O que é Marketing Digital? Conceitos e benefícios

Este guia de marketing digital visa fornecer uma visão geral básica e uma compreensão fundamental do marketing digital.

O marketing digital refere-se a qualquer tipo de atividade de marketing que aplica quaisquer formas de tecnologia digital. As atividades de marketing digital incluem pesquisa de mercado usando ferramentas de pesquisa de marketing digital, como o Google Keyword Planner, analisando o desempenho de marketing usando software de análise digital como o Google Analytics e lançando anúncios digitais usando plataformas de publicidade digital como o Google Ads.
Em comparação com os métodos tradicionais de publicidade, como impressão, outdoors e TV, o marketing digital é basicamente orientado por dados. Atualmente, muitas plataformas populares de publicidade digital fornecem acesso a relatórios de campanha para análise abrangente de dados.

O que são canais digitais?

No marketing digital, um canal digital é a forma como os bens e serviços chegam ao consumidor eletronicamente.

Exemplos de canais digitais incluem:

  • Pesquisa orgânica (por exemplo, Google)
  • Pesquisa paga (por exemplo, Bing)
  • Canais de publicidade digital (por exemplo, anúncios gráficos)
  • O e-mail
  • Afiliados (por exemplo, ShareASale)
  • Canais de mídia social (por exemplo, Facebook)
  • Relações Públicas Online (por exemplo, Comunicados à Imprensa)
É um equívoco comum que o marketing digital seja um canal único. Não é incomum ouvir os profissionais de marketing de nível básico definindo o marketing digital como marketing de mídia social, marketing de pesquisa, publicidade digital, etc. Na maioria das vezes, as campanhas de marketing digital aplicam estratégias de vários canais (multicanal), como uma combinação de marketing de mecanismo de pesquisa, marketing de conteúdo, publicidade gráfica e marketing por e-mail.
Não confunda isso com o omni-channel, que, como o multicanal, também envolve o engajamento de clientes por meio de vários canais. O Omni-channel é definido com mais precisão como o fornecimento de uma experiência de cliente consistente, unificada e perfeita, independentemente de o cliente interagir com uma marca nas mídias sociais, na loja física ou na loja on-line. Folhetos físicos que imprimem códigos QR para vincular o cliente à loja on-line e sistemas de associação que personalizam recomendações de produtos com base no histórico de compras do cliente, tanto on-line quanto off-line, são exemplos de estratégias omnicanal.
O marketing digital pode e deve ser integrado a canais de marketing off-line, como anúncios impressos, eventos da indústria ao vivo, estandes pop-ups e promoções na loja para maximizar o alcance do mercado-alvo e alimentar os clientes.
Um exemplo de integração de marketing on-line / off-line seria o lançamento de uma feira (off-line) e o lançamento de uma campanha de publicidade do Facebook (on-line) para promover o evento off-line. E durante o evento (offline), coletar detalhes pessoais de leads, como e-mails e números de telefone, para acompanhamento por e-mail e marketing móvel (on-line).

Disciplinas e Subconjuntos de Marketing Digital

Não confunda disciplinas com canais, no entanto. Um canal digital é um meio digital que as organizações usam para comunicar ou entregar mensagens aos consumidores, enquanto uma disciplina de marketing digital é um ramo do conhecimento ou um campo de estudo no marketing digital. Por exemplo, a otimização de mecanismos de pesquisa e o marketing de mecanismo de pesquisa são disciplinas separadas, mas ambos têm como alvo o mesmo canal digital – as páginas de resultados de mecanismos de pesquisa.

As disciplinas e subconjuntos de marketing digital incluem:

O que é uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital é diferente de uma campanha de marketing digital. Ao falar sobre estratégia de marketing digital, estamos nos referindo a um plano mestre ou a um plano para alcançar uma meta macro ou de longo prazo. As campanhas, por outro lado, são as táticas específicas usadas para alcançar mais objetivos micro e de curto prazo dentro da estratégia de marketing digital.

Semelhante a muitas outras formas de marketing, uma estratégia de marketing digital envolve:

  • Definir perfis de clientes
  • Definir objetivos de marketing
  • Alinhamento de metas do clientes e marketing
  • Identificar mercados-alvo
  • Realizar análise competitiva
  • Gerenciar e alocar recursos adequadamente para atingir os objetivos
  • Rever e otimizar o desempenho da campanha

Exemplo de uma estratégia de marketing digital e campanha de marketing digital

Por exemplo, uma estratégia de marketing digital inclui a definição de objetivos de marketing com base na análise de informações de mercado e públicos-alvo, seleção de canais e plataformas de marketing digital, determinação de táticas de distribuição específicas e definição de KPIs de marketing macro para medir o desempenho da estratégia de marketing digital .
Por outro lado, um exemplo de uma campanha de marketing digital gira em torno da criação de reconhecimento da marca (objetivo micro), ao lançar uma campanha de marketing viral (tática) em um canal de mídia social específico como o Facebook. KPI de curto prazo (micro)
Fonte: Equinet Academy