Reuniões fora do escritório estimulam criatividade

Grande parte das empresas perde cerca de 25% ou mais tempo de trabalho com atividades de baixo valor. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Bain & Company, que também apontou a complexidade organizacional como um dos pontos que levam as empresas a terem esse desperdício, que, transformado em horas, equivaleria a 10 horas semanais perdidas por colaborador. Inverter esse quadro é um desafio no ambiente corporativo, mas não impossível.

As reuniões de negócio e alinhamento de tarefas, quando bem estruturadas, ajudam a gerar mais produtividade e motivação. Apesar das inovações tecnológicas, a interação face a face ainda é responsável por bons resultados, uma vez que estreita laços e permite decisões rápidas. Entretanto, para otimizar esse processo, algumas empresas têm optado pela realização de reuniões e brainstorms fora do escritório.

“Muitas reuniões são interrompidas por ligações, clientes, e-mails e outros fatores que acabam tirando o foco dos participantes. Ambientes mais descontraídos geram uma redução de estresse e mais dedicação ao assunto tratado. As pessoas se sentem mais à vontade para expressar suas opiniões”, comenta a gerente comercial do Marriott São Paulo Airport, Aline Rubbo. Ela adiciona que, nos últimos anos, o hotel viu um crescimento na procura por espaços para reuniões, com destaque para as realizadas ainda pela manhã. “Como recebemos muitos executivos em trânsito, eles otimizam sua estada no hotel e utilizam o horário do café da manhã para adiantar assuntos importantes”, explica.

A escolha desses executivos, que nem sempre é consciente, acaba sendo proveitosa: pela manhã, o cérebro ainda está descansado e apto a desempenhar funções adequadamente. Com o passar do dia e das atividades que são exercidas, os recursos mentais se esgotam e o comportamento sofre alteração. “As primeiras horas do dia são bastante movimentadas no restaurante do hotel: cerca de 90% dos hóspedes tomam café da manhã e, desses, boa parte já inicia o dia com uma reunião, de forma mais descontraída”, acrescenta Aline. Segundo especialistas, reuniões feitas pela manhã levam a uma rápida e eficiente tomada de decisões. E quando combinadas a ambientes diversificados, potencializam os resultados.

 

O HOTEL

O Marriott São Paulo Airport foi o primeiro hotel de luxo a se instalar nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos e o primeiro franqueado da Marriott International na América Latina. O empreendimento da Rede de Hotéis Deville possui infraestrutura completa, com centro de convenções, restaurantes, quadra de tênis, academia e piscina. Para mais informações e reservas: (11) 2468 6999 ou http://www.marriott.com.br/hotels/travel/saoap-sao-paulo-airport-marriott-hotel/

Destaque da Semana

ADVB/PR realiza rodada de networking com o MEX – Espaço para Mulheres Executivas

O Business Connect é aberto ao público e gratuito,...

Ilha do Mel inicia os preparativos para o Jazz Festival, em agosto

Evento promete transformar os cinco fins de semana do...

Tommy Richman lança clipe para hit “MILLION DOLLAR BABY”

Com um clima que une beats dos anos 2000,...

Jockey Plaza Shopping tem programação especial para comemorar o Dia dos Avós

De 22 a 26 de julho, a programação inclui...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor