Clima de otimismo eleva a intenção de consumo como não acontecia desde 2015
O indicador de intenção de consumo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra reação positiva na intenção de consumo do mês de fevereiro.
Os paranaenses estão mais animados para as compras, motivados pelo clima de otimismo e pela retomada econômica que vem se consolidando nos últimos meses. O índice da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) reage diretamente a esses estímulos, e chegou a 114,9 pontos em fevereiro, pontuação não alcançada desde março de 2015.
O crescimento foi de 4% de um mês para o outro e de 6% comparado a fevereiro de 2018. Fatores como a perspectiva de consumo, nível de consumo atual, momento para compra de duráveis e acesso a crédito impulsionaram a alta da ICF em fevereiro na comparação com o ano anterior.
Fev/19 | Paraná | Variação Mensal | Variação Anual | Nacional | Variação Mensal | Variação Anual |
(Em Pontos) | % | % | (Em Pontos) | % | % | |
Emprego Atual | 127,4 | 3,2 | 2,5 | 120,9 | 2,5 | 7,6 |
Perspectiva Profissional | 86,6 | 4,5 | -16,8 | 113,8 | 1,2 | 8,3 |
Renda Atual | 158,3 | 5,3 | 0,5 | 111,6 | 2,8 | 11,8 |
Acesso ao crédito | 96,4 | -0,2 | 7,5 | 89,4 | 3,0 | 13,1 |
Nível de Consumo Atual | 96,3 | 4,9 | 18,1 | 76,5 | 2,6 | 22,0 |
Perspectiva de Consumo | 119,7 | 5,1 | 19,8 | 102,0 | 3,4 | 20,0 |
Momento para Duráveis | 119,6 | 4,8 | 9,1 | 75,3 | 4,4 | 14,4 |
Índice | 114,9 | 4,0 | 6,0 | 98,5 | 2,7 | 13,1 |
A ICF nacional está em 98,5 pontos, abaixo dos 100 pontos exigidos para que o índice seja considerado positivo. Os quesitos emprego atual (120,9), perspectiva profissional (113,8) e renda atual (111,6) foram todos positivos, mas ainda não suficientes para deixar o indicador geral da ICF acima da zona de indiferença. A perspectiva de consumo também passou dos 100 pontos, atingindo 102 pontos. Os demais indicadores nacionais foram negativos.
Comparativo por renda
Nas classes com renda superior a dez salários mínimos, a ICF reagiu positivamente, com alta de 7,6%. Nesta faixa de renda, o nível de consumo atual chegou a crescer 11,5% e a pontuação da perspectiva profissional foi 16% maior que no mês anterior. Momento para compra de bens duráveis foi o indicador de maior evidência positiva para os consumidores de maior renda ante o mês de janeiro (22,2%). Por outro lado, os consumidores das classes A e B acreditam que o poder de crédito esteja mais restrito em fevereiro, percentual que baixou 4,8%.
Nas classes com renda de até dez salários mínimos a ICF cresceu 3,2%. A perspectiva de consumo subiu 6,3% e foi o maior componente do grupo. A questão da renda atual, em que o consumidor se visualiza com maior ganho financeiro que em 2018, cresceu 4,4%.
Emprego atual e perspectiva no emprego também foram indicadores que reagiram positivamente nas famílias de menor renda.
<karla@pr.senac.br>