Tecnologia e escola: o futuro de nossos alunos

Celso Hartmann*

Muito se fala sobre os perigos de se permitir que crianรงas comecem a utilizar smartphones, tablets e outros gadgets cada vez mais cedo. ร‰ inegรกvel que essa introduรงรฃo ao mundo digital deve ser feita com bom senso, moderaรงรฃo e acompanhamento rigoroso dos pais. Mas รฉ igualmente importante que a tecnologia nรฃo seja colocada como antagonista no processo de criaรงรฃo dos filhos, principalmente porque o uso da tecnologia como ferramenta pedagรณgica รฉ uma realidade cada vez mais presente na educaรงรฃo moderna. O mundo de hoje nรฃo รฉ mais o mesmo de quando รฉramos alunos. Quem tem uma crianรงa em casa sabe que ela parece jรก ter nascido sabendo como usar um dispositivo mรณvel conectado ร  internet. ย Para eles, usar a tecnologia รฉ quase uma evoluรงรฃo darwiniana. E รฉ exatamente por isso, por terem consciรชncia desde cedo que podem carregar um mundo de conhecimento na palma da mรฃo, que esse novo aluno nรฃo vai encontrar sentido nenhum em decorar as razรตes trigonomรฉtricas ou os teoremas da vida.

Portanto, quando o assunto รฉ educaรงรฃo, jรก nรฃo devemos mais perder tempo discutindo se crianรงas e jovens devem ou nรฃo usar celulares, tablets, softwares, games ou apps nos processos de aprendizagem. A questรฃo principal รฉ observar quais sรฃo as estratรฉgias de ensino das escolas para que todos esses recursos sejam inseridos e potencializados com o objetivo de se adquirir conteรบdo e conhecimento. Muitas escolas jรก evoluรญram e aprimoraram sua maneira de ensinar para se adaptar ao novos tempos, atendendo ร  demanda da sociedade e da nova geraรงรฃo de alunos e professores. Mas รฉ importante avaliar de que forma a tecnologia estรก de fato integrada ร  proposta pedagรณgica e a qualidade que a instituiรงรฃo de ensino busca para garantir o aprendizado e os benefรญcios efetivos. Hรก muito a se explorar para oferecer o melhor a esses nativos digitais. E para aqueles pais que ainda estranham ouvir os filhos falarem em uso de celular, tablet e games enquanto estรฃo aprendendo, saibam que sรฃo essas ferramentas que permitem a eles compartilharem, comentarem, questionarem, criarem e nรฃo mais decorarem, fazendo com que estabeleรงam uma nova relaรงรฃo com o conhecimento.

Tantos recursos acabaram empoderando essa geraรงรฃo, que possui uma nova modelagem cerebral. A escola que nรฃo oferece aos seus alunos a chance de aprender segundo essa nova realidade, certamente terรก cada vez mais dificuldade de engajar e motivar o estudante. Antigamente, bastava o aluno saber o suficiente para tirar uma boa nota e passar para o prรณximo ano. Hoje, o estudante da era digital quer mais – e nรฃo รฉ mais possรญvel, e nem correto, frear esse รญmpeto. Privรก-lo de ter acesso ร s novas tecnologias enquanto aprende รฉ inimaginรกvel. As escolas tรชm o desafio urgente de romper com os modelos tradicionais de ensino e guiar os estudantes nesse caminho. As novas ferramentas devem permitir que o conhecimento esteja nas mรฃos do aluno onde quer que ele esteja. E que a interaรงรฃo entre estudante, conhecimento e o restante do mundo seja total. Daqui para frente, o mercado de trabalho serรก, cada vez mais, dominado pela inteligรชncia artificial. Quando analisamos, com uma visรฃo mais ampliada, o que a sociedade e o mercado esperam dos futuros profissionais, vemos que estamos apenas no comeรงo de uma revoluรงรฃo que vai transformar a maneira como nossos filhos e netos vรฃo aprender daqui para a frente. Temos a responsabilidade de ajudar nossas crianรงas e jovens a se prepararem para esse futuro. E precisamos estabelecer desde jรก que, para dar conta dessa missรฃo, precisamos de uma nova escola.

*Celso Hartmann, diretor-geral do Colรฉgio Positivo.

Destaque da Semana

Jovens acima dos 18 anos podem fazer curso gratuito de ciberseguranรงa

O Santander Universidades inaugura a segunda ediรงรฃo do Santander...

HNSG inaugura novo espaรงo cirรบrgico com tecnologia avanรงada

O Hospital Nossa Senhora das Graรงas (HNSG), de Curitiba,...

Premiada Sรฉrie “O Lugar Antes de Mim” apresenta a Megafauna extinta em novo episรณdio

Mรฉdia-metragem investiga a megafauna da Amรฉrica do Sul, sua...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor