Grande parte das empresas perde cerca de 25% ou mais tempo de trabalho com atividades de baixo valor. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Bain & Company, que também apontou a complexidade organizacional como um dos pontos que levam as empresas a terem esse desperdício, que, transformado em horas, equivaleria a 10 horas semanais perdidas por colaborador. Inverter esse quadro é um desafio no ambiente corporativo, mas não impossível.
As reuniões de negócio e alinhamento de tarefas, quando bem estruturadas, ajudam a gerar mais produtividade e motivação. Apesar das inovações tecnológicas, a interação face a face ainda é responsável por bons resultados, uma vez que estreita laços e permite decisões rápidas. Entretanto, para otimizar esse processo, algumas empresas têm optado pela realização de reuniões e brainstorms fora do escritório.
“Muitas reuniões são interrompidas por ligações, clientes, e-mails e outros fatores que acabam tirando o foco dos participantes. Ambientes mais descontraídos geram uma redução de estresse e mais dedicação ao assunto tratado. As pessoas se sentem mais à vontade para expressar suas opiniões”, comenta a gerente comercial do Marriott São Paulo Airport, Aline Rubbo. Ela adiciona que, nos últimos anos, o hotel viu um crescimento na procura por espaços para reuniões, com destaque para as realizadas ainda pela manhã. “Como recebemos muitos executivos em trânsito, eles otimizam sua estada no hotel e utilizam o horário do café da manhã para adiantar assuntos importantes”, explica.
A escolha desses executivos, que nem sempre é consciente, acaba sendo proveitosa: pela manhã, o cérebro ainda está descansado e apto a desempenhar funções adequadamente. Com o passar do dia e das atividades que são exercidas, os recursos mentais se esgotam e o comportamento sofre alteração. “As primeiras horas do dia são bastante movimentadas no restaurante do hotel: cerca de 90% dos hóspedes tomam café da manhã e, desses, boa parte já inicia o dia com uma reunião, de forma mais descontraída”, acrescenta Aline. Segundo especialistas, reuniões feitas pela manhã levam a uma rápida e eficiente tomada de decisões. E quando combinadas a ambientes diversificados, potencializam os resultados.
O HOTEL
O Marriott São Paulo Airport foi o primeiro hotel de luxo a se instalar nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos e o primeiro franqueado da Marriott International na América Latina. O empreendimento da Rede de Hotéis Deville possui infraestrutura completa, com centro de convenções, restaurantes, quadra de tênis, academia e piscina. Para mais informações e reservas: (11) 2468 6999 ou http://www.marriott.com.br/hotels/travel/saoap-sao-paulo-airport-marriott-hotel/