Ideal do Bem

Paiva Netto

ย No dia 30 de janeiro, completam-se 71 anos do assassinato do lรญder pacifista indiano Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948). Num mundo marcado pela violรชncia, รฉ sempre bom recordar o exemplo vitorioso do Mahatma (โ€œgrande almaโ€) ao alcanรงar, por meio da filosofia da nรฃo violรชncia, a independรชncia da รndia.

Em 1891, Gandhi formou-se em Direito na Inglaterra e voltou ร  รndia, onde exerceu a profissรฃo. Dois anos depois, iniciou um movimento na รfrica do Sul โ€” ร quela altura colรดnia britรขnica โ€”, no qual objetivava lutar contra o racismo e pelos direitos dos hindus.

Em 1914, voltou a seu paรญs e difundiu seu movimento, cujo mรฉtodo principal era a resistรชncia passiva, pregando a nรฃo violรชncia como forma de luta. Em 1922, foi detido apรณs organizar uma greve contra o aumento de impostos, sendo condenado a seis anos de detenรงรฃo. Porรฉm, foi libertado em 1924. Em 1930, liderou a marcha para o mar, uma caminhada de 320 quilรดmetros para protestar contra os preรงos dos tributos britรขnicos e a proibiรงรฃo aos indianos de fabricar sal (…). Finalmente, em 1947, foi proclamada a independรชncia da รndia. Gandhi trabalhou tambรฉm para evitar o embate entre muรงulmanos e hindus, que estabeleceram um Estado separado, o Paquistรฃo, dividido em duas fraรงรตes, uma das quais, anos depois, se tornou Bangladesh. Acusado pela divisรฃo territorial da รndia, atraiu o รณdio dos nacionalistas hindus. Um deles o assassina a tiros no ano seguinte, quando Gandhi tinha 78 anos. Na รฉpoca, mais de um milhรฃo de indianos compareceram ao seu funeral.

 

Civilizaรงรฃo civilizada? Sรณ com diรกlogo!

Numa entrevista que concedi ร  jornalista portuguesa Ana Serra โ€” quando em lancei, em Portugal, a minha obra Reflexรตes da Alma (editora Pergaminho, 2008) โ€”, ย ressalto que Religiรฃo, Filosofia e Polรญtica nรฃo rimam com intolerรขncia. A Ciรชncia, idem. Observem a reflexรฃo de Voltaire (1694-1778): โ€œA tolerรขncia รฉ tรฃo necessรกria na polรญtica como na religiรฃo; sรณ o orgulho รฉ intoleranteโ€.

E outra coisa: jamais se deve pregar um Criador que apavore as criaturas, porรฉm que as deixe mais responsรกveis e fraternas.

Dias desses, li โ€” na obra Farmรกcia de Pensamentos, da pesquisadora Sonia de Aguiar, com a qual fui presenteado pelo veterano jornalista gaรบcho Luiz Carlos Lourenรงo โ€” a seguinte sentenรงa do dinรขmico cantor e compositor Gilberto Gil: โ€œA arte, a religiรฃo e a ciรชncia sรฃo maneiras diferentes para atingir os mesmos fins. Mas, no fundo, todas elas procuram respostas para as mesmas perguntasโ€.

Indagaรงรตes que apenas serรฃo elucidadas quando a Fraternidade Ecumรชnica se tornar o fundamento do diรกlogo religioso, polรญtico, filosรณfico e cientรญfico numa sociedade planetรกria que se arvora civilizada. Diante disso, cabe aqui esta palavra do velho Goethe (1749-1832): โ€œAquele que tem vontade firme molda o mundo ร  sua imagemโ€.

 

Josรฉ de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br โ€” www.boavontade.com

 

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