Rodrigo Cunha Ribas
Apesar de ser um dos problemas mais comuns no cotidiano dos brasileiros, ainda pairam muitas dรบvidas sobre como agir no caso de um carro novo recรฉm-adquirido apresentar um ou mais defeitos. Isso acontece porque, na maior parte dos assuntos envolvendo o direito, hรก uma sรฉrie de mitos, conselhos que simplesmente nรฃo procedem, que nรฃo teriam sucesso em casos reais. Por isso, รฉ necessรกrio que vocรช conheรงa quais sรฃo, de fato, os seus direitos, bem como o que fazer do ponto de vista prรกtico.
Primeiro รฉ necessรกrio esclarecer que vocรช precisa dar ao fabricante ou ร concessionรกria a chance de consertar o defeito. Aqui sugiro que vocรช seja precavido e peรงa a quem lhe atender um documento indicando que deixou o veรญculo para conserto, para se ter uma prova da data exata em que isso foi feito, o que impacta diretamente no passo seguinte.
Se o defeito nรฃo for reparado no prazo mรกximo de 30 dias, abrem-se duas opรงรตes principais, que sรฃo a troca do carro por outro similar ou o desfazimento do negรณcio, com a devoluรงรฃo do veรญculo e do que foi pago (artigo 18, ยง 1ยบ, I e II, do Cรณdigo de Defesa do Consumidor).
Para fazer valer esses direitos, รฉ importante vocรช notificar o fabricante, a concessionรกria e a instituiรงรฃo financeira (se houver financiamento) sobre qual das duas opรงรตes serรก a escolhida e para que adotem as medidas internas necessรกrias para a sua decisรฃo ser respeitada.
Pode ocorrer de os fornecedores nรฃo responderem a sua notificaรงรฃo ou respondรช-la (contranotificaรงรฃo) afirmando que nรฃo trocarรฃo o carro ou que o negรณcio nรฃo serรก desfeito. Nesse caso, vocรช poderรก ir ao Procon e fazer uma reclamaรงรฃo administrativa, que serรก seguida do agendamento de uma audiรชncia, na qual as partes poderรฃo chegar a um acordo.
Nรฃo havendo acordo com os fornecedores, serรก o momento de contratar um advogado experiente na prรกtica do direito do consumidor, para โentrar comโ uma aรงรฃo judicial, pedindo a rescisรฃo do contrato, a devoluรงรฃo do valor que foi pago, o cancelamento de todas as cobranรงas futuras (no caso de financiamento) e indenizaรงรฃo por danos morais, se for esse o caso.
Esclareรงo que as duas primeiras vias (notificaรงรฃo prรฉvia e reclamaรงรฃo perante o Procon) nรฃo sรฃo obrigatรณrias. Ou seja, vocรช pode utilizar a via judicial diretamente. Contudo, aquelas opรงรตes podem ser exercidas sem custo e nรฃo dependem de advogado para tanto, o que as torna interessantes, sendo uma boa estratรฉgia recorrer a um processo judicial apenas em รบltimo caso.
Os passos que expliquei acima sรฃo aplicรกveis ร maioria dos casos, e foi o que nos garantiu sucesso na nossa atuaรงรฃo em problemas similares, mas hรก situaรงรตes peculiares, que podem precisar de um roteiro diferenciado.
No mais, as vias sugeridas da notificaรงรฃo prรฉvia e da reclamaรงรฃo perante o Procon nรฃo sรฃo obrigatรณrias. Ou seja, vocรช pode utilizar a via judicial diretamente. Sugiro primeiro seguir aquelas opรงรตes por terem custo รญnfimo e nรฃo dependerem de advogado para serem acionadas
Para concluir, enfatizo trรชs pontos: 1) leve o veรญculo para conserto o mais rรกpido possรญvel, pois o prazo mรกximo para fazer isso รฉ de 90 dias, segundo o artigo 26, II, do Cรณdigo de Defesa do Consumidor; 2) se tomou conhecimento do problema por meio do anรบncio de umย recall, o roteiro sugerido acima รฉ o mesmo; 3) documente tudo o que acontecer na tratativa do problema, por e-mails, recibos, fotos, dentre outras opรงรตes.
Rodrigo Cunha Ribas รฉ advogado atuante no direito do consumidor e sรณcio do Cunha Ribas Advocacia.