Primeiro lançamento mundial da Renault realizado no Brasil e veículo mais vendido da marca no país, o Sandero acaba de atingir a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Atualmente, o veículo é comercializado nas versões Authentique, Expression e GT Line, além do aventureiro Stepway e do esportivo R.S. 2.0. Mais de dez anos após seu lançamento, o carro continua um grande sucesso no mercado nacional com o melhor espaço interno entre os automóveis compactos. O Sandero está entre os veículos mais vendidos do pais.
“O Sandero é sucesso desde o seu lançamento e é reconhecido pelo seu grande espaço interno e robustez. Chegar a 1 milhão de unidades fabricadas é uma grande vitória e motivo de orgulho para todo o time Renault”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.
Além de abastecer o mercado interno, o Sandero também é comercializado na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Desde seu lançamento, as exportações do veículo diretamente da fábrica da Renault no Paraná já chegam a 210 mil unidades.
Projeto
Lançado no Brasil em 2007, o Sandero é um veículo concebido levando em contas as necessidades do consumidor nacional. Para isso, o desenvolvimento do carro foi realizado por designers e engenheiros sediados no país. Desde o início, o veículo tornou-se referência em robustez e em espaço interno no segmento dos hatches compactos, agradando tanto famílias quanto jovens solteiros em busca de um design atraente e um veículo prático, resistente e bem equipado. O veículo contava com as opções de motorização 1.0 e o 1.6, ambos 16V Hi-Flex.
Em 2011, o veículo recebeu um facelift, passando a contar com um design mais moderno, interior mais sofisticado e mais itens de conforto. Três anos depois, chegaria a nova geração. O Novo Sandero foi construído sobre uma nova plataforma, ou seja, nova estrutura, novo sistema elétrico, novo sistema de freios, de direção e novas suspensões, além de novo design e reformulação total do interior.
Além das séries limitadas, como Tweed, Tech Run e Vibe, a história do Sandero no Brasil também inclui versões que caíram no gosto do público.
Sandero Stepway
Lançado em 2008, um ano após a chegada do Sandero ao mercado brasileiro, o Sandero Stepway, que levava ao hatch compacto da Renault do Brasil uma pegada aventureira. O veículo trazia sob o capô o motor 1.6 16V Hi-Flex. Além do propulsor moderno e de ótima performance, o conjunto mecânico do Sandero Stepway também se destacava por seu alto nível de robustez. Esse atributo foi um dos pilares de todo o processo de desenvolvimento da base mecânica realizado pela equipe de profissionais do Renault Tecnologia América, centro de engenharia inaugurado em 2007, no Complexo Ayrton Senna.
O veículo também passou pelo facelift em 2011, apresentando uma personalidade própria em relação às demais versões. Para-choques mais encorpados, máscaras negras nos faróis e lanternas, além da altura elevada em relação ao solo marcaram esta versão.
Em 2012, o modelo ganhou a série limitada Rip Curl, feita em parceria com a conhecida marca multinacional de moda surfwear, destinada aos consumidores que procuravam um hatch completo com design atraente e detalhes diferenciados.
Em 2014, chegou a nova geração, com um visual ainda atraente, muita versatilidade e conectividade. Com ponto forte no design, o veículo trazia a imponência típica dos SUVs e pelos detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e sofisticação. E em 2016 ganhou uma nova série limitada Rip Curl.
No total, mais de 258,8 mil Sandero Stepway já foram produzidos. Sucesso desde seu lançamento, o veículo é hoje, um dos mais vendidos entre os compactos aventureiros, com 26% de participação no segmento.
Sandero R.S. 2.0
Em setembro de 2015, o Sandero ganhou um sobrenome de peso, com a chegada da versão R.S. 2.0, o primeiro Renault Sport fabricado e comercializado no Brasil. A versão que manteve a carroceria do Sandero com um DNA das pistas para as ruas, trazendo importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, entre outras) e estéticas. Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo.
Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado. O Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.
Em maio de 2017, a versão ganharia uma série especial com visual ainda mais esportivo, com a nova série limitada batizada de Racing Spirit, trazendo de série pneus Michelin PS4 associados a rodas de 17 polegadas, com pinças de freio e a parte central pintadas em vermelho. A cor vermelha, que remete a esportividade no mundo todo, está presente no contorno inferior do para-choque específico com desenho das lâminas em estilo F1, espelhos retrovisores, difusor e nova faixa lateral com a inscrição “Racing Spirit”, além disso, traz uma exclusividade da versão, uma placa de câmbio com numeração exclusiva e teto do interior em preto.