Expo InovAndo visava criar grupos de trabalho para encontrar soluções criativas para a demanda dos empresários
Na última quinta-feira (22), mais de dez empresas da região dos Campos Gerais participaram do “Expo InovAndo”, encontro promovido pelo Sebrae Paraná para os gestores dos empreendimentos apresentarem ao mercado suas novidades, entre lançamentos ou já em execução, nascidas com a finalidade de oferecer serviços e produtos inovadores ao mercado.
Entre diversas empresas presentes, estavam dois associados do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau: Luds Comfort Hotel e Belluno Massas, que incorporaram o processo criativo aos negócios e lançaram novidades para crescimento local e divulgação da marca e, consequentemente, fortalecimento da gastronomia e turismo local.
O Luds Comfort é o hotel mais novo em Ponta Grossa, e, mesmo sendo uma marca recente na hotelaria, já conquista diversos títulos, se destacando no Estado como um dos mais bem avaliados no Tripadvisor, Booking e Google.
Inovação faz parte da rotina do empreendimento, que iniciou sua história em anos difíceis e de muita dúvida no mercado. “É importante estar confiante de si para propor melhorias que podem parecer contrassensos a primeira vista”, comenta Henrique David Plattek, gerente de relacionamento do Luds.
Segundo ele, inovação vai além das grandes invenções tecnológicas como se imagina, está presente no relacionamento com o público, com a equipe e fornecedores. “Em nossa história tivemos inovações desde a concepção do negócio, seguido pelas decisões estruturais e de proposta de valor, porém isso foi feito sem um processo formal”.
O Sebrae, através do Programa Agente Local de Inovação (ALI), é um grande parceiro do hotel
no processo de implantação de inovações, como explica Henrique: “Eles nos incentivaram a fazer reuniões de equipe para avaliar questões que tinham espaço de melhoria, tanto por relatos e resultados internos como por feedback dos hóspedes. Pegamos tudo que sabemos coletivamente, colocamos em um caldeirão de visões diversificadas e tentamos implementar mudanças graduais”, finaliza.
Outra associada inovadora é a Belluno Massas Frescas, que anunciou uma parceria com o Mega Vantagens, um clube de fidelidade que gera cashback a ser usado como desconto em outras compras na empresa.
No projeto, inicialmente, os moradores de condomínios administrados pela Super Zelo e da Madol Imóveis, empresas do mesmo grupo, recebem um presente, como explica Thaís Pius “Neste início, o Mega Vantagens mandará um voucher com um presente da Belluno, onde haverá a indicação de retirada de uma porção de massas”.
Segundo a sócia da Belluno, a ideia de divulgar a empresa em condomínios surgiu em reuniões do grupo de trabalho, quando a empresa levantou a necessidade de aumentar a presença da marca, entretanto com pouco investimento. “Quando conversamos com o Mega Vantagens e falamos sobre nosso projeto, na hora eles toparam e falaram ações que poderíamos fazer em conjunto, o que foi importante para nós em continuarmos a ação”, finaliza.
Segundo Nádia Joboji, gestora de projetos do Sebrae Paraná: “O Expo Inovndo marca o encerramento do Programa, no qual os empresários contribuíram com o trabalho dos empresários parceiros, sendo mentores também, dando sugestões do que pode ser feito ou aperfeiçoado em produtos e serviços, ou seja trazendo um novo olhar, novas soluções e resultados, contribuindo assim com a sociedade”.
Já para Marcelo Amaral, gerente executivo do Convention, ver os associados inovando, mostra o desejo em sempre estar se atualizando quantos as necessidades do mercado, o que faz todo o setor melhorar. “Quando uma empresa inova, se torna referência, o que faz todo o mercado também querer estar no mesmo patamar e por isso, as inovações lançadas hoje são muito importantes para os Campos Gerais”.