Por Celso Kleber, Diretor Executivo da Resource
Basta uma rรกpida olhada por aรญ para perceber que os bancos trabalham para serem cada vez mais digitais. O motivo รฉ simples: nรณs, clientes, queremos mais mobilidade, sempre impulsionados por todas as novas plataformas de conectividade. Mas serรก que investir em novos apps e sites serรก o suficiente para transformar as instituiรงรตes bancรกrias em empresas realmente prontas para a nova era da informaรงรฃo? A resposta, definitivamente, รฉ nรฃo.
A transformaรงรฃo digital das companhias do setor financeiro vai muito alรฉm da ponta de atendimento virtual que vemos diariamente. ร por isso, em sรญntese, que o surgimento de aplicativos e assistentes virtuais de todos os tipos รฉ apenas parte de uma longa jornada, que precisa incluir obrigatoriamente uma sรฉrie de processos complexos dentro das corporaรงรตes. Afinal, de que adianta ter um sistema totalmente digitalizado, se as exigรชncias burocrรกticas e os processos dentro das empresas continuarem os mesmos?
Nรฃo por acaso, os bancos que atรฉ aqui se adaptaram melhor ร nova realidade da tecnologia baseada em dados e anรกlises sรฃo justamente aqueles que entenderam que TI e inovaรงรฃo sรฃo os principais diferenciais para impulsionar seus negรณcios. Entenderam que inovar e aplicar tecnologia de ponta รฉ o que ajudarรก suas instituiรงรตes a reduzir os custos, melhorar os serviรงos e atrair novos clientes.
Esse cenรกrio nos ajuda a entender porque o investimento em tecnologia no setor bancรกrio tem aumentado gradativamente. Segundo a Febraban, o segmento destinou R$ 19,5 bilhรตes em atualizaรงรตes de TI ao longo de 2017. A quantidade de acessos digitais tem se multiplicado recorrentemente, com o Mobile Banking e o Internet Banking, consolidando-se como os canais preferidos dos brasileiros para acesso aos serviรงos, sendo utilizados em mais da metade do total das transaรงรตes realizadas no ano passado.
Os dados comprovam que investir em TI รฉ essencial para obter potenciais vantagens competitivas e atender uma nova cultura de consumo dos clientes, mas nรฃo apenas por isso. Em um cenรกrio complexo como o setor financeiro, as empresas precisam enxergar a tecnologia tambรฉm como uma forma prรกtica de buscar o equilรญbrio dos custos e a eficiรชncia produtiva das equipes.
Para isso, รฉ importante que as transformaรงรตes de hardware e software sejam analisadas sob o ponto de vista da otimizaรงรฃo dos recursos dos bancos. ร preciso pensar em opรงรตes que facilitem a vida dos usuรกrios e que tambรฉm ajudem as instituiรงรตes a serem mais rentรกveis e estรกveis. Com o aumento dos acessos via mobile, รฉ fundamental investir no desenvolvimento de soluรงรตes que agreguem valor ร rotina dos clientes e simplifiquem o dia a dia das equipes internas das empresas.
Assinatura digital
Uma das aplicaรงรตes que tem ganhado destaque para que esse objetivo seja alcanรงado รฉ a assinatura digital. Um contrato assinado digitalmente รฉ capaz de eliminar parte da cadeia de processos do banco e, ao mesmo tempo, otimizar o tempo de atendimento ao cliente. Alรฉm disso, essa soluรงรฃo tambรฉm permite reduzir a demanda por armazenamento fรญsico e virtual, proporcionando mais eficiรชncia e produtividade para as instituiรงรตes.
A boa notรญcia รฉ que esses recursos existem e estรฃo disponรญveis em diferentes formas como reconhecimento por assinatura (gafometria), autenticaรงรฃo biomรฉtrica (impressรฃo digital ou facial), tokenizaรงรฃo e atรฉ mesmo biometria de voz, que vem ganhando forรงa como opรงรฃo para operaรงรตes de telemarketing, por exemplo.
Seja qual for a opรงรฃo escolhida, o fato รฉ que quanto mais digital e rรกpido for o atendimento, mais atrativa a operaรงรฃo para os clientes. Em uma era dominada por interaรงรตes em tempo real รฉ imprescindรญvel que as instituiรงรตes bancรกrias foquem em entregas mais assertivas, completas, seguras, de alta disponibilidade e com a melhor relaรงรฃo de custo/benefรญcio. Garantir a experiรชncia do usuรกrio deveria estar no topo das prioridades das organizaรงรตes. O uso da tecnologia para tornรก-la moderna, transformadora e digital รฉ o caminho mais indicado para as empresas que buscam se destacar.