Algumas expressรตes adquirem conotaรงรตes diversas daquela de sua origem, bairrismo รฉ uma delas. Em sentido lato รฉ o conjunto de qualidades de quem mora em determinado โbairroโ, se orgulha dele e defende seus valores, o conceito expande-se para cidades e atรฉ paรญses.
Em princรญpio รฉ uma atitude positiva, amar o seu โchรฃoโ รฉ condiรงรฃo para respeita-lo, desejar que seja respeitado e desenvolver a cidadania; infelizmente a ideia passou a associar-se a exclusivismo, chauvinismo, e ร s piores prรกticas de preconceito contra os โnรฃo residentesโ, โalienรญgenasโ, estrangeiros, como se apenas os nativos possuรญssem virtudes reais.
Muitos moradores de Curitiba tรชm pela cidade o que se pode chamar de bairrismo no bom sentido, ainda veem a preservaรงรฃo de รกreas verdes, o razoรกvel sistema de transporte coletivo, a boa limpeza urbana, atรฉ o clima um tanto desequilibrado, como fatores de valorizaรงรฃo da cidade e de morar nela. ย ย ย ย ย ย ย
Alรฉm desses aspectos, hรก que elevar a alma da cidade, expressa pelos seus habitantes, artistas, pensadores, mรบsicos, e dentre eles Poty Lazzaroto, que cantou como ninguรฉm a sua aldeia e tornou-se universal. ย
Napoleon Potyguara Lazzarotto, conhecido como Poty, foi desenhista, gravurista, ceramista e muralista. Sua importรขncia para as artes plรกsticas brasileiras, em especial as paranaenses, pode ser constatada em um passeio por Curitiba, mesmo quem nรฃo o conhece tem contato quase diรกrio com suas obras murais, sรฃo mais de quarenta: o frontรฃo do Teatro Guaรญra, painel da praรงa 19 de dezembro, no Centro Histรณrico, e muitas outras em vรกrios lugares da nossa e de outras cidades. Quem circula pela regiรฃo do Alto da XV, passa por um de seus painรฉis ร frente do reservatรณrio elevado da Sanepar, que representa a evoluรงรฃo do saneamento bรกsico no Paranรก; da mesma forma, no Aeroporto Afonso Pena hรก outro intitulado โo eterno sonhoโ que retrata o voo do homem, de รcaro ร viagem espacial. O estilo de Poty รฉ caracterรญstico e, embora pareรงa simples, inimitรกvel.
Ele realizou tambรฉm obras de menores dimensรตes e de qualidade excepcional, algumas de suas melhores gravuras sรฃo pequenas em tamanho, embora imensas na qualidade. Em 2014 algumas de suas obras foram tombadas pelo Conselho Estadual do Patrimรดnio Histรณrico e Artรญstico e reconhecidas como Patrimรดnio Cultural do Paranรก, e estรฃo localizadas em รกreas pรบblicas, como os painรฉis do Palรกcio Iguaรงu e Teatro Guaira.
Poty ilustrou obras de grandes escritores brasileiros, como Guimarรฃes Rosa e Dalton Trevisan. No caso de Dalton, a parceria vem desde os anos 1940 com a histรณrica Revista Joaquim, e pode-se afirmar que tanto Dalton quanto Poty sรฃo representantes inequรญvocos de uma maneira de ver a cidade de Curitiba e seus arredores, com os casais em guerra permanente do โVampiroโ expressando modos de avir e desavir caracterรญsticos e, da mesma forma, as paisagens urbano-bucรณlicas de Poty, seus carroรงรตes de โverdureira italianaโ, seus santos e personagens histรณricos, as paisagens que todos conhecemos e amamos retratadas de modo pessoal.
Todo fato cultural รฉ antes de tudo um fato, torna-se discurso, aรงรฃo ou objeto apรณs ser processado e catalisado por uma pessoa, grupo de pessoas, ou uma naรงรฃo. Depois, numa imbricaรงรฃo interessante e, quase sempre, instigante, produz novos fatos, aรงรตes, discursos e objetos. A melhor arte รฉ a que reflete de modo inequรญvoco o fenรดmeno primordial, expressando-o segundo uma visรฃo nova, peculiar, atรฉ revolucionรกria, que nos permite estabelecer a teia de significados da realidade, por meio das prรกticas do trabalho, das crenรงas, modos de viver de cada comunidade, compartilhamento dos sonhos e aspiraรงรตes.
Poty nos revela a cidade em que moramos e, tambรฉm, quem somos. ย ย ย
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.ย wcmc@mps.com.br