Especialista dá dicas de como usar a ferramenta para garantir a visibilidade de micro, pequenas e médias empresas
Segundo dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), o número de empresas abertas no Estado em 2022 teve um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período de 2019, o que representa 1,56 milhão de empresas ativas no estado, um dos números mais altos da história. Dessas empresas, a maioria corresponde a MEIs, com 75,34%, LTDA, com 21,38% e empresas de Natureza Jurídica Empresário, com 2,75%. Esses números mostram a força das pequenas e médias empresas na economia do Estado e apontam sobre a importância das estratégias de marketing que garantam a atração de clientes.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer empresa, principalmente para micro, pequenas e médias (PMEs). “As PMEs podem sentir uma dificuldade maior para atrair clientes e impulsionar o crescimento de seus negócios, pois muitas vezes competem entre si e também com empresas de grande porte, que têm acesso a uma divulgação mais efetiva de seus produtos e serviços. Mas, por outro lado, as PMEs podem ter uma acesso mais próximo e personalizado aos seus clientes, ponto que deve ser priorizado junto às estratégias de marketing”, afirma.
Frederico explica que contar com uma estratégia de marketing que garanta a atração dos clientes é fundamental, sendo que o primeiro passo é dar visibilidade à marca. “A empresa pode ter os melhores produtos e serviços do mundo, mas se ela não conseguir atrair os seus potenciais clientes, não vai conseguir se manter relevante no mercado. Sendo assim, é prioritário ter uma estratégia de marketing que leve em consideração dar visibilidade à marca, ajudando os clientes a encontrarem os seus produtos e, é claro, se manterem fiéis a ela”, reforça o especialista.
Estratégias de marketing para atrair clientes
1- Conheça o mercado
Comece estudando o mercado no qual a sua empresa está inserida por meio de: pesquisas de mercado, identificação da concorrência, tendências e compreensão das necessidades e preferências dos seus clientes Essas pesquisas ajudam a direcionar os esforços de marketing de forma mais eficaz e personalizada.
2 – Tenha um perfil de cliente definido
Nesse ponto, é fundamental saber qual problema você resolve para qual perfil de cliente. A depender do tipo de negócio, é recomendado ter uma definição de Público-Alvo e/ou Buyer Persona (“cliente ideal”), o qual deve ser guia de todo funcionamento do negócio. Para isso, as pesquisas e levantamentos de campo também são importantes, pois irão ajudar a criar os perfis de seus clientes ideais. Aqui também podem ser usados dados demográficos, comportamentais e pesquisas com pessoas reais, que já conhecem o seu negócio.
3 – Construa sua Marca
Para comunicar efetivamente o que sua empresa é, faz e representa, é essencial construir uma identidade clara. Para isso, é importante ter um “tom de voz” e uma narrativa que evidenciem o porquê o cliente deveria escolher seu negócio. E com base nessa narrativa, realizar a criação de um nome forte, logotipo impactante e uma seleção de cores e imagens que transmitam a sua identidade aos seus clientes. Com o logotipo criado, certifique-se de que ele esteja em todos os seus materiais como: publicidade, redes sociais, cartões de visita, assinatura de e-mail, etc.
4 – Tenha presença digital
Atualmente a presença digital é fundamental, para isso é importante ter um site profissional que seja responsivo e de fácil navegação. Além disso, certifique-se de que o seu site seja otimizado para mecanismos de busca (SEO), para melhorar sua visibilidade nos resultados de buscadores do Google, e foque no uso das redes sociais para criar conexões com o seu seu público e compartilhar conteúdo relevante sobre o universo da sua marca.
5 – Invista em marketing de conteúdo
Hoje em dia, o impacto das promoções e anúncios diretos é inferior à busca por conteúdo relevante e de qualidade, por isso, para criar proximidade com os seus clientes é importante contar com uma estratégia de conteúdo que seja capaz de impactar e responder às perguntas e necessidades dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de redes sociais, blogs, vídeos, infográficos e até mesmo podcasts. Lembre-se que ao compartilhar conhecimento e informações úteis, você se torna uma autoridade em seu setor.
6 – Mantenha a comunicação com seu cliente
Mantenha algum tipo de gestão do relacionamento com seus clientes, para identificar oportunidades de sanar necessidades por meio dos seus produtos e serviços. Acompanhe frequência de compra e evolução do Ticket Médio (volume de compra) para saber se seus clientes permanecem comprando com seu negócio – de modo a corrigir problemas de atendimento e entrega antes de perder o cliente definitivamente.
7 – Faça parcerias estratégicas
Considere estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas complementares à sua. Isso pode envolver a realização de promoções conjuntas, compartilhamento de público-alvo e cooperação em eventos. Parcerias bem escolhidas podem ampliar sua base de clientes de forma significativa.
8 – Invista em programas de fidelização e retenção de clientes
Retenção de clientes é tão importante quanto a atração de novos, para isso busque atingir a excelência empresarial – tornando-se cada vez melhor em sanar as necessidades dos clientes e reduzindo riscos de perda para concorrentes, uma vez que entregas ótimas e uma experiência de compra encantadora reduzem o risco do cliente buscar outras opções no mercado. Importante ter em mente que clientes satisfeitos são mais propensos a se tornarem defensores da sua marca e a recomendá-la a outros.
9 – Use o conceito da mensuração e da adaptação
Também é fundamental acompanhar o desempenho das suas estratégias de marketing, para isso considere a utilização de métricas relevantes, como taxas de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e métricas de engajamento nas redes sociais. Com base nesses dados, faça ajustes nas suas estratégias, adaptando-as ao cenário que se mostra mais promissor.
10 – Utilize o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta valiosa para empresas que atendem a uma clientela local, uma vez que possibilita que pessoas que estão numa determinada área encontrem a sua empresa por meio de pesquisas no Google. Aqui é importante entender que as avaliações positivas da sua empresa são fundamentais, uma vez que elas irão ajudar a colocar a sua marca na parte superior da listagem da ferramenta, ou próxima a ela, o que dá ao seu negócio mais credibilidade, fazendo com que as pessoas fiquem mais inclinadas a confiar em você.