Qual รฉ a chave para comeรงar um plano de marketing? Comeรงa na definiรงรฃo do seu produto, passa pela definiรงรฃo do pรบblico alvo e da proposta de valor – detalhes fundamentais para a sua empresa ย comeรงar muito bem.
Quais sรฃo os primeiros passos partindo do zero? Ediney Giordani, CCO da KAKOI Comunicaรงรฃo, listou os primeiros passos para que uma aรงรฃo de marketing deslanche o seu negรณcio!
1 – Acredite de fato no seu produto
Amar e acreditar naquilo que estรก vendendo รฉ o ponta pรฉ inicial. O especialista da KAKOI Comunicaรงรฃo รฉ claro ao afirmar que se o dono do negรณcio nรฃo se apaixona pelo seu prรณprio produto, outras pessoas tambรฉm nรฃo irรฃo:
โDefina quem รฉ o seu pรบblico, como ele se relaciona com vocรช e o motivo dessa pessoa alvo comprar de vocรช e nรฃo do seu concorrente. A partir daรญ vocรช jรก tem um รณtimo ponto de partida.โ
2 – Entenda o seu pรบblico alvo
O pรบblico alvo nem sempre รฉ o pรบblico consumidor e isso fica bem claro quando analisamos produtos destinados para crianรงas. Um novo chocolate precisa ter aรงรตes de marketing para crianรงas, mesmo sabendo que quem vai comprar รฉ o adulto:
โSe nรฃo entender o seu pรบblico final, dificilmente uma aรงรฃo de marketing sairรก triunfante. Cada aรงรฃo precisa de tempo de criaรงรฃo, de aprovaรงรฃo, de veiculaรงรฃoโฆ e tudo isso significa tempo e dinheiro. Aรงรตes pontuais nรฃo podem se dar ao luxo de esperar para ver se uma aรงรฃo vai dar certo, sem nenhum estudo. Se nรฃo souber quem รฉ o consumidor final, as aรงรตes jรก nascem mortas.โ analisa Ediney.
3 – Imagem marcante
Apรณs definir o produto e/ou serviรงo, o prรณximo passo รฉ a criaรงรฃo da identidade visual – que comeรงa com um logotipo adequado. A logotipia, que รฉ a junรงรฃo de um desenho mais a tipologia usada para compor a marca, รฉ a cara com que a empresa deve conviver por muitos anos. O principal, para Ediney Giordani, รฉ que esta marca seja clara e de fรกcil assimilaรงรฃo, daquelas que se reconhecem ao longe.
4 – Tenha uma agรชncia cuidando de tudo
As grandes aรงรตes de marketing nascem de agรชncias de comunicaรงรฃo ou publicidade e a explicaรงรฃo รฉ bem simples: Ali estรฃo os profissionais antenados com aรงรตes de marketing.
O dono do negรณcio conhece muito bem do seu produto e mercado, mas dificilmente saberรก quando รฉ o melhor momento para uma aรงรฃo de marketing por mailling ou qual horรกrio serรก melhor para divulgar um vรญdeo nas redes sociais:
โAs empresas de sucesso possuem uma agรชncia cuidando do seu marketing. Estas gigantes sabem que รฉ muito importante ter alguรฉm pensando e criando o tempo todo, analisando informaรงรตes e direcionando a verba destinada ร s promoรงรตes de maneira eficiente. Se nรฃo houver possibilidades de contratar uma agรชncia ou um profissional, o que eu indico รฉ fazer e ter por conta. Vai estudar, ver vรญdeos no Youtube, analisar casos de empresas do mesmo ramo que ย o seu. Sรณ nรฃo pode deixar de fazer marketing.โ
5 – Monitoramento constante
A importรขncia do monitoramento e da auditoria das campanhas de marketing รฉ tรฃo grande quanto a criaรงรฃo do produto. Nenhuma campanha nasce pronta e segue como nasceu, e Ediney explica a necessidade de anรกlises periรณdicas e adequaรงรตes contรญnuas destas aรงรตes:
โA tecnologia traz agilidade. Ter um profissional constantemente analisando o que acontece evita que essas campanhas de marketing percam o seu timing. Essa anรกlise depende de tempo e, รฉ por isso que um profissional custa mais caro. ร este especialista que estรก administrando o seu dinheiro e precisa fazer resultado com isso.โ
6 – E as redes sociais?
Empresas de todos os segmentos e tamanhos usam e abusam destas ferramentas. Sabe aquela peรงa de Facebook bem bonita do seu concorrente, que teve muitos LIKES e todos estรฃo falando? ย ย Pode saber que o seu concorrente contratou uma agรชncia de comunicaรงรฃo para gerir as suas redes sociais e jรก estรก se destacandoโฆ
โUma empresas contrata uma agรชncia de comunicaรงรฃo para as redes sociais pelo mesmo motivo que vocรช contrata um aรงougueiro para o aรงougue ou um mรฉdico para cuidar da sua saรบde. Cada um tem uma especialidade e ela deve se dedicar sem perder o foco com outras coisas. Uma agรชncia pode fazer o trabalho com competรชncia e gerar resultados mensurรกveis.โ ย completa Ediney.
Sobre a Kakoi Comunicaรงรฃo
A KAKOI Comunicaรงรฃo รฉ uma empresa que tem como objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com aรงรตes simples, porรฉm focadas no compromisso de abranger qualidade X resultado.
A kakoi realiza serviรงos como construรงรฃo de sites, aplicaรงรฃo de SEO para posicionamento nos motores de busca, gestรฃo de redes sociais, criaรงรฃo de templates e backgrounds personalizados, construรงรฃo de landing pages, desenvolvimento e acompanhamento de campanhas Adwords, conteรบdos para site, assessoria de imprensa, identidade visual, capacitaรงรฃo e treinamento, entre outros.
Site: www.kakoi.com.br