Mensageiro inteligente Pigeon tem capacidade de interação com qualquer área de atuação e software do mercado
A utilização de chatbots, programas de computador que simulam um ser humano na conversação com pessoas, é uma tendência da automação de marketing em franca expansão e, de acordo com pesquisa do Mobile Time – site de notícias voltado às novidades da indústria móvel -, em 2018 houve um incremento de 27% no número de empresas desenvolvedoras de bots no Brasil.
Participaram da pesquisa empresas distribuídas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas.
Um exemplo dessa expansão é o sistema desenvolvido pela empresa paranaense de tecnologia SYM, um mensageiro Inteligente, que trabalha interligado com o WhatsApp, com capacidade de interação com qualquer área de atuação e software do mercado. Com o sistema, é possível fazer agendamentos automáticos, pesquisa de satisfação, distribuição de panfletos e folders digitais, recebimento e armazenamento de arquivos, nos mais variados formatos, inclusive áudios e vídeos.
“O sistema é capaz de perguntar, interpretar as respostas, receber e enviar textos e arquivos de vários tipos, e até inserir no meio do chat, um atendente humano”, explica Júlio dos Reis, diretor e sócio da SYM – Software Your Mode, empresa paranaense focada em desenvolvimento de softwares inovadores e desenvolvedora do Pigeon.
Para ele, o aumento da demanda reforça que as empresas estão buscando por aperfeiçoamento e agilidade no atendimento aos clientes.
“Além de ganharem agilidade no atendimento, as empresas e profissionais liberais conseguem otimizar o tempo para qualificar a entrega de produtos e buscar melhorias nos serviços”, lembra Júlio.
Além do aumento na quantidade de usuários, a pesquisa da Mobile Time mediu o tráfego de mensagens enviadas pelos bots das 66 empresas analisadas durante o período de um ano.
Nesse período, a quantidade de mensagens trocadas com chatbots teve um aumento de 60% – passou de 500 milhões em 2017 para 800 milhões em 2018.
No caso do Pigeon, diariamente, mais de 5 mil usuários utilizam as soluções criadas pelos engenheiros de inovação da SYM.
“O chatbot do Pigeon, mensageiro inteligente adaptado ao que funciona na plataforma do WhatsApp, é capaz de se adaptar aos diferentes mercados e públicos.
E é possível implantá-lo nos setores de educação, saúde, atendimento, varejo, marketing, pets, promoções e qualquer outro segmento de forma muito simples e eficaz”, detalha Luciano Reis, também responsável pelo projeto do Pigeon.
Saiba mais sobre a SYM e o Pigeon no https://www.portalsym.com/