Por Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil
Com a ascensรฃo de novas formas de publicidade e vendas, as organizaรงรตes de marketing precisam mais do que nunca buscar novas formas para entender e lidar com as informaรงรตes e dados deixados pelos consumidores. A razรฃo para isso รฉ รณbvia: os clientes estรฃo com o poder de escolha nas mรฃos e eles nem sempre sรฃo muito leais ร s marcas.
ร medida que os recursos e ferramentas digitais se tornam mais presentes, gerenciar as informaรงรตes e antever as necessidades do pรบblico se torna mais complexo para as companhias. Por isso, para acompanhar os clientes, as empresas devem observar o surgimento de uma nova realidade cuja abordagem tem exigido cada vez mais uma postura orientada por dados.
Para criar uma equipe alinhada a essa nova perspectiva, no entanto, รฉ fundamental ter atenรงรฃo e investir em inovaรงรฃo, agregando conhecimento e soluรงรตes que elevem a inteligรชncia interna das companhias a partir de anรกlise e gestรฃo assertiva. Para obter sucesso, รฉ indicado seguir os seguintes passos:
1.ย ย ย Eduque sua equipe – O marketing orientado por dados nรฃo deve ser uma visรฃo aberta exclusivamente aos profissionais de ciรชncia de dados. Pelo contrรกrio: todos os colaboradores devem ter uma compreensรฃo do significado do marketing orientado por dados e por que esse foco em insights e informaรงรตes รฉ tรฃo importante. Compartilhar essa ideia รฉ essencial para garantir que todos estejam trabalhando na mesma direรงรฃo. Sendo assim, as organizaรงรตes sรฃo aconselhadas a identificar quais sรฃo as habilidades a serem desenvolvidas com prioridade e a oferecer educaรงรฃo apropriada, se necessรกrio. Como dica adicional, recomenda-se aproveitar o conhecimento dos especialistas jรก presentes na equipe para compartilhar os ensinamentos para os demais colaboradores.
2. Quebre as barreiras entre marketing e TI – Dentro das organizaรงรตes de marketing, รฉ comum encontrar perfis profissionais muito diferentes, com analistas de marketing, especialistas em marketing on-line, especialistas em experiรชncia do usuรกrio, designers e coordenadores de projetos, entre outros. Nesse sentido, focar mais em dados (e nรฃo exclusivamente na criaรงรฃo de conteรบdo) pode ser uma mudanรงa cultural abrupta para muitos membros da equipe de marketing.
Por isso, para tornar a criaรงรฃo de conteรบdo mais orientada por dados, as companhias devem fornecer feedbacks sobre a performance de seus profissionais. Outro ponto essencial รฉ que o departamento de inteligรชncia de mercado forneรงa de antemรฃo todas as tendรชncias de mercado jรก a partir de dados e demandas do cliente. Alรฉm disso, รฉ importante que os executivos de marketing (CMO – Chiefs Marketing Officers) tenham uma estreita cooperaรงรฃo com os departamentos de tecnologia para criar canais de geraรงรฃo, anรกlise, monitoramento e uso inteligente de dados. A รกrea de marketing deve criar estruturas que gerem informaรงรตes confiรกveis e, ao mesmo tempo, promover a transformaรงรฃo digital de suas empresas com uso de dados estratรฉgicos.
3. Configure os indicadores de desempenho com base na jornada do cliente – Os indicadores de desempenho (KPIs) das aรงรตes de marketing devem ser definidos de acordo com os objetivos de negรณcios das companhias. Para o marketing orientado a dados, porรฉm, รฉ necessรกrio que os KPIs reflitam, tambรฉm, a jornada do cliente e os canais de relacionamento com consumidores. Com base no mapa de jornada do cliente, as companhias poderรฃo definir KPIs detalhados para cada รกrea de contato entre a marca e seus pรบblicos, construindo uma visรฃo de 360แดผ sobre seus clientes. Os dados, nesse sentido, sรฃo as pegadas digitais deixadas pelos consumidores. Ao seguir essa trilha digital, os departamentos e organizaรงรตes de marketing estarรฃo, enfim, orientando-se por informaรงรตes.
4. Empregue as ferramentas certas – O valor real do marketing orientado a dados surge quando as informaรงรตes dos clientes podem ser relacionadas, fornecendo ร s empresas insights corretos e confiรกveis. Nesse sentido, adotar um software de gerenciamento de dados que permita distribuir e verificar a qualidade das informaรงรตes de seus clientes, agrupando e organizando as informaรงรตes entre diversos domรญnios e plataformas, รฉ um caminho essencial para que as organizaรงรตes consigam analisar grandes quantidades de dados e de possรญveis clientes com qualidade e dinamismo. Contar com uma soluรงรฃo com fontes de informaรงรตes oportunas e confiรกveis permitirรก que a equipe de marketing tenha uma visรฃo รบnica do panorama geral, de forma estratรฉgica.
5. Torne o gerenciamento de dados atraente e equilibrado โ Ter รกreas de marketing orientadas a dados estรก se tornando um mantra. Porรฉm, para criar equipes bem-sucedidas nessa tarefa, as empresas devem entender como trabalhar e interpretar os dados. Explorar o valor comercial das informaรงรตes requer a adoรงรฃo de tecnologias capazes de otimizar a estrutura digital. O objetivo, afinal, รฉ usar dados como base do trabalho, desde o planejamento de anรบncios atรฉ a definiรงรฃo de produtos para serem disponibilizados nos estoques das lojas. Analisar, utilizar e transformar os dados em campanhas eficazes e mensurรกveis โโรฉ um trabalho criativo que sรณ pode ser feito com a ajuda de ferramentas de Gestรฃo de Dados Mestres Multidomรญnio (MDM).