Desde que o presidente Jair Bolsonaro tomou posse, no inรญcio de 2019, o ensino domiciliar, tambรฉm conhecido como homescholling, รฉ um tema que tem causado bastante polรชmica entre pais e educadores. A prรกtica, considerada ilegal no fim de 2018 pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), รฉ uma das metas prioritรกrias para os cem primeiros dias do novo governo, abraรงada pelo Ministรฉrio da Mulher, da Famรญlia e dos Direitos Humanos, que, inclusive, jรก redigiu uma primeira versรฃo de medida provisรณria para regulamentar o ensino domiciliar no Brasil.
Segundo o Ministรฉrio, os detalhes da medida sรณ devem ser divulgados quando o texto, que pode sofrer alteraรงรตes no Congresso Nacional e na Casa Civil, for finalizado. Ainda assim, um de seus principais objetivos รฉ garantir aos pais o direito de decidir sobre a educaรงรฃo dos filhos. Se aprovada, a medida deve tirar da ilegalidade cerca de 7,5 mil famรญlias que, segundo a Associaรงรฃo Nacional de Educaรงรฃo Domiciliar (Aned), educavam os filhos em casa em 2018.
Em recente evento de atualizaรงรฃo e aperfeiรงoamento profissional para mais de mil professores do Ensino Fundamental e Ensino Mรฉdio de nove unidades do Colรฉgio Positivo, de Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR) e Joinville (SC), a pesquisadora em educaรงรฃo e professora do Departamento de Psicologia da Educaรงรฃo da Unesp Araraquara, Luciene Tognetta esclareceu algumas questรตes que envolvem a adoรงรฃo do homeschooling no Brasil. A especialista confirmou algumas premissas e desmentiu outras:
- O ensino domiciliar pode impactar negativamente a formaรงรฃo do senso crรญtico em crianรงas e adolescentes.Verdade. โUma crianรงa precisa de conflitos, que aparecem no contato com pensamentos divergentes. Na relaรงรฃo entre pais e filhos, dificilmente uma crianรงa diverge de seus pais, pois ela os enxerga como autoridade absoluta, o que farรก com que dificilmente haja a contraposiรงรฃo de ideias. Para que um pensamento cientรญfico se desenvolva, รฉ necessรกrio lidar com outros pontos de vista e uma crianรงa que nรฃo tenha a possibilidade de resolver conflitos com seus pares, de reconhecer situaรงรตes diferentes daquilo que ela acredita ser verdade, terรก um prejuรญzo no desenvolvimento do pensamento cientรญfico. Ou seja, no ensino domiciliar, para driblar esta situaรงรฃo, รฉ preciso que os pais tenham um preparo metodolรณgico maior, muito mais sofisticado, para que consigam dar conta de algo que a escola, pela prรณpria inserรงรฃo do aluno no grupo social e nas diferenรงas, daria.โ
- Os estudantes terรฃo menos oportunidades de convivรชncia com outras crianรงas de sua idade.Verdade. โSem o convรญvio escolar, as crianรงas podem atรฉ ter outros contatos, mas รฉ mais difรญcil de acontecer, pois estamos falando de uma geraรงรฃo de famรญlias que nรฃo sรฃo mais estendidas, que nรฃo possui, cotidianamente, contato com vizinhos, primos, com outras crianรงas, como havia nas geraรงรตes passadas. Outro problema, no caso da igreja, por exemplo, รฉ o de conviver apenas com pessoas que pensam do mesmo jeito. Sem o pensamento divergente, nรฃo hรก possibilidade de sair do prรณprio ponto de vista e ir para o ponto de vista do outro. A consequรชncia รฉ que, no futuro, teremos adultos com muita dificuldade de lidar com pontos de vista diferentes, visto que รฉ na escola que se dรก a possibilidade de ver novas visรตes de mundo, de se descentrar e de avaliar quais pontos de vista sรฃo melhores ou piores.โ
- Os pais nรฃo sรฃo capazes de passar todo o conteรบdo necessรกrio para os filhos.Mito. Ainda que haja alguma dificuldade, a educadora acredita que sim, os pais, independente da formaรงรฃo, com algum esforรงo, podem dar conta de ministrar as aulas aos filhos. Isso porque, atualmente, รฉ possรญvel encontrar as matรฉrias disponรญveis em diversos meios. Por outro lado, ter acesso ao conteรบdo รฉ diferente de mรฉtodo de ensino, o que pode, sim, fazer com que a crianรงa seja prejudicada. โUm mรฉdico, por exemplo, pode ser um รณtimo mรฉdico, mas nem sempre รฉ um bom professor de Medicina. Nรฃo รฉ ร toa que temos diversas pesquisas na รกrea de Educaรงรฃo que discutem mรฉtodos e didรกticas. ร muito difรญcil para os pais, de diversas formaรงรตes, darem conta do conteรบdo e da metodologia, e decidir qual รฉ a melhor forma da crianรงa aprender. Podemos ir por tentativa e erro? Podemos, mas, dessa forma, estamos negligenciando o que a ciรชncia jรก verificou e, consequentemente, negligenciando a melhor educaรงรฃo para o alunoโ, alerta a especialista.
- O conteรบdo em casa รฉ mais prรณximo da realidade da crianรงa.Verdade. Um dos grandes problemas da escola tradicional, atualmente, รฉ deixar de tornar o conteรบdo mais prรณximo da realidade do aluno, tornando, assim, o aprendizado mais efetivo. Nesse sentido, a educaรงรฃo domiciliar ganha pontos, sobretudo quando os pais conseguem aliar domรญnio de mรฉtodo e conteรบdo. Para a escola, a especialista alerta sobre a necessidade urgente de se investir na formaรงรฃo de professores, que devem ter uma abertura maior na maneira de ensinar. “Desta forma, evita-se soluรงรตes paliativas”, avalia.
- Ao optarem pelo homeschooling, os pais protegem os filhos de possรญveis situaรงรตes de bullying, ou mesmo de situaรงรตes constrangedoras que podem ocorrer na escola.Mito. โLevar a crianรงa para o ensino domiciliar para fugir dos problemas de bullying รฉ ineficaz, pois os pais precisam fortalecer os seus filhos. Uma das caracterรญsticas do bullying รฉ ter uma vรญtima frรกgil, entรฃo, na verdade, quando se precisa agir sobre o bullying, รฉ muito mais eficaz agir sobre o autor, espectadores e vรญtima. Se nรฃo fortalecer o filho que รฉ vรญtima de bullying, muito provavelmente ele serรก vรญtima de bullying em outras situaรงรตesโ, explica.
- O ensino domiciliar รฉ apontado como alternativa bem-sucedida de educaรงรฃo para crianรงas especiais, sobretudo autistas e superdotados.Mito. โA lei de inclusรฃo no Brasil nรฃo รฉ aleatรณria. Muito pelo contrรกrio, ela รฉ para o bem destas crianรงas. Sabemos que a escola, muitas vezes, nรฃo estรก preparada para receber estes alunos, mas quando os levamos para casa, estamos tolhendo a necessidade de polรญticas pรบblicas, ou mesmo de escolas particulares, de formar melhores professores, que saibam intervir para alรฉm dos conteรบdos escolares, que saibam transformar o grupo para receber a crianรงa. A lei que prevรช a inclusรฃo dessas crianรงas no contexto escolar รฉ para que elas se sintam como seus pares, que elas possam vivenciar essa experiรชncia de vida, de paridade, ter essa experiรชncia social. Portanto, quem priva seu filho disso, estรก negligenciando uma necessidade dele.โ
- Educar em casa รฉ mais barato.Impreciso. Pagar uma escola particular nos dias de hoje, realmente, nรฃo รฉ tarefa fรกcil. Alรฉm da mensalidade, hรก gastos com material, uniforme, lanches, e que variam muito de acordo com a cidade, ou atรฉ mesmo do bairro, em que a instituiรงรฃo estรก localizada. “Assim, nรฃo รฉ possรญvel afirmar que educar em casa seja mais caro ou mais barato do que uma escola privada, visto que isso tambรฉm depende do quanto os pais que educam em casa investem na compra de livros, entre outros itens”, ressalta Luciene.
- ร melhor ensinar em casa do que enfrentar os problemas comuns a muitas escolas pรบblicas, como falta de professores e estrutura.Mito. Tal ideia refuta a necessidade de se pensar de forma coletiva. โHรก muitas escolas pรบblicas que nรฃo tem professores. Porรฉm, usar esse argumento para dizer que o ensino domiciliar รฉ melhor รฉ refutar e nรฃo entender a necessidade de coletividade, a necessidade de lutar para ter uma escola de melhor qualidade. ร um pensamento muito individualistaโ, critica.
- Educaรงรฃo domiciliar รฉ sempre ruim.Mito. Muitos dos que defendem que lugar de crianรงa รฉ sempre na escola acreditam que o ensino domiciliar รฉ sempre ruim. Contudo, para Luciene, hรก perรญodos na vida nos quais essa suposiรงรฃo nรฃo se aplica. โAcredito ser bom manter a crianรงa atรฉ os trรชs anos em casa, pois ela estรก em um momento em que a formaรงรฃo da personalidade depende da constituiรงรฃo da autoridade, portanto, รฉ bom que tenha o carinho dos pais e dos familiares para construir uma identidade forte e a autoestima. No mais, รฉ melhor para que ela nรฃo se exponha a doenรงas, pois o organismo รฉ mais frรกgilโ, avalia.
- โSe deu certo nos Estados Unidos, darรก certo no Brasilโ.Mito. Vocรช jรก deve ter ouvido esta frase alguma vez na vida – e quando o assunto รฉ educaรงรฃo domiciliar, ela รฉ quase um mantra. Porรฉm, as situaรงรตes sรฃo bem diferentes, visto que o Brasil ainda nรฃo conta com uma regulaรงรฃo deste tipo de ensino, nem meios para garantir que ele seja de qualidade, ou mesmo de que a crianรงa estรก realmente estudando e nรฃo trabalhando, por exemplo. โNos EUA hรก supervisรฃo, regulaรงรฃo. A lei que garante o direito da famรญlia de educar em casa tambรฉm prevรช um acompanhamento rigoroso para garantir o direito da crianรงa em receber uma boa educaรงรฃo. Nesse sentido, hรก tambรฉm uma preparaรงรฃo melhor dos pais, que sabem que hรก uma regulaรงรฃoโ, finaliza a pesquisadora Luciene Tognetta.
Sobre o Colรฉgio Positivo
O Colรฉgio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o paรญs e ao exterior. O Colรฉgio Positivo Jรบnior, o Colรฉgio Positivo โ Jardim Ambiental, o Colรฉgio Positivo โ ย รngelo Sampaio, o Colรฉgio Positivo Hauer e o Colรฉgio Positivo Internacional atendem alunos da Educaรงรฃo Infantil ao Ensino Mรฉdio, sempre combinando tecnologia aplicada ร educaรงรฃo, material didรกtico atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadรฃos conscientes e solidรกrios. Os alunos tรชm ร sua disposiรงรฃo atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Lรญngua Inglesa diferenciadas, alรฉm de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colรฉgio Positivo Joinville, em Santa Catarina, em 2017, a unidade do Colรฉgio Positivo โ Santa Maria, em Londrina (PR) e, em 2018, duas unidades em Ponta Grossa (PR), Colรฉgio Girassol e Colรฉgio Positivo Master.