Por Rodolfo Helmbrecht, gerente de prรฉ-vendas e desenvolvimento de novos negรณcios da DB1 Global Software
Imagine o seguinte: ร vรฉspera de natal, e vocรช ainda precisa fazer a compra do supermercado para a ceia. Chegando lรก, parece que todos tambรฉm deixaram para a vรฉspera.
Vocรช pega produtos, chega no caixa, a fila estรก grande! Opa, esqueceu o pacote de pรฃo, volta para buscarโฆ volta para a fila. Resultado: trรชs horas nas compras.
Ou entรฃo, em qualquer dia comum, vocรช chega em sua casa, abre a geladeira e nรฃo tem nada. Estรก tarde, mas precisa ir ร s compras. Sรฃo situaรงรตes como essas que enfrentamos no nosso dia a dia, e nos fazem pensar: โComo eu queria resolver isso com um clique!โ
A internet estรก, aos poucos, tornando possรญvel que tudo ao nosso redor possa ser feito por meio de uma tela. E isso significa novas oportunidades de negรณcio para os sellers.
O crescimento da categoria Alimentos e Bebidas
O e-commerce vem conquistando esse espaรงo, por trazer uma experiรชncia diferenciada e uma compra mais personalizada e rรกpida.
Grandes redes varejistas como Pรฃo de Aรงรบcar, Sonda e Walmart, alรฉm dos segmentos de food service, no qual os pioneiros foram Mc Donaldโs e o Habibโs, iniciaram esse novo modelo de negรณcios: a venda online de alimentos.
Vocรช deve estar se perguntando: โMas as pessoas realmente jรก compram comida em marketplaces?โ. A resposta mais honesta รฉ: Hoje, nรฃo tantas. Amanhรฃ, muitas.
Prova disso รฉ a pesquisa realizada pela Kantar Retail, empresa de consultoria internacional de varejo. Os resultados apontam que atรฉ 2025 as compras online no segmento de varejo alimentar representarรฃo 3% do volume total de vendas no Brasil.
Pois รฉ, 3% pode nรฃo parecer um nรบmero tรฃo expressivo sem uma base comparativa. Para ajudar, basta lembrar que os eletrรดnicos representaram 3,8% do volume de vendas no Brasil em 2018 (segundo o 38ยบ Webshoppers).
Agora some esse fato com o crescimento estimado de 30% a 40% ao ano para as conversรตes.
Os produtos queridinhos de quem compra Alimentos e Bebidas
A Kantar Worldplane tambรฉm revelou os tipos de produtos mais procurados. Essa รฉ uma รณtima referรชncia para comeรงar a planejar suas vendas.
- Produtos frescos โ 0,6%
- Bebidas โ 0,4%
- Alimentos โ 1,1%
- Lรกcteos โ 1,1%
- Alimento para cรฃes/gatos โ 2,4%
- Limpeza โ 9,2%
- Cuidados pessoais โ 62,3%
- Outros: 22,9%
โUรฉ, limpeza?โ. Sim, a pesquisa contou as categorias relacionadas a ideia de supermercado como um todo. Afinal, quem jรก estรก interessado em fazer a compra do mรชs online considera a lista de compras para a casa inteira. Mais uma boa oportunidade de entender o consumidor e aumentar sua cesta de produtos!
Com o mercado cada vez mais desafiador, trazer os produtos alimentรญcios para o seu e-commerce รฉ uma tendรชncia que manterรก seu negรณcio mais competitivo, com diferenciais diante dos seus concorrentes, alรฉm de garantir um crescimento acima da mรฉdia nesse setor.
Dicas para planejar as vendas de alimentos
Boa notรญcia para vocรช que estรก ansioso para comeรงar suas vendas: os marketplaces estรฃo a todo vapor nessa nova tendรชncia!
- A B2W, em especial, estรก tรฃo animada para anunciar esse segmento, que preparou suas prรณprias dicas para ter sucesso vendendo alimentos nos marketplaces. Reunimos essas dicas para vocรช, olha sรณ:
- Armazenamento: adeque o local de armazenamento dos seus produtos, mantenha os locais bem higienizados, arejados e com temperatura ideal. O local conservarรก bem os produtos para manter a qualidade aos seus clientes.
- Entrega: dependendo do tipo de produto e do quรฃo perecรญvel ele รฉ, serรก importante restringir a entrega por regiรตes, devido ao perรญodo desse processo. Tambรฉm รฉ relevante contar com serviรงos de transporte de qualidade como transportadores e Correios, que pode ofertar serviรงos especiais para quem trabalha com e-commerces.
- Rapidez: desde produtos perecรญveis ou nรฃo, os alimentos precisam ser entregues rapidamente ao cliente. ร relevante ter um modelo de entrega rรกpida ao consumidor, pois a agilidade รฉ um grande diferencial para o perfil de quem compra online.
- Marketplaces: invista em comercializar seus produtos em marketplaces, disponibilizando em diversos canais, lembre-se que รฉ importante salientar bem as informaรงรตes do seu produto, ressaltar todas suas caracterรญsticas, estabelecendo uma relaรงรฃo de confianรงa com seus clientes.
5 motivos para migrar para esse mercado agora mesmo
Marco Zolet, CEO e fundador do Supermercado Now, trouxe motivos para vocรช pegar as dicas acima e colocar a mรฃo na massa:
- Aumento da รกrea de influรชncia da loja
- Economia em investimentos em estruturas adicionais, como por exemplo Centros de Distribuiรงรฃo
- Reduรงรฃo de custos de distribuiรงรฃo, pela proximidade do consumidor
- Aumento do ticket mรฉdio
- Alta presenรงa de itens frescos, como frutas, legumes e verduras na lista de compras
Os melhores marketplaces para vender Alimentos e Bebidas
No Brasil, jรก existem marketplaces que adotaram a venda dos produtos alimentรญcios e trouxeram essa categoria para os consumidores.
A B2W, como jรก mencionada neste artigo, estรก se preparando para anunciar a categoria. Outros gigantes que jรก estรฃo abocanhando o mercado sรฃo: Mercado Livre e Walmart. Grandes grupos varejistas, como GPA e Dia Group, jรก vendem esse tipo de produto em marketplaces. ร mais um exemplo da ascensรฃo deste segmento no comรฉrcio digital.
Todos os dias, novos marketplaces oficializam a categoria. Acompanhe a lista do marketplace do seu interesse, pois a qualquer momento โAlimentos e Bebidasโ poderรก ser um destaque, como fez a Magazine Luiza. O Walmart, por exemplo, disponibiliza o sabor como filtro de busca na categoria
Conclusรฃo
Tendo em mente as necessidades da pessoa que compra alimentos da forma tradicional, vocรช serรก capaz de se destacar e conquistar clientes fiรฉis. Se a recompra รฉ sempre um sonho do seller, รก pensou em algo que dรก mais vontade de repetir do que comida?
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Sobre o autor:
Rodolfo Helmbrecht รฉ Gerente de Prรฉ-Vendas e desenvolvimento de novos negรณcios da DB1 Global Software.
Rodolfo ingressou na empresa em 2015 e atuou como Assistente Comercial e Coordenador de Canais e Parcerias do ANYMARKET.
Atualmente รฉ responsรกvel por escalar as vendas do grupo DB1 implantando a metodologia de Sales Marketing nas unidades e gerenciando as equipes de prรฉ-vendas.
Rodolfo estuda Administraรงรฃo de Empresas na Pontifรญcia Universidade Catรณlica โ PUC.