O novo turista: os Millennials

O negรณcio de hospitalidade precisa se preparar para receber as novas demandas que surgem por meio desta nova geraรงรฃo de turistas

*Por Clรกudio Cordeiro

O relatรณrio โ€œ2020 Hotel Trend Reportโ€, divulgado pelo portal especializado Hotel News Now, aponta que haverรก um crescimento no nรญvel de exigรชncia do mercado em relaรงรฃo ร  qualidade de serviรงos nos prรณximos anos. Essa mudanรงa vai se acelerar ร  medida que a geraรงรฃo nascida a partir da metade dos anos 1990 se tornar a maioria entre os viajantes.

O estudo mostra que atender os chamadosย Millennialsย รฉ uma oportunidade e tambรฉm um desafio para a indรบstria hoteleira. Por um lado, essa geraรงรฃo tem maior propensรฃo a gastar mais em viagens do que seus pais e avรณs. Por outro, nascidos e criados na Era da Internet, exigem serviรงos mais velozes, imediatos e satisfatรณrios.

Acostumada a pesquisar e comparar preรงos on-line, essa geraรงรฃo busca ofertas com boa relaรงรฃo custo-benefรญcio, mas nรฃo apenas isso. Trata-se de uma geraรงรฃo que tambรฉm valoriza a experiรชncia proporcionada pela viagem. Por isso, รฉ necessรกrio estar presente em todas as plataformas de venda possรญveis, em uma operaรงรฃo multicanal:ย smartphone, tablet, computador, venda fรญsica ou por telefone.

Nesse cenรกrio, a integraรงรฃo tecnolรณgica das empresas envolvidas no setor รฉ fundamental, nรฃo apenas entre os diversos elos da cadeia, mas tambรฉm com sistemas internacionais de reservas.ย Em resumo, รฉ esse funcionamento integrado que vai ajudar a garantir uma boa experiรชncia de compra aos clientes.

Em meus anos de experiรชncia, observo as mudanรงas de comportamento do consumidor final – o hรณspede. Antes, um cliente insatisfeito podia levar meses atรฉ gerar um boca a boca negativo para o hotel. Hoje, se houver algo errado, ele reclama nas redes sociais e nos sites de avaliaรงรฃo de serviรงos, antes mesmo de deixar o estabelecimento.

Todavia, mais importante do que a avaliaรงรฃo em si, รฉ a resposta que o hotel dรก a elas. No site Tripadvisor, por exemplo, mais de 60% dos usuรกrios consideram que um bom gerenciamento de respostas a crรญticas negativas faz com que eles tenham mais propensรฃo a fechar a reserva no hotel.

Essa capacidade de resposta pode aumentar muito com o uso da tecnologia. Ferramentas de big data e anรกlise de dados, que descubram o padrรฃo de comportamento dos hรณspedes, podem ajudar a administraรงรฃo do hotel a valorizar a experiรชncia de cada um deles e, assim, satisfazer melhor as necessidades especรญficas requeridas pelosย Millennials. E tecnologias, como o big data, serรฃo decisivas para refinar as ofertas de acordo com o desejo de cada tribo.

*Clรกudio Cordeiro รฉ diretor de Hospitalidade daย TOTVS

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