*Por Patricia Cotti
A convergรชncia do varejo fรญsico e do digital รฉ, hรก muito, debatida frente as inovaรงรตes existentes e mudanรงas dos hรกbitos de consumo para o que se denomina comportamento cross-channel, integrativo de canais.
A novidade quanto a este tema, entretanto, estรก nas inovaรงรตes que vem sendo utilizadas para facilitar esta integraรงรฃo do consumidor, congregador de elementos visuais on-line e fรญsicos, em um รบnico espaรงo. Tente imaginar o mundo fรญsico das lojas com a aplicaรงรฃo das tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). A diferenรงa entre as duas nรฃo รฉ sรณ semรขntica, mas de interaรงรฃo. Enquanto a VR cria um mundo totalmente novo, a sua sucessora, a AR, introduz no mundo existente projeรงรตes, e faz com que elas simplesmente apareรงam em seu caminho, possibilitando assim uma sรฉrie de integraรงรตes.
Pense circular com um par de รณculos โtransparenteโ em um espaรงo jรก mobiliado, em que as decoraรงรตes sejam mutรกveis de acordo com as preferรชncias individuais de cada usuรกrio. Depois, imagine poder interagir com estes objetos virtuais em 3D em seu prรณprio ambiente.
Esta รฉ a ideia por detrรกs da realidade aumentada, e suas aplicaรงรตes ao varejo jรก comeรงam a aparecer de maneira imersiva, tanto no universo on-line como no mundo fรญsico. No digital, a projeรงรฃo pode se dar em sua prรณpria sala, pelos itens disponรญveis via site. Em loja, toda uma experiรชncia se abre, com animaรงรตes, objetos, produtos, ou qualquer outro formato de exposiรงรฃo e comunicaรงรฃo.
A criatividade รฉ o limite para a criaรงรฃo de experiรชncias รบnicas. Quando vocรช coloca seus โรณculosโ, vocรช mergulha em um novo mundo (via VR) ou vรช coisas surgirem diante de seus olhos (via AR).
*Patricia Cotti รฉ diretora executiva do IBEVAR โ Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo