial funcionou, mas era preciso envolver mais as pessoas para alcançar os resultados esperados”, afirma Taís Stori, coordenadora de compras do Grupo Boticário. A companhia entendeu que era preciso envolver mais os compradores, fazê-los entender melhor os benefícios de usar o SAP Ariba, e decidiu relançar a plataforma. Agora com o suporte de um projeto de gestão de mudanças. Em parceria com a área de Recursos Humanos, a área de suprimentos desenhou um processo que envolveu desde a identificação dos problemas e mapeamento do público até a definição de papeis e responsabilidades, capacitação, comunicação e sensibilização dos 95 colaboradores da área de compras. Batizado de Rumo ao Ariba 70, o projeto teve o objetivo de elevar para 70% o nível de adoção do SAP Ariba. “Aprendemos que o sucesso das tecnologias está nas pessoas”, resumiu Tais.

 Kroton Educacional

Com a plataforma SAP Ariba Sourcing em operação há cerca de um ano e meio, a Kroton Educacional já registrou economias de mais de R$ 5 milhões em compras. Caio Marin, especialista de suprimentos estratégicos e consultor de SAP Ariba da Kroton, dividiu com a audiência do SAP Forum um pouco da experiência da maior instituição de educação do Brasil com a ferramenta de leilões. “Estabelecemos um processo de leilão que inclui desde a análise de demanda até a definição da melhor estratégia de negociação e a emissão de contrato”, revela o especialista. Atualmente, segundo ele, 100% dos processos de compras da Kroton estão incluídos no SAP Ariba Sourcing. Marin conta que o projeto de implementação da ferramenta levou seis meses, incluindo a capacitação de todos os stakeholders e colaboradores de suprimentos. O go-live se deu em abril de 2017 e, de lá para cá, a instituição realizou mais de 80 leilões.

Destaque da Semana

CEO do Grupo A.Yoshii é eleito Empresário do Ano no Paraná

Leonardo Yoshii é homenageado no Prêmio Líderes do Brasil,...

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

McDonald’s destaca a força do Big Mac em nova campanha

Para acompanhar o lançamento, marca também traz as versões...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor