Acedriana Vogel*
Oย suicรญdio na adolescรชncia e juventude รฉ algo que assusta familiares e intriga profissionais que lidam com a questรฃopor apresentar um paradoxo:ย oย sofrimento extremo, com um fim trรกgico, numa fase da vida associada a descobertas e alegrias, nรฃoย a tristezas e morte. Tema tabu, sobreย oย qual se preferia manter silรชncio,ย oย suicรญdio sempre foi um problema quase invisรญvel diante da sociedade.ย Oย crescimento lento, porรฉm constante nas รบltimas dรฉcadas, dos รญndices de suicรญdios entre jovens estรก chamando a atenรงรฃoย de todos.ย Oย รบltimo levantamento realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciรชncias Sociais, com base em dados do Ministรฉrio da Saรบde, mostra que, de 2000 a 2015, os suicรญdios aumentaram 65% entre indivรญduos de 10 a 14 anos e 45% entre os jovens de 15 a 19 anos.
Nรฃoย podemos considerar natural, nem permanecer indiferentes e se conformar com esses nรบmeros. Temos no Brasil trรชs mil crianรงas e jovens que se suicidam por ano.ย Oย suicรญdio nessa fase da vida รฉ normalmente associado a fatores como depressรฃo, abuso de drogas e รกlcool, alรฉm das chamadas questรตes interpessoais – violรชncia sexual, abusos, violรชncia domรฉstica e bullying. Se levarmos em conta que esses jovens passam boa parte do tempo naย escola, รฉ inevitรกvel concluir que os educadores tรชm um papel fundamental no sentido de ajudar a evitar situaรงรตes extremas como essas. Umย olharย maisย atento, umย olhar, de fato, pedagรณgico, que tenha a intenรงรฃoย de capturarย oย que passa no coraรงรฃoย desses estudantes, pode ajudรก-los a se encontrar – e, quem sabe, consiga contribuir para salvar uma vida.
No ambienteย escolarย hรก uma sรฉrie de situaรงรตes de relacionamentos que podem ser potenciais mutiladores. รs vezes, umย olharย mal interpretado, uma cobranรงa desproporcional, ou mesmo um gesto de indiferenรงa. Precisamos estar atentos: uma crianรงa com comportamento extremo que varia de timidez silenciosa a agressividade gratuita, deve ser acompanhada, vistaย maisย de perto. ร sim dever daย escolaย – de professores e gestores – se aproximar um poucoย maisย desses alunos, que muitas vezes estรฃoย pedindo socorro, para dizer a eles que existe alguรฉm naquele universo que se importa com eles. E aqui,ย oย sentido da palavra importar nos remete ao ato de trazer para dentro: eu me importo contigo, eu te trago no coraรงรฃo, por isso eu sou empรกtico com a tua dor eu me compadeรงoย com ela. Ou seja, estamos sofrendo nรณs dois juntos com a tua dor, coraรงรฃoย com coraรงรฃo. ร com esse tipo de postura – de compaixรฃoย – que aย escolaย pode ajudar a reduzir esses รญndices tรฃoย tristes. Nรฃoย podemos atuar apenas de maneira reativa, quandoย oย pior jรก aconteceu. Devemos lembrar sempre que adolescentes e jovens sรฃoย imediatistas.ย Ocรฉrebro, nesta fase da vida, ainda nรฃoย estรก plenamente maduro.ย Oย sistema de freios estรก em formaรงรฃoย e, por isso, sรฃoย indivรญduos que exigemย maisย atenรงรฃo.
Alรฉm dos fatores jรก mencionados acima, existem outras circunstรขncias que podem influenciar negativamente um jovem. A alta competitividade, a cobranรงa familiar e da sociedade por bom desempenho,ย oย dilema da escolha da carreira e ainda, um fenรดmenoย maisย recente, a incerteza sobreย oย futuro. Tudo isso, jogado sobre os ombros de alguรฉm jรก fragilizado por outras questรตes, pode empurrรก-lo para um abismo sem volta.ย Oย estudante de hoje vive uma situaรงรฃoย inรฉdita quando se trata de futuro: ele nรฃoย sabe se a profissรฃoย que ele estรก sendo obrigado a escolher agora ainda existirรก na sua vida adulta. Toda essa incerteza gera um vรกcuo entreย oย que ele รฉ hoje eย oย que ele quer ser amanhรฃ.ย Oย mundo atual padece de sentido e a gente sรณ se engaja numa operaรงรฃoย de vida quando a gente vรช sentido e significado nas coisas. Quando nรฃoย enxergamos horizonte na frente, parece que nos faltaย oย chรฃoย – e isso, na adolescรชncia, รฉ aindaย maisย intenso. Precisamos, portanto, estar em constante vigilรขncia. Porque situaรงรตes pequenas podem ser somadas a outras tantas pequenas – ou nem tรฃoย pequenas assim – e acabam se transformando numa situaรงรฃoย limite e impossรญvel de ser revertida.
*Acedriana Vogel รฉย diretora pedagรณgica da Editora Positivo.